Orquestra Sinfônica do Recife oferece agenda gratuita de música erudita no Teatro de Santa Isabel

Orquestra Sinfônica do Recife oferece agenda gratuita de música erudita no Teatro de Santa Isabel

Publicado em 22/05/2018 por Revista algomais às 9:58
Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

A música erudita toma conta da programação do Teatro de Santa Isabel nesta penúltima semana de maio. Cumprindo sua agenda de apresentações mensais, a Orquestra Sinfônica do Recife tem dois encontros marcados com o público recifense, hoje (22) e amanhã (23). A agenda, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, começa com um concerto-aula, dedicado a jovens e crianças, a partir das 10h desta terça-feira. E culmina, no dia seguinte, com o concerto oficial de maio, o terceiro da temporada 2018, que será realizado a partir das 20h desta quarta-feira.

O programa preparado para as duas ocasiões pelo regente da orquestra, Marlos Nobre, começa com a abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha, composta pelo italiano Gioacchino Rossini, considerado um dos mais bem sucedidos compositores eruditos da história. “A obra, escrita no tempo recorde de três semanas, estreou 20 de fevereiro de 1816, e foi um fracasso retumbante: a plateia vaiou e gracejou durante todo o espetáculo, que contou ainda com diversos incidentes no palco. A segunda performance teve um destino muito diferente, e fez com que a obra se tornasse um grande sucesso”, diz o maestro Marlos Nobre.

Da Itália, o passeio pela música erudita seguirá com destino à Alemanha, com a execução da Sinfonia nº 4 em Re menor, opus 120, obra do compositor Robert Schumann, considerada pelo maestro da Orquestra Sinfônica do Recife como o ponto culminante de todo o trabalho de Schumann. “A obra destaca-se por sua perfeita unidade estrutural, com o entrelaçamento sutil e perfeito entre as distintas atmosferas dos quatro movimentos desta grande sinfonia, que serviu de fundamental inspiração aos compositores que viriam depois, como Brahms, Liszt e Wagner”, afirma o maestro.

Para que a Sinfonia nº 4 inspire também pequenos recifenses e arrebate novas plateias para a música erudita, a Orquestra Sinfônica do Recife recebe crianças e jovens para uma aula sobre compositores e composições eruditas amanhã, a partir das 10h. Criado pelo maestro Marlos Nobre, o projeto Concertos para a Juventude é realizado todo mês, sempre um dia antes do concerto oficial. A aula é gratuita. Para participar, basta fazer a inscrição pelo telefone 3355-3323.

Na quarta-feira, a partir das 20h, a Orquestra mais antiga em atividade ininterrupta do país, volta ao palco do Teatro de Santa Isabel para sua apresentação oficial de maio. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

Serviço

Concertos para Juventude

Data: Terça-feira, 22 de maio

Horário: 10h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Inscrições: 3355-3323

 

Primeiro Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife em 2018

Data: Quarta-feira, 23 de maio

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca

Informações: 3355-3322

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »