Livros e conhecimento para passar o tempo

Livros e conhecimento para passar o tempo

Publicado em 13/03/2020 por Revista algomais às 5:00

 

Passar tempo esperando transporte público faz parte da rotina de várias pessoas que trabalham ou estudam, o tempo “perdido” nas paradas de ônibus pode ser aproveitado para expandir e compartilhar conhecimento através dos livros. É o que o Instituto Peró, instituição mantida pelos empreendedores do Shopping Guararapes, acredita e, por isso, instalou uma casinha de livros na parada localizada no estacionamento do mall, com capacidade de abrigar aproximadamente 20 livros. O público em geral, que estiver no local, poderá escolher, levar e devolver os livros que estão na casinha, além de poder deixar algum livro que queira repassar.

Stephanny Kawanny tem 18 anos e estuda fisioterapia. Após a faculdade, a estudante se acomoda na parada de ônibus até o coletivo chegar. Quando soube da instalação e objetivo da casinha, ela logo disse “todos os locais deveriam ter uma ação assim, principalmente os mais carentes, onde as pessoas não tem fácil acesso a livros”. “Tenho vários livros em mente que já li e pretendo repassar”, completa Stephanny.

O ator de 26 anos, Aurélio Lima, considerou que ação é importante para incentivar tanto a leitura quanto a cultura da população. “Muitas vezes nós gastamos tempo fazendo coisas que não somam com nossa parte intelectual e a casinha de livros pode despertar o interesse das pessoas em ler. Com certeza, quando estiver por aqui, vou lembrar da casinha e participar doando livros”, comenta.

A Casa de Livros marca o início das ações do instituto para 2020, cujo tema é “Peró na Comunidade”. A biblioteca do Peró realiza atividades para o público de Jaboatão dos Guararapes, como mediação de leitura, mas ainda é pouco utilizada pela vizinhança. “É importante sempre chegarmos juntos das comunidades próximas ao Instituto Peró com o intuito de promover a literatura”, afirma a Coordenadora Geral do projeto, Flávia Souza.

A ideia é que a casa de livros fique no local por tempo indeterminado. “Acreditamos que, com isso, possamos mostrar a importância dos livros às pessoas e despertar nelas o prazer pela leitura literária, para que, assim, a parada de ônibus não se torne apenas um momento de espera, mas de prazer em ler. Desta forma, pedimos para que os passageiros também deixem outros livros na casinha para que alcancemos mais pessoas e continuemos na luta pela literatura enquanto um direito humano”, afirma Willams Alves, responsável pela Biblioteca Peró.

Instituto Peró

Com 15 anos de existência, o Instituto Peró é uma instituição sem fins lucrativos mantida pelos empreendedores do Shopping Guararapes. A instituição foi criada com o objetivo de contribuir para a construção de um futuro melhor para as crianças, adolescentes e jovens do município de Jaboatão dos Guararapes. Ao longo dos anos, o Peró já beneficiou mais de cinco mil pessoas com aulas de arte-educação (música e dança) e projetos de empregabilidade. O instituto fica na área externa do mall, e o contato pode ser feito pelos números 21222284/21222250.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »