Livro que conta a história de Lia de Itamaracá será lançado na Fenearte

Livro que conta a história de Lia de Itamaracá será lançado na Fenearte

Publicado em 10/07/2019 por Revista algomais às 21:49
Perfil da cirandeira foi traçado pelo jornalista pernambucano Marcelo Henrique Andrade. Obra reúne os principais momentos da vida e da trajetória artística da Rainha da Ciranda

A história da cirandeira Lia de Itamaracá compõe as páginas do livro que carrega o nome da artista. O perfil traçado pelo jornalista pernambucano Marcelo Henrique Andrade será lançado no próximo sábado, 13, na Fenearte, que nesta edição homenageia a Ciranda. A sessão de autógrafos do autor e da homenageada acontecerá no Salão Janete Costa, a partir das 17h.

No material de 136 páginas, o jornalista reuniu depoimentos da cirandeira, de familiares e artistas pernambucanos, além de falas de profissionais da imprensa e de especialistas na área de cultura e música. Os relatos relembram o começo da carreira de Lia, ainda na década de 70, quando lançou o primeiro LP. Em um dos capítulos, o autor abriu espaço para a polêmica em torno da música Essa Ciranda quem me deu foi Lia, do cirandeiro Antônio Baracho, também homenageado na Fenearte.

Os textos ainda entram na vida íntima de Maria Madalena Correia do Nascimento, o nome de batismo da cantora. Uma das histórias reconta o dia em que a casa dela foi incendiada. A relação com a filha adotiva Chica e o romance com o marido Toinho também estão narrados na biografia.

O livro-reportagem Lia de Itamaracá é o resultado de 30 meses de uma pesquisa de mestrado em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. “É um trabalho literário composto de fragmentos reais. É uma espécie de grande reportagem dividida em capítulos. Ao lado de Lia, selecionei os momentos mais marcantes e impactantes da vida e da carreira dela”, explica o jornalista Marcelo Henrique Andrade.

A obra também reúne fotografias de Ytallo Barreto e de fotógrafos parceiros, que registraram a trajetória da Rainha da Ciranda ao longo de mais de 60 anos de carreira.

Em janeiro, trechos desse trabalho também foram publicados numa edição comemorativa pelos 75 anos da cirandeira. A venda do livro-reportagem será revertida para a reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia, na Ilha de Itamaracá.

 

Livro Lia de Itamaracá
136 páginas (selo independente)
R$ 40
Lançamento às 17h – Sábado, 13/07
Salão Janete Costa – Fenearte
Centro de Convenções de Pernambuco

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »