Documentário sobre o padre Reginaldo Veloso tem pré-estreia na segunda

Documentário sobre o padre Reginaldo Veloso tem pré-estreia na segunda

Publicado em 31/07/2020 por Revista algomais às 5:15

Após 3 anos de produção e pós-produção, o público poderá conferir no próximo dia 03/08 a pré-estreia do documentário “Reginaldo Veloso: O Amor Mais Profundo”, primeiro filme dirigido por Daniela Kyrillos, com produção da Manguezal Filmes. A data marca o aniversário de 83 anos do religioso, que foi administrador paroquial no Morro da Conceição nas décadas de 70 e 80, até ser expulso das funções sacerdotais por suas ligações com a Teologia da Libertação.

Devido ao contexto que impede a participação do público, a exibição, que seria realizada junto à população local, teve de ser substituída pelas plataformas digitais no YouTube e Facebook. Contudo, a intenção da diretora e da equipe é voltar ao bairro para um lançamento especial quando possível, além de inscrever o longa nos festivais.

Engenheira civil de profissão, Daniela Kyrillos fez um curso de Cinema Digital como hobby em 2015 na Aurora Filmes, e participou de algumas produções independentes, sendo esta a primeira em que dirige. “O material foi todo gravado em 2017 às pressas porque fui transferida do Recife para o Rio de Janeiro, e com isso, parte das entrevistas não teve as melhores condições técnicas. Mesmo assim, segui em frente pela paixão em compartilhar essa história”, afirma.

O documentário, com 2h13min de duração, busca revelar um padre Reginaldo pelo olhar do amor como fio condutor. Ordenado em Roma em 1961, dois dias antes da conclamação do Concílio Vaticano II, ele volta ao Brasil em 1966 com a sensibilidade de lutar por justiça social ao lado das populações pobres e oprimidas, especialmente no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife. Contestando posições conservadoras da Igreja, o povo é inflamado a reivindicar do poder público o acesso à água, habitação, transporte e outros direitos fundamentais.

“Busquei abordar o amor que cercou a vida inteira dele. Amor pelo pai, amor por Deus, e aí vem o amor pelos pobres, até que chega o amor de forma inesperada nos anos 90, quando vem a esposa e um filho”, afirma Daniela. A produção dá voz a diversas pessoas importantes para a comunidade e o contexto histórico e político dos movimentos sociais, durante a ditadura militar e a mudança de direção da Igreja Católica no Recife com a renúncia de Dom Hélder Câmara em 1985, como a líder comunitária Helena Lopes e o teólogo e professor da Unicap Gilbraz Aragão.

SERVIÇO

Pré-estreia do filme “Reginaldo Veloso: O Amor mais Profundo”, de Daniela Kyrillos

Data: 03.08.2020 (segunda-feira), às 20h (Disponível por 48 horas)

Endereços: www.youtube.com/oamormaisprofundo e www.facebook.com/oamormaisprofundo – Acesso Gratuito

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »