Diversão e cultura nas férias da CAIXA Cultural Recife

Diversão e cultura nas férias da CAIXA Cultural Recife

Publicado em 10/01/2018 por Revista algomais às 11:06
Divulgação

O ano de 2018 começa uma intensa agenda de férias para públicos de todas as idades, na CAIXA Cultural Recife. São 13 oficinas gratuitas sobre diversos assuntos e para idades variadas, começando com a oficina de Terrários, que aconteceu no dia 6 e encerrando com a de Pequenos Acessórios Carnavalescos (28). O público também poderá conferir as exposições Pelos Ares: 15.042 km de Brasil’, com os registros fotográficos do aviador Lu Marini, e Athos Bulcão: Tradição e Modernidade, com obras do artista e sua conexão com arquitetura, além do musical infanto-juvenil o Jovem Príncipe e a Verdade. Confira a programação:

11/01 – Azulejaria Moderna e Origami Modular – A partir das obras em azulejaria deixadas por Athos Bulcão e Delfim Amorim será feita uma prática criativa em torno do Origami, onde cada pessoa participante poderá conceber o seu padrão. Quem ministra é a jornalista e expert em origami Eva Duarte. Horário: 14h às 17h. 15 vagas para pessoas interessadas, a partir dos 10 anos. Inscrição: livre, por meio de entrega de senhas.

13/01 – Máscaras Vivas – a oficina busca trazer através da criação de personagens e confecção de peças de papelão um pedaço do mundo das máscaras africanas. Quem ministra é o ilustrador e designer Stuart Marcelo. Horário: 14h às 17h. 15 vagas. A partir dos 18 anos. Inscrição livre por meio de entrega de senhas.

14/01 – Brincadeiras de chão – um dia para relembrar e resgatar algumas brincadeiras populares do universo infantil. ‘Cinco Marias’, ‘Forca’, ‘Quebra-cabeça’, ‘Mímica’, ‘Batata-quente’, ‘Seu Rei mandou dizer’ e ‘Morto Vivo’ ! Quem comanda é a historiadora Silvana Oliveira, do Programa Gente Arteira, e a assistente social Laís Euzébio. Horário: 10h às 12h (turma 1) e 14h às 16h (turma 2). Não há limite de vagas. Podem participar pessoas interessadas a partir dos 5 anos. Inscrição: Livre, com distribuição de senhas.

17/01 – Oficina Azul-like, uma história sobre azulejo para curiosos – A pedrinha lisa que reveste fachadas e casarios recifenses resiste ao tempo desde o século XVI. Aqui, serão alvo de atividades práticas e educativas como forma de diversão, conscientização e aproximação desse patrimônio. Quem ministra é o mestre em História e gerente de Pesquisa do Museu da Cidade do Recife, Sandro Vasconcelos, em parceria com o orientador pedagógico do Gente Arteira Emerson Pontes. Horário: 14h às 17h. 20 vagas. Idade: a partir dos 16 anos. Inscrição: livre, com distribuição de senhas.

20/01 – Pequenos Arqueólogos – uma tarde de exploração no Bairro do Recife para estimular nas crianças o prazer de descobrir a história de onde vivemos. Quem ministra é o historiador Toni Fontes e a turismóloga Francileyde Pereira, ambos do Programa Gente Arteira. Horário: 13h às 17h. 16 vagas para crianças dos 7 aos 12 anos. Inscrição: livre, através de entrega de senhas.

21/01 – Oficina de Mandalas Africanas. – Mandala significa círculo e tem simbologia variável, com significações diversas. Elas surgiram no Oriente, com registros do Século Oito. A atividade explora o mito da criação sob a ótica do povo Ioruba, incorporando elementos e simbologia das cores, formando um elo entre Oriente e África. Quem ministra são as historiadoras Viviane Aquino e Silvana Oliveira, ambas do Gente Arteira. Horário: 13h às 17h. 15 vagas. Idade a partir dos 14 anos. Inscrição: livre, através de senhas.

21/01 –A verdade das Estrelas – a oficina é uma atividade paralela do espetáculo O Jovem Príncipe e a Verdade e vai ensinar sobre elementos da peça. Horário 14h às 17h. São 25 vagas voltadas a crianças e jovens entre 8 e 14 anos. As inscrições podem ser feitas de 8 a 14 de janeiro de 2018, pelo email gentearteirape@gmail.com . É preciso indicar nome, idade e contato da pessoa interessada.

24/01 – Impressão para Pequenos – a proposta é aproximar a criança da técnica da gravura, a partir de placas de isopor. Será uma tarde para desenhar e aprender sobre o uso das cores e carimbar muitos papéis. Quem ministra é a turismóloga Francileyde Pereira e a historiadora Silvana Oliveira, ambas do Gente Arteira. Horário: 13h às 17h. 16 vagas para crianças dos 7 aos 12 anos. Inscrição: livre, através de senhas.

24/01 – De Olho na Estampa: É colorido, É Carnaval – como um ensaio de moda da Folia de Momo, a oficina vai ensinar a fazer uma tshirt colorida e cheia de expressão, bem no clima carnavalesco. Quem comanda é o orientador pedagógico do Gente Arteira, Emerson Pont3es. Horário: 10h às 13h. 15 vagas para público em geral, a partir dos 16 anos. Inscrição: livre, com entrega de senhas.

28/01 – Ocupação Gente Arteira – Pequenos Acessórios Carnavalescos – a folia já toma conta da cidade a o educativo Gente Arteira ajuda a criar o enfeite perfeito para o carnaval. Horário: 10h às 12h (turma 1) e 14h às 16h (turma 2). Vagas ilimitadas. É voltado a pessoas interessadas no tema, a partir dos 15 anos. Inscrição: livre com distribuição de senhas.

TEATRO – O espetáculo musical O Jovem Príncipe e a Verdade estará na CAIXA Cultural Recife dias 19 a 21 e 26 a 28 de janeiro de 2018. Com direção de Regina Galdino, o texto de Jean-Claude Carrière ganhou música original, executada ao vivo, assinada por Fernanda Maia. A história fala do Jovem Príncipe que, para se casar com sua amada, sai pelo mundo em busca da Verdade, acompanhado pelo engraçado Contador de Histórias. As apresentações acontecem às 19h nas sextas (19 e 26), com tradução em LIBRAS, às 16h e 19h nos sábados (20 e 27) e às 10h nos domingos (21 e 28). Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e estarão à venda a partir das 10h do dia 18 (sessões dos dias 19 a 21) e do dia 25 (apresentações dos dias 26 a 28).

SERVIÇO

Oficinas de férias

Local: CAIXA Cultural Recife

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE

Fone: (81) 3425-1915

Data: 6 a 28 de janeiro de 2018

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »