Instituto Peró: 15 anos de dedicação e mudança no futuro de mais de cinco mil jovens

Instituto Peró: 15 anos de dedicação e mudança no futuro de mais de cinco mil jovens

Publicado em 14/09/2019 por Revista algomais às 9:47
Foto: Divulgação

Ao longo de 15 anos de atuação, o Instituto Peró vem contribuindo na formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens do município de Jaboatão dos Guararapes, oferecendo aulas de dança, música, mediações de leitura, cidadania, educação ambiental e qualificação profissional, esta em parceria com o SENAC nas áreas voltadas para o varejo, entre outras. A instituição, mantida pelos empreendedores do Shopping Guararapes, atende atualmente 201 alunos, e ao longo desses 15 anos mais de 5.000 pessoas foram beneficiadas pelo projeto.

A pequena Ana Beatriz, com apenas 10 anos, entrou este ano no instituto para fazer aulas de dança e já considera o Peró como uma transformação em sua vida. “Eu sempre quis fazer ballet, mas minha mãe não conseguia me colocar em nenhuma aula, aqui eu tenho outras oportunidades, além da dança”, comenta a aluna. “Quando eu sair da dança eu posso ir pro qualificar ou jovem aprendiz e trabalhar em algum local”, completa.

Já para Ariely Carolina, 16 anos, estuda no Peró há 5 anos e se emociona ao falar dos momentos e do seu crescimento no projeto. “Eu vivi e ainda vivo momentos incríveis no Peró. Quando eu entrei aqui eu tinha o cabelo alisado e todo mundo tinha o cabelo natural, isso foi um choque pra mim porque eu não me aceitava do jeito que sou. O Peró me mostrou o meu lugar no mundo, abriu meus olhos, me incentivou a assumir minhas origens e me amar como sou”, relata.

Além do foco na formação social e profissional das crianças e adolescentes, o Peró também tem como objetivo auxiliar as famílias dos alunos, oferecendo ações de incentivo ao empreendedorismo, como o Solarte, grupo formado por mães empreendedoras, que graças ao apoio do instituto, se uniram para produzir artesanatos e outros produtos e, dessa forma, aumentar a renda familiar.

Prêmios

Graças a sua atuação social ao longo desses 15 anos, o Peró ganhou vários prêmios estaduais e nacionais, entre eles: Medalha do Mérito Vidal de Negreiros – reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Jaboatão dos Guararapes (2008); Prêmio Viva Leitura Categoria Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias (2010); Prêmio ser Humano Paulo Freire de responsabilidade social pelo ABRH-PE (2010); Finalista do prêmio ANU PRETO que busca reconhecer ações desenvolvidas dentro de espaços em desvantagem social buscando a melhoria na qualidade de vida, inclusão e capacitação (2012); Prêmio de apoio às Bibliotecas Comunitárias e pontos de leitura, pela Fundação Biblioteca Nacional (2013) e FNLIJ – Menção Honrosa FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) – Os melhores programas de incentivo à leitura junto a crianças e jovens de todo o Brasil (2015).

Através do Programa Histórias Andantes, a Biblioteca Peró foi premiada no 23º concurso FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) – Os melhores programas de incentivo à leitura junto a crianças e jovens de todo o Brasil (2018).

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »