Fundaj e APL firmam parceria para difundir a literatura e a cultura

Fundaj e APL firmam parceria para difundir a literatura e a cultura

Publicado em 16/09/2020 por Revista algomais às 4:20
Primeira ação em conjunto promoverá série de palestras online baseadas nas histórias de escritores como João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio de sua Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), firmou parceria com a Academia Pernambucana de Letras (APL) para a produção e realização conjunta de cursos, conferências, visitas comentadas e apresentações musicais. Nesta primeira ação em conjunto serão realizadas oito palestras pelo YouTube da Fundaj. As atividades serão ministradas por acadêmicos da APL de 23 de setembro a 18 de novembro, sempre às 17h e nas quartas-feiras. Na pauta, grandes escritores como Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, o sociólogo Gilberto Freyre, os poetas Joaquim cardozo e Carlos Pena Filho e o músico Capiba.

“Estamos nos unindo em favor da difusão das letras e cultura pátrias. A septuagenária Fundaj contempla vários pontos semelhantes a centenária APL, no que diz respeito a valorização dos povos e conhecimentos do nosso país. Dessa forma, essa parceria agrega e fortalece ainda mais o trabalho das duas instituições que permanecem vivas e contemporâneas”, afirmou o presidente da Fundaj e também acadêmico da APL, Antônio Campos.

Além de serem oferecidas para o público geral, as atividades educativas visam o alcance de estudantes das redes pública e particular de ensino do Estado. No campo cultural, a ideia é promover concertos musicais acompanhados de aulas sobre o universo apresentado. “As duas instituições têm, na sociedade, um papel de mantenedoras da memória cultural e incentivadoras da renovação no campo das Letras e das Artes. O convênio entre ambas consolida a ponte entre nossas Casas”, destacou o presidente da Academia, Lúcio Varejão Neto.

Devido ao período de isolamento social em combate à Covid-19, tem se exigido uma transformação na forma de se comunicar saberes. Por isso esta primeira ação em conjuntor entre as instituições será virtual. “Como se pode comprovar na agenda proposta, trata-se de um conjunto multidisciplinar que, tendo a literatura como ponto de partida e chegada, alcança também a música, as ciências sociais, a história. Consoante o propósito da Diretoria, externado no seu próprio nome, decidiu-se por comum acordo verbalizado, batizar-se esses encontros de Celebrações da Memória”, destacou o diretor da Dimeca da Fundaj, Mario Helio.

Serviço:

Celebrações da Memória

Programação:

23 de setembro
Carlos Pena Filho
Palestra proferida pelo acadêmico Ângelo Monteiro.

30 de setembro
Clarice Lispector
Palestra proferida pela acadêmica Luzilá Gonçalves Ferreira.

7 de outubro
A poesia de Joaquim Cardozo
Palestra proferida pelo acadêmico José Mário Rodrigues.

21 de outubro
João Cabral de Melo Neto, centenário de nascimento
Palestra proferida pelo acadêmico Alvacir Raposo.

Dia 28: Narrativas da memória
Palestra proferida pelos acadêmicos José Luis da Motta Menezes e Lucilo Varejão.

4 de novembro
Gilberto Freyre. Gastronomia
Palestra proferida pela acadêmica Lectícia Cavalcanti.

11 de novembro
Três homens chamados João e os 90 anos da Revolução de 30
Palestra proferida pela acadêmica Ana Maria César.

18 de novembro
Lourenço Barbosa – Capiba
Palestra/recital proferida pela acadêmica Elyana Caldas Silveira.

Hora: 17h
Plataforma: canal da Fundaj no YouTube

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »