Paço do Frevo homenageia o Dia do Rock e o Mês da Mulher Negra

Paço do Frevo homenageia o Dia do Rock e o Mês da Mulher Negra

Publicado em 12/07/2019 por Revista algomais às 7:32
Programação do Centro de Referência do Frevo inclui ainda vivências educativas e oficina de empreendedorismo. (Foto: André Rêgo Barros / PCR)

Tendo como um de seus principais objetivos a difusão e a renovação do frevo para além dos dias de Momo, o Paço do Frevo possui uma vasta programação artística que contempla o constante diálogo do ritmo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, com outras expressões culturais. Desta vez, o projeto Hora do Frevo celebrará o Dia Mundial do Rock — comemorado no dia 13 de julho — trazendo o guitarrista Marcelo Morcego e sua banda, que terão o desafio de reapresentar o frevo com arranjos e instrumentos mais associados ao rock. O show, que contempla músicas autorais e frevos clássicos e contemporâneos em versões instrumentais, ocorrerá nesta sexta (12), ao meio-dia, com acesso gratuito no hall de entrada do museu.

Já no sábado (13), às 15h, o ritmo frenético do rock dá lugar a uma discussão igualmente caloroso no projeto Observatório do Frevo. A programação de debates ressalta o mês de julho como o Mês da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, e traz para a roda de diálogos o tema “Enlaces: Relações Culturais Entre o Frevo e Expressões Latinas”. Compondo a mesa estarão Alice Alves, Anastácia Rodrigues e Suh Amorim e Tayna Fortunato, artistas que trabalham e pesquisam a música e a dança do frevo e outras expressões populares locais. O debate é gratuito e aberto à participação do público.

Empreendedorismo criativo

Na manhã de sábado, e se estendendo até a tarde do domingo (14), o Paço receberá a comunidade de artistas e produtores do frevo para uma oficina de empreendedorismo criativo ministrada pelo consultor do Sebrae André Lira. O projeto gratuito, intitulado “La Ursa”, utiliza a técnica de Design Sprint para tirar dúvidas, criar estratégias e soluções criativas de empreendedorismo para quem trabalha com frevo todos os dias do ano ou quem ainda pretende entrar no mercado.

Atividades para as férias

Além das programações pontuais, a equipe educativa do Paço do Frevo tem realizado vivências e oficinas especiais para crianças e adultos durante todo o mês de julho. Os dias, horários e especificações de cada atividade podem ser consultados no site do Centro de Referência, através do link www.pacodofrevo.org.br/programacao.

Funcionamento no feriado

No dia 16 de julho, data consagrada à Nossa Senhora do Carmo, o Paço do Frevo estará com horário de atendimento regular, de 9h às 17h, com última entrada às 16h30.

Paço do Frevo – O Paço do Frevo é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco: o frevo. Localizado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, o Paço é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O projeto conta com o patrocínio do Grupo Globo através do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Hora do Frevo com Rodrigo Morcego e banda (Dia Mundial do Rock)
12/07, 12h | Acesso gratuito

Observatório do Frevo com Frevo e Expressões Latina (Mês da Mulher Negra, Latina e Caribenha)
13/07, 15h | Acesso gratuito

Design Sprint: empreendedorismo na cadeia criativa do frevo
13 e 14/07 | Inscrições gratuitas: pacodofrevo.org.br/programacao
Funcionamento – Paço do Frevo

Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, das 14h às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu).

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.

Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »