O livro "De Maricota a Abreu e Lima, a História da Cidade de Abreu e Lima/PE", do historiador Flávio Alves L de Souza, foi l.."> O livro "De Maricota a Abreu e Lima, a História da Cidade de Abreu e Lima/PE", do historiador Flávio Alves L de Souza, foi l.."> Condepe/Fidem lança livro sobre história de Abreu e Lima - Algomais
Condepe/Fidem lança livro sobre história de Abreu e Lima

Condepe/Fidem lança livro sobre história de Abreu e Lima

Publicado em 30/10/2019 por Revista algomais às 17:33

O livro “De Maricota a Abreu e Lima, a História da Cidade de Abreu e Lima/PE”, do historiador Flávio Alves L de Souza, foi lançado hoje. O volume é o 42º da Coleção Biblioteca Pernambucana de História Municipal – CEHM, pertencente à Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem. A ação foi possível devido a um convênio com  a Companhia Editora de  Pernambuco – Cepe. Esta é a primeira edição do livro que conta a história inédita do município.

A presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, disse que a publicação da história de Abreu e Lima dá subsídios para que os pesquisadores e estudiosos possam estudar as origens deste aglomerado urbano, com as formações de seu povo. “Com a preservação de seu passado, os munícipes podem encontrar e entender a sua história”, ressalta a gestora.

A edição tem oito capítulos distribuídos em 131 páginas, que contém como ilustrações algumas fotos antigas e também aéreas de Abreu e Lima, além da letra do Hino Municipal. É o primeiro livro historiográfico sobre os primórdios da ocupação até os primeiros anos após a emancipação da região do entorno do município, hoje um dos mais importantes da Região Metropolitana do Recife – RMR.

O autor conta os detalhes sobre a história de formação de Abreu e Lima,  desde a chegada de Duarte Coelho à Capitania de Pernambuco e a doação das terras de Jaguaribe a Vasco Lucena, a terra de Maricota, como era antes,  foi o palco para a primeira batalha da Revolução Praieira e também do primeiro comício pelas Diretas Já em todo o país.  O volume registra para a historiografia dos municípios pernambucanos é o registro de como se deu o processo de emancipação política do distrito que sonhava virar cidade, quem foram os protagonistas e quais foram os fatores sociais, políticos e econômicos que a influenciaram.

O livro traz algumas histórias como a de Henry Koster, o inglês que morou em Abreu e Lima, e de grandes lideres religiosos cuja influência extravasou as paredes da religião como a do Pastor Isaac Martins e Torres Galvão.  Flávio Alves é bacharel em Teologia pela Faculdade El Shaday de Teologia Evangélica – Fetev/ do Paraná e licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Já o CEHM conta com um programa editorial, que edita os livros dos historiadores nativos do interior, que são associados do centro. O objetivo de promover o resgate da memória municipal, estimulando a preservação da memória local, a conservação do rico acervo documental dos municípios e o registro de fatos e informações acerca da história das cidades pernambucanas.

(Da Condepe/Fidem)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »