Noronha em Folia agita ilha durante o Carnaval

Noronha em Folia agita ilha durante o Carnaval

Publicado em 09/02/2018 por Revista algomais às 17:17

Destino mundialmente conhecido pelas belezas naturais e pela tranquilidade, o arquipélago de Fernando de Noronha recebe, no período do Carnaval, uma programação festiva que anima e arrasta foliões. Na edição 2018, a festa, que terá o tema “Noronha em Folia”, trará novidades. O evento popular começa se estende até o dia 13, terça-feira gorda.

De acordo com o administrador geral da Ilha, Plínio Pimentel, a tradicional festa carnavalesca da ilha deve agradar moradores e turistas. “Nós pensamos em uma programação para agregar todos na folia, com espírito de paz, alegria e descontração. Por isso, em 2018, o Carnaval de Noronha contará com um receptivo carnavalesco no aeroporto, que já está todo decorado com motivos da festa. No local, os turistas serão recebidos com muito Frevo, mostrando a riqueza da cultura pernambucana”, adianta Plínio.

Segundo o gestor, o Polo Cultural na Praça São Miguel também deve atrair um grupo grande de famílias de moradores e turistas. Durante todos os dias de Folia de Momo, a estrutura localizada em frente à Mãezinha, promovida pela Administração da Ilha, apresentará o melhor da tradicional música pernambucana, com uma Orquestra de Frevo. O Maracatu Nação Noronha e um Dj também garantem a animação do público. No local, haverá ainda uma feirinha de comidas típicas.

Além dos tradicionais blocos que animam a ilha, este ano, o Bloco de Cara Limpa, buscará conscientizar famílias de moradores e turistas sobre a proibição de consumo de álcool para menores de 18 anos, além de outras drogas. O famoso “Se beber Não Dirija” também é o lema da agremiação, que desfila no dia 09, a partir das 17h horas.

Blocos Tradicionais

No dia 10, é a vez do Bloco Requebra Noronha e da apresentação do Maracatu Nação Noronha, na Praça da Vila do Trinta (Academia Camilo Simões), a partir das 18h. No dia seguinte, o Bloco Cangaceiros anima a ilha, saindo da Vila dos Três Paus, a partir das 17h. No dia 12, segunda-feira de Carnaval, o Bloco Unidos da Ilha faz o seu desfile saindo da Praça da Vila do Trinta, a partir das 18h. A Terça-feira gorda (13) reserva muita irreverência, com o desfile do tradicional bloco Raparigas do Trânsito, a famosa “virgens” de Fernando de Noronha. A concentração será a partir das 17h, na sede da Nortax. O dia 14, quarta-feira de Carnaval é o dia da criançada, com o Bloco Cangaceiros Kids, a partir das 17h, na EREM Arquipélago. A maioria dos blocos é de iniciativa da população, com apoio da Administração da Ilha.

Realização e Apoio

A festa promovida pela Administração da Ilha conta com apoio do Governo do Estado, da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) e Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, além da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, pasta na qual a Administração do Arquipélago é vinculada.

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »