Livro que conta a verdadeira data de nascimento de Maria Bonita na Biblioteca Pública do Estado

Livro que conta a verdadeira data de nascimento de Maria Bonita na Biblioteca Pública do Estado

Publicado em 29/11/2019 por Revista algomais às 7:48
Foto: Divulgação

Amanhã (29), acontecerá o lançamento do livro “Lampião e o Nascimento de Maria Bonita”, de autoria de Voldi Ribeiro, que contém a data correta com o batismo da Rainha do Cangaço, que é 17/01/1910. O evento ocorrerá na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, as 18h 30 e entrada franca.

O livro contém 196 páginas e com figuras de Maria Bonita e de Lampião que encontram colorizadas. A obra contém o prefácio e artigo de Frederico Pernambucano de Mello, referência na pesquisa do Cangaço. A pesquisa trata da área onde ela nasceu, Malhada da Caiçara que pertencia a Glória- BA, atualmente pertence a Paulo Afonso – BA.
O sociólogo Voldi Ribeiro discute o surgimento da data incorreta do nascimento de Maria Bonita que outros autores tinham como 8/03/1911. “A busca da verdade, com documentos altera, portanto, esta data”. Apresenta ainda a composição da família dela, bem como alguns registros de irmãs suas.

Aborda finalmente o encontro de Lampião com Maria Bonita, sua convivência de 1931 até 28/07/1938, data das suas mortes, na grota do Angico, Sergipe. Voldi de Moura Ribeiro é um pesquisador que reside em Paulo Afonso, Bahia. Ele estuda este tem há mais de 15 anos, também está produzindo um novo livro sobre a participação da mulher no Cangaço.

Serviço: Lampião e o Nascimento de Maria Bonita
Local: Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Rua João Lira, s/n, Santo Amaro, Recife.
Hora: 18h 30
Entrada: Gratuita

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »