Fim de semana com frevo música erudita, exposições, oficinas e passeios no Recife

Fim de semana com frevo música erudita, exposições, oficinas e passeios no Recife

Publicado em 05/04/2019 por Revista algomais às 17:53

No primeiro fim de semana do mês de abril, visitantes e moradores da capital pernambucana têm diversas opções de cultura, lazer e turismo. No sábado (6), o MAMAM recebe o evento Antena Paraurora + Sarau das Lobas, com programação focada no protagonismo feminino. No domingo (7), o Paço do Frevo anima o Bairro do Recife com desfile da troça Abanadores do Arruda. A Orquestra Criança Cidadã faz concerto na Igreja Madre de Deus, também no domingo. O Econúcleo Jaqueira, Jardim Botânico do Recife e o CAT Ambiental oferecem oficinas, vivências e práticas de yoga e meditação. O Olha! Recife convida o público a conhecer as dependências do Palácio da Justiça, vitrais sacros e passear pela história do bairro da Encruzilhada.

CULTURA

Paço do Frevo promove desfile no Bairro do Recife

Domingo (7) tem arrastão promovido pelo Paço do Frevo, no Bairro do Recife. Vencedora do Concurso de Agremiações em 2019, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda se concentra no Marco Zero, às 15h. Depois ela sai em cortejo, arrastando amantes do frevo pelas ruas do bairro. O grupo foi fundado no dia 1o de outubro de 1934 e já conquistou diversos títulos ao longo da sua história. Evento gratuito e aberto ao público. Site: http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

MAMAM celebra mulheres com bazar, capoeira e shows

Neste sábado (6), a partir das 14h, ocorre no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) o evento Antena Paraurora + Sarau das Lobas. A programação foca no protagonismo feminino e inclui bazar, roda de capoeira (Centro Luz Di Angola) e apresentações artísticas do Cordão de Bruta Flor, MUN-HÁ, DJ Panther, Biarritzzz, Nagô MC, Cris Alquimia, Lady Laay e Mari Periférica. O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. A entrada é gratuita, mais informações: (81) 3355-6871. Site: https://blogmamam.wordpress.com/

Exposição “Cinco Pontas” no Museu da Cidade

A exposição “Cinco Pontas” reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. O Museu da Cidade do Recife está localizado no Bairro de São José, neste sábado (6), abre das 9h às 17h, e no domingo, das 9h às 16h. A entrada é gratuita. Fone: (081) 3355-9540 Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org.

Música na Igreja leva concerto à Igreja Madre de Deus

O Música na Igreja, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, leva a Orquestra Criança Cidadã à Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife, neste domingo (7), às 17h. A apresentação será feita pelo Grupo de Sopro da orquestra, formado por 20 instrumentistas, os quais serão regidos pelo professor e fagotista Josias Bezerra. A orquestra tocará cinco peças de Wolfgang Amadeus Mozart, Richard Strauss, Charles Gounod, Ennio Morricone e Ernst Mahle. O concerto é aberto ao público.

TURISMO E LAZER

Vitrais, bairro da Encruzilhada e Palácio da Justiça são temas do Olha! Recife

Neste sábado (6), o Olha! Recife de ônibus tem saída às 14h, da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. O roteiro Vitrais Sacros vai explicar a técnica, que é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos, representando geralmente cenas ou personagens e cujas técnicas chegaram ao Brasil no Século XIX. Este tour vai levar os inscritos à Matriz do Espinheiro, que possui um enorme conjunto de peças em vidro retratando a vida de Jesus; à Capela do Colégio Damas, em estilo Neogótico; à Matriz da Boa Vista; e à Basílica do Sagrado Coração.

No domingo (7), o Olha! Recife a pé vai conhecer alguns recantos do bairro da Encruzilhada e apresentar a história do local, que surgiu a partir do encontro de linhas de trens e bondes. O ponto de partida será na porta do Mercado da Encruzilhada, às 9h, na Rua Doutor José Maria. Além do próprio mercado, que está no roteiro, os participantes ainda caminharão pelo largo da feira; monumento ao Jaú; Igreja de Belém; e seguirão até a Praça do Hipódromo, encerrando a caminhada.

Já na quarta-feira (10), o outro roteiro a pé será com uma visita ao Palácio da Justiça, com saída às 14h, da Praça do Arsenal. O prédio localizado na Praça da República terá os seus salões apresentados ao público, com suas obras de arte, biblioteca, capela, átrios e o salão nobre, decorado no estilo rococó. Excepcionalmente para este passeio, os participantes não poderão vestir bermudas ou shorts, por determinação do Palácio.

Todos os passeios têm suas inscrições abertas nesta sexta-feira (5), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br .

MEIO AMBIENTE

Oficinas de mudas e plantas medicinais no Econúcleo Jaqueira

O Econúcleo Jaqueira oferece no sábado (06), às 11h, a oficina de mudas: sementes do amanhã. Os participantes vão plantar diversos tipos de mudas (arbóreas, frutíferas, medicinais ou vegetais) nas sementeiras. Já no domingo (07), o equipamento ambiental oferece, às 16h, a oficina sensorial com plantas medicinais. A atividade vai abordar a história do cultivo e consumo de ervas e plantas medicinais pela população indígena e rural, além de apresentar os benefícios de cada espécie para o ser humano e a natureza. Fanpage: https://www.facebook.com/econucleojaqueira/

Econúcleo Jaqueira, sábado (6)

09h – Em cena verde: oficina de teatro

10h – Caminhada Ecológica: trilha cega

11h – Oficina de mudas: Sementes do Amanhã

14h – Oficina sensorial com plantas medicinais

15h – Vivência Ambiental: faço parte desse lugar

16h – Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

Econúcleo Jaqueira, domingo (7)

09h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Vivência ambiental: sou forte, sou fraco, sou terra

11h – Resíduos nos eixos: oficina de malabares

14h – Trilha Ambiental

15h – Vivência ambiental: sou forte, sou fraco, sou terra

16h – Oficina sensorial com plantas medicinais

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico do Recife tem contação de história e atividades ecológicas

No sábado (6), às 10h, o Jardim Botânico do Recife, oferece a contação de história: “O morcego e a cabaça” – que vai explicar como o morcego ajuda na disseminação e polinização das plantas, além criar uma montagem de um morcego em origami. No domingo (07), a diversão continua com a oficina de Paródias Ambientais, às 14h50, onde serão criadas paródias a partir de músicas escolhidas pelo público em torno de temas ligados a sustentabilidade.

Jardim Botânico, sábado (6)

09h – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

10h – Contação de histórias “O morcego e a cabaça

11h – Oficina de criação “Arte no Meio”

13h30 – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

14h30 –Contação de história e oficina “Pedrinho e o barco”

Jardim Botânico, domingo (7)

09h – O Meio que se conta: contação de historias “João Jiló”

09h30 – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

10h30 – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

13h30 – Sarau Ambiental “Vozes do Meio”

14h00 – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

14h50 – Oficina de Paródias Ambientais

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 – Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada gratuita

Yoga, oficina de brinquedo e contação de história no CAT Ambiental

Neste domingo (7), o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental), localizado no segundo Jardim de Boa Viagem, está repleto de atividades para o público de todas as idades, incluindo meditação às 9h com o grupo Sahaja Yoga, contação de história e Oficina de criação de brinquedos. O CAT funciona 10h às 20h, com entrada aberta ao público.

09h – Grupo Sahaja Yoga

10h – Contação de História “O pequenino grão de areia”

11h – Oficina de Criação de brinquedos

14h – Contação de História “O sapo e o Boi”

15h – Oficina de Criação de brinquedos

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »