Parque de Dois Irmãos terá seis dias de atividades em homenagem às crianças

Parque de Dois Irmãos terá seis dias de atividades em homenagem às crianças

Publicado em 05/10/2019 por Revista algomais às 6:10
Atrações como trilhas na Mata Atlântica, visita aos bastidores do zoo, contação história, oficinas e espetáculos teatrais, culminam com o fim de semana da criança, nos dias 12 e 13/10

Podem ir se preparando. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), por meio do Parque Estadual de Dois Irmãos, inicia, na próxima terça-feira (08/10), das 9h às 16h, uma programação especial que segue até o domingo (13) dedicada às crianças. O equipamento, localizado na Zona Norte do Recife, preparou toda a sua equipe técnica e de educação ambiental, além de voluntários, para receber os visitantes da Região Metropolitana e do interior do estado, para uma atração que já virou tradição na vida de muitas famílias, que é comemorar a semana das crianças no Parque.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, o equipamento é um dos locais mais procurados pelas famílias na semana das Dia das Crianças e a Semas preparou uma série de atividades que agregam lazer e educação ambiental. “Este ano, a programação do Parque reforça o seu compromisso em promover a aproximação das famílias com a natureza, realizando ações educação ambiental, de forma lúdica e atrativa para os nossos visitantes, garantindo também o cuidado com o bem-estar dos animais”, colocou.

Para ajudar a criançada a entrar no clima da temática ambiental, haverá pintura de rosto com imagens de animais silvestres e da flora nativa. A atividade, acompanhada de monitores, acontecerá na tenda montada próxima ao prédio administrativo do zoo, de 8 a 11/10, entre 9h e 11h e das 14h e 16h.

Durante a semana, haverá também atividades exclusivas para as escolas, como trilhas interpretativas na Mata Atlântica e visitas aos bastidores do zoo, com vivências no setor de nutrição, espécie de cozinha do Parque onde são preparadas as refeições dos animais, quarentena – local de repouso e recuperação dos animais -, e também à clínica veterinária, onde as espécies do zoo recebem os cuidados especiais de médicos veterinários e biólogos. Para participar, as escolas precisam se inscrever através do telefone: 3184-7754.

Outras atra̵̤es reservadas ao p̼blico de todas as idades ṣo as atividades de educa̤̣o ambiental do projeto Pregui̤a de Garganta Marrom e de falcoaria Рesp̩cie de brincadeira que estimula o voo de aves de rapina mediante recompensa. Esṭo previstas ainda oficina de plantio de mudas de esp̩cies nativas do bioma Mata Atl̢ntica, na sementeira do Parque, al̩m de exposi̵̤es sobre r̩pteis (com ingressos vendidos separadamente ao da entrada do equipamento) e de esqueletos e ossos de animais silvestres (osteotecnia).

Na sexta-feira (11), a partir das 9h, acontecem exposições sobre morcegos, escorpiões e aranhas, além de atividades lúdicas como teatro de fantoches, jogos e brincadeiras, no auditório do equipamento, numa parceria do Parque com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. A coordenação é dos professores Ednilza Maranhão, Luiz Augustinho Silva e Jeane Modesto.

Fim de Semana da Criança – No Dia das Crianças (sábado, 12/10) e no domingo (13), uma programação lúdica com teatro, contação de histórias, oficinas e brincadeiras foi montada para receber o público. Durante o funcionamento, recreadores e arte educadores realizam brincadeiras de quintal, na área do parquinho e na cidade das crianças. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS

De terça e sexta-feira

8 a 11/10

Atividades:

9h às 11h e 14h às 16h – Pintura de rosto com temas de fauana e flora.
Local: Próximo ao prédio administrativo

9h às 11h e 14h às 16h – Exposição de ossos e esqueletos de animais silvestres (osteotecnia)
Local: Prédio ao lado do Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental

9h às 11h e 14h às 16h – Exposição Mundo dos Répteis

Local: Parque Estadual de Dois Irmãos (Centro Vasconcelos Sobrinho).

Ingressos: R$ 3,00 (a serem vendidos na entrada da exposição, separadamente do ingresso do Parque). Visitantes com mais de 60 anos, crianças até um metro de altura e pessoas com deficiência e seus acompanhantes não pagam.

10h às 11h – Zoo bastidores* (visita guiada aos setores de nutrição, quarentena – local de repouso e recuperação dos animais) e clínica veterinária

Local: Setores de nutrição, quarentena e clínica veterinária

*Obs: Atividade destinada às escolas, mediante agendamento pelo telefone: 3184-7754

10h às 11h / 14h às 16h – Educação Ambiental do Projeto Preguiça de Garganta Marrom

Local: Alameda dos primatas

14h30 / 15h30 – Atividade de falcoaria
Local: Bosque do pau-brasil, ao lado do prédio administrativo

14h30 / 15h30 – Atividade de falcoaria
Local: Bosque do pau-brasil, ao lado do prédio administrativo

11h às 16h – Trilha interpretativa na Mata Atlântica (curta)

Local: Saída do prédio administrativo, com destino ao Açude do Meio – confirmar

14h às 16h – Oficina de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica

Local: Sementeira do Parque

*9h às 11h – 14h às 16h – As atividades acontecem exclusivamente na sexta-feira (11/10) – Serão realizadas pelo Parque de Dois Irmãos, numa parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, com participação dos professores Ednilza Maranhão dos Santos, Jeane Claine de Albuquerque Modesto e Luiz Augustinho Menezes da Silva

Local: Auditórios do Parque
Obs: Não é necessário agendar.

Auditório 1 – Programação:

РExposi̤̣o sobre morcegos

– Exposição sobre artrópodes (aranhas, escorpiões, insetos e miriápodes), com ênfase às espécies peçonhentos

– Exposição sobre invertebrados marinhos (crustáceos, moluscos e cnidárioas)

РAtividades l̼dicas para as crian̤as (jogos e desenhos)

Auditório 2 – Programação:

– Teatro de fantoches – Serão realizadas várias apresentações ao longo do dia, com 30 minutos de duração

– Roda de leitura

FIM DE SEMANA DAS CRIANÇAS

12 e 13 de outubro – sábado e domingo, 9h às 16h

Serão realizadas atividades como brincadeiras, oficinas, esquetes teatrais e contação de história em todos os polos:

Polo 1 – Local: Parquinho

Polo 2 – Local: Alameda dos Primatas

Polo 3 РLocal: Cidade das Crian̤as

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »