Orquestra Criança Cidadã homenageia professores em recital online

Orquestra Criança Cidadã homenageia professores em recital online

Publicado em 13/10/2020 por Revista algomais às 4:00
Performance de professores de instrumentos de sopro será exibida na próxima quarta (14) no canal da OCC no YouTube

Mesmo durante a pandemia, a participação dos mestres na formação dos alunos da Orquestra Criança Cidadã segue indispensável. Por esse motivo, em outubro, mês em que é comemorado o Dia dos Professores, a OCC abre espaço, pela primeira vez, para um concerto dedicado a seu corpo docente. Um não: dois – e com transmissão pela internet.
O primeiro deles irá ao ar na próxima quarta, dia 14, às 20h, no canal da Orquestra Criança Cidadã no Youtube (youtube.com/orquestracriancacidada), e terá a participação de três professores de instrumentos de sopro: Cláudia Pinto (clarineta), Eneyda Rodrigues (flauta transversal) e Thomas Barros (trombone baixo).
A professora Cláudia interpretará três peças: o primeiro movimento de “Clari-vidências”, de Dimas Sedícias, intitulado “Quebranto”; o frevo “Brincando com o clarinete”, de Lourival Oliveira, e o “Aboio do Sol”, de Laila Campelo, que, além de compositora, é professora de Viola da OCC.
Já a professora Eneyda Rodrigues irá tocar o quarto movimento, “Bourrée anglaise”, da “Partita para flauta solo, BWV 1013”, de Johann Sebastian Bach, e a “Improvisação nº 3 para flauta solo”, de Mozart Camargo Guarnieri. O professor Thomas Barros encerra a apresentação tocando uma transcrição do quarto movimento, “Sarabanda”, da “Suíte nº 5, em dó menor, BWV 1011”, também de Johann Sebastian Bach.
Para Eneyda Rodrigues, professora de Flauta Transversa da OCC, as aulas online representam uma saída para a continuidade do ensino, apesar dos desafios que emergiram nessa nova modalidade. “Descobrimos novas ferramentas digitais para o ensino remoto e possibilidades de tornar o aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade dos nossos alunos. Além disso, o contato com as mães ficou mais frequente: elas também participam das aulas e conhecem o conteúdo vivenciado pelos filhos”, diz. “Mesmo assim, sentimos falta dos ensaios para as audições, das aulas em grupo… enfim, desses momentos”, ressalta a docente.
O segundo recital online em homenagem aos professores da Orquestra Criança Cidadã será divulgado no canal na OCC no YouTube na quarta seguinte (21), também às 20h. Os concertos transmitidos via internet foram uma das formas que a Caixa e a OCC encontraram para que o público possa continuar acompanhando as apresentações dos alunos do projeto enquanto presencialmente não é possível.
A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

SERVIÇO
[MÚSICA] Recital online – Homenagem aos Professores da Orquestra Criança Cidadã – parte 1
Local: Canal da Orquestra Criança Cidadã no YouTube (https://www.youtube.com/orquestracriancacidada)
Data: 14 de setembro de 2020 (quarta-feira)
Horário: 20h
Duração: 15 minutos
Classificação: Livre
Patrocínio: Caixa e Governo Federal

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »