Tradicionalmente realizada pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cul.."> Tradicionalmente realizada pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cul.."> Pátio de São Pedro recebe Terça Negra especial neste Dia da Consciência Negra (20) - Algomais
Pátio de São Pedro recebe Terça Negra especial neste Dia da Consciência Negra (20)

Pátio de São Pedro recebe Terça Negra especial neste Dia da Consciência Negra (20)

Publicado em 20/11/2018 por Revista algomais às 9:43

Tradicionalmente realizada pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Núcleo da Cultura Afro-brasileira, a Terça Negra está sendo realizada em quatro edições neste mês de novembro, e não apenas uma vez no mês como de costume. Amanhã (20), Dia da Consciência Negra, as celebrações no Pátio de São Pedro terão início ainda pela manhã e só serão encerradas a noite. Na programação: Feira Afroempreendedora, serviços de saúde, oficinas e shows.

Promovendo um verdadeiro desfile de tradições e celebrações de matriz africana, a programação de amanhã será concebida com a participação das secretarias de Turismo, Esportes e Lazer e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. De manhã, a partir das 9h, o Pátio de São Pedro recebe a Feira Afroempreendedora, além de serviços de saúde, como distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicemia, vacinação, teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, Reiki e auriculoterapia.

Às 9h e às 10h, vai ter oficina de dança afro e de contação de história. Das 11h20 às 12h e das 14h às 15h, o microfone estará aberto para o público presente. Às 15h, uma roda de diálogo sobre o papel do hip hop no fortalecimento da identidade da população negra reunirá Zé Brown e Jouse Barata.

Na Casa do Carnaval, às 14h30, será ministrada a oficina Juventude Participa. Mais cedo, às 14h, haverá exibição de filmes no Memorial Chico Science. E, às 15h, no Núcleo Afro, serão ministradas oficinas sobre cuidados com cabelos cacheados e crespos e de maquiagem para peles negras.

A tarde termina com a apresentação do Maracatu Linda Flor, às 17h. Mais tarde, às 19h, começa a Terça Negra propriamente dita, que abrirá, como de costume, com capoeira. Depois, subirão ao palco montado pela Prefeitura do Recife as bandas Tambor Falante, Lamento Negro e Lucas & Orquestra dos Prazeres.

A celebração à cultura afro-brasileira só acaba na Terça Negra do dia 27, com capoeira e outros grandes shows de Massapê, Faces do Subúrbio e Marlevou. A festa a céu aberto, naquele importante cenário da história e da cultura pernambucana, é gratuita e aberta ao público. A primeira edição da Terça Negra do mês de novembro ocorreu no último dia 6, depois a festa seguiu no dia 13.

Confira a programação completa:

Dia 20 – Dia da Consciência Negra

9h às 18h – Feira Afroempreendedora e serviços de saúde (distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicemia, vacinação, teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, Reiki e auriculoterapia)

9h – Oficina de Dança Afro com Paulo Queiroz

10h – Contação de história – Roma Julia

10h – Olha! Recife – Bairro de Santo Antônio

11h20 às 12h – Microfone aberto

14h às 15h – Microfone aberto

15h – Roda de diálogo o sobre o Papel do Hip Hop no fortalecimento da identidade da população negra, com Zé Brown e Jouse Barata

17h – Maracatu Linda Flor

Casa do Carnaval

14h30 – Oficina Juventude Participa

Memorial Chico Sciense

14h – Exibição de filmes que abordam a questão racial – UNEGRO

Núcleo da Cultura Afro-brasileira

15h – Oficina sobre cuidados com o Cabelo crespo e cacheado e maquiagem – Félix Oliveira

Maquiagem para pele Negra com Gênesis

Terça Negra

19h – Capoeira

20h – Tambor Falante

21h – Lamento Negro

22h – Lucas & a Orquestra dos Prazeres

Dia 27

Terça Negra

19h – Capoeira

20h – Massapê

21h – Faces do Subúrbio

22h – Marlevou

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »