Secchin faz palestra sobre João Cabral de Melo Neto

Secchin faz palestra sobre João Cabral de Melo Neto

Publicado em 11/06/2020 por Algomais às 5:36
Antônio Carlos Secchin é membro da Academia Brasileira de Letras.

Em parceria com a Flipojuca, Feira Literária do Vale do Ipojuca, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) transmitirá ao vivo em seu Instagram (@fundajoficial) a palestra “Diálogos de João Cabral com a Literatura Brasileira”, na próxima sexta-feira (12), às 18h. O encontro virtual terá como palestrante um dos membros da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin, e mediação de Selma Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (SOBRAMES) e professora da Universidade de Pernambuco (UPE).

Carioca natural do Rio de Janeiro, o poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro Antônio Carlos Secchin é referência sobre as obras do escritor recifense João Cabral de Melo Neto, que se estivesse vivo teria completado 100 anos de idade em 9 de janeiro deste ano. Secchin, que também é Doutor em Letras e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicou nove livros em homenagem a João Cabral.

“Na palestra, vou comentar a relação de (João) Cabral com outros escritores pernambucanos e com o poeta Carlos Drummond de Andrade. Ele sempre admirou muito Drummond. Era uma relação poética”, disse Secchin.

Estudiosa da vida e obra de João Cabral de Melo Neto, a médica Selma Vasconcelos assume o papel de mediadora na palestra online. Ela também já publicou obras sobre o poeta pernambucano, entre elas “João Cabral de Melo Neto – Retrato falado do poeta” e “Memória Documental de João Cabral de Melo Neto”.

“João Cabral, mesmo com sua poesia fincada no solo e na paisagem de Pernambuco, é universal, porque na sua poesia social reflete sobre os dramas comuns aos homens do mundo”, destacou Selma.

Um dos fundadores da Flipojuca, Eduardo Côrtes ressaltou a dedicação e a seriedade do trabalho do estudioso Antônio Carlos Secchin. “Ele é um especialista em João Cabral de Melo Neto, o maior poeta da língua portuguesa. Secchin tem propriedade para falar sobre o legado de João Cabral de Melo Neto”, comentou.

Foto: Divulgação

Serviço

Palestra: “Diálogos de João Cabral com a Literatura Brasileira”

Data: 12 de junho de 2020
Hora: 18h
Live: Instagram da Fundaj (@fundajoficial)
Participantes: Antônio Carlos Secchin (palestrante – membro da Academia Brasileira de Letras) e Selma Vasconcelos (mediadora – membro da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »