Mostra Canavial de Cinema chega à 8ª edição em 2019

Mostra Canavial de Cinema chega à 8ª edição em 2019

Publicado em 08/01/2019 por Revista algomais às 15:08

O ano já começa com muita arte na Mata Norte de Pernambuco. A produtora 9 Oitavos realiza a 8ª edição a Mostra Canavial de Cinema, que percorre a região entre os dias 8 e 27 de janeiro. Desta vez, oito cidades integram o circuito itinerante de cinema de rua – Condado, Goiana, Vicência, Aliança, Glória do Goitá, São Vicente Férrer, Carpina e Nazaré da Mata.

Os municípios receberão duas sessões cada, contemplando uma seleção de 10 filmes curta-metragem – cinco por dia – feitos em Pernambuco e noutros estados brasileiros. De acordo com Caio Dornelas, idealizador e coordenador da MCC, a intenção é valorizar a produção audiovisual nacional, fortalecendo, como consequência, a realização de filmes na Zona da Mata.

Além disso, a Mostra Canavial segue com seu propósito inicial, que fez a iniciativa vir ao mundo em 2011 – oportunizar acesso inclusivo à arte para todas as pessoas. As sessões são gratuitas e acontecem em assentamentos e localidades rurais, facilitando o contato das mais diversas camadas sociais ao encantamento e às reflexões provocadas pela Sétima Arte.

Segundo Caio, esse é o grande combustível que mantém a MCC atuante por tanto tempo. “Para nós é um desafio realizar a Mostra Canavial, mas sempre encontramos fôlego no contato com o público. O direito à cultura é algo elementar e deve ser preservado, apesar de ser negado à grande parte da população brasileira”, comenta o produtor.

A Mostra Canavial de Cinema acontece através de incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Acompanhe as novidades da MCC também no Facebook e no Instagram: @mostracanavial.

Confira a programação completa:

08 e 09/01 – Condado
Na Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Luíza Ferreira
Engenho Bonito

10 e 11/01 – Goiana
Em frente à Igreja de São Benedito
Praça De Atapuz

12 e 12/01 – 8º Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual
Na Pousada Atapuz – Praia De Atapuz

15 e 16/01 – Vicência
Na Praça São Sebastião – Centro
Povoado Borracha

17 e 18/01 – Aliança
Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Tupaoca

19 e 20/01 – Glória do Goitá
Em frente ao Museu do Cavalo Marinho do Mestre Zé de Bibi
No Sítio Malícia

22 e 23/01 – São Vicente Férrer
Em frente ao antigo Cine São Vicente
Rua João Pessoa

24 e 25/01 – Carpina
Em frente à Escola São Joaquim
Caraúba Torta

26 e 27/01 – Nazaré da Mata
Em frente à igreja do Assentamento Camarazal

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »
  • Ricardo C Montenegro

    Parabéns, pela matéria, mas apenas pra ficar mais definida a linha do tempo: Sebrae e Senai estão em Caruaru há mais de vinte anos, a partir do ano 2001 a cidade viveu um boom de cursos superiores, o Armazém da Criatividade foi instalado há mais de cinco anos, além do mais o país de Caruaru sempre recebeu “estrangeiros”, como dizia um grande empresário da cidade Dr. Galvão, da Livraria Estudantil “Caruaru é uma terra de forasteiros” no sentido que Caruaru sempre acolheu quem vinha empreender por aqui.