Devotos em cartaz no MAMAM

Devotos em cartaz no MAMAM

Publicado em 09/05/2018 por Revista algomais às 12:47
Divulgação

Num exercício de se fazer pouso para todas as linguagens por meio das quais a arte pode se expressar, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM, equipamento da Prefeitura do Recife, recebe, a partir de hoje (9), a exposição A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos. A mostra conta, por meio de backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos, a história da Devotos, uma das bandas mais eloquentes de Pernambuco, nascida do Alto José do Pinho para a posteridade do punk nacional.

Quem assina a curadoria da mostra é o mesmo artista que assina os trabalhos expostos, que vem a ser também o músico no comando da guitarra da Devotos: Neilton. A exposição é uma realização de Neilton e do Grão Coletivo, e conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco.

A exposição ocupa quatro salas em dois andares do museu. Na primeira sala, o público vai encontrar três aquarelas, que serviram de base para o projeto gráfico do primeiro disco da banda, o Agora tá valendo (1997); seis telas em tinta acrílica resultantes do trabalho desenvolvido para o CD também intitulado Devotos (2000); e mais quatro aquarelas, um quadro bico de pena e um carvão sobre papel, que integraram o projeto gráfico do disco Hora da Batalha (2003). Estão ainda expostos o corpo da primeira guitarra comprada por Neilton, o primeiro instrumento que ele montou e o primeiro baixo de Cannibal.

Na segunda sala do primeiro andar, estão expostos três backdrops pintados por Neilton, usados como fundo de palco em apresentações do grupo, com projeções de Gabriel Furtado, do coletivo Media Sana, e trilha sonora do Devotos.

No segundo andar, estão os desenhos em bico de pena que foram incluídos no design do disco Flores com Espinhos para o Rei (2006); um díptico em tinta acrílica realizado especialmente para o CD Póstumos (2012); dois trabalhos em bico de pena integrantes do projeto gráfico do vinil Victoria (2010), o primeiro da banda, lançado na França; um quadro em tinta acrílica em que o artista retrata a vizinhança do Alto José do Pinho; além de duas telas acrílicas inéditas. Ainda no segundo andar do Mamam, Neilton selecionou vários clipes da Devotos para exibição, além do documentário Punk Rock Hardcore (1995), de roteiro e direção de Adelina Pontual, Cláudio Assis e Marcelo Gomes.

Para completar, a exposição também apresenta fitas demo, CDs, vinis, camisetas e vários cartazes de diversas fases da Devotos, desde os anos 1980, além de pôsteres de apresentações da banda pelo mundo. O acesso é gratuito.

Serviço

A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos

Abertura: Hoje (9), às 19h

Visitação: 10 de maio a 15 de julho, de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, e sábados e domingos, das 13h às 17h

Local: MAMAM, na Rua da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife
Estrada gratuita

Informações: (81) 3355-6871

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »