12 fotos da Ponte Maurício de Nassau Antigamente

12 fotos da Ponte Maurício de Nassau Antigamente

Publicado em 06/02/2020 por Revista algomais às 17:29

No último domingo, o grupo Caminhadas Domingueiras realizou um passeio pelas pontes do Recife. Publicamos hoje uma série de fotos da primeira visitada pelo grupo, que foi também a pioneira no Recife. A Ponte Maurício de Nassau leva esse nome em homenagem ao príncipe holandês que foi responsável pela primeira construção, no ano de 1644, seu nome inicial era Ponte do Recife. Na sua inauguração é que houve o famoso episódio do Boi Voador, em que Nassau.

“Segundo os historiadores, no dia 28 de fevereiro de 1644, data da inauguração da ponte do Recife, hoje conhecida como ponte Maurício de Nassau, o conde holandês Maurício de Nassau, que estava de partida da cidade, desejando a presença de grande público para homenagear o evento, mobilizou a população espalhando a notícia que faria “um boi voar” sobre a ponte. O conde utilizou-se de um couro de boi moldou-o em forma de um balão inflável, amarrado em cordas finas, sobre roldanas, controlado por marinheiros, que o fazia dar cambalhotas no ar”, afirmou Regina Coeli Machado, da Fundaj.
..

 

As imagens são dos Acervos da Fundaj (Villa Digital) e da Biblioteca do IBGE. Clique nas fotos para ampliar. Nesta postagem, além das fotos da atual ponte, incluímos duas da Ponte Sete de Setembro (segunda versão) e duas imagens dos Arcos que ficavam nas extremidades da primeira ponte criada por Nassau.
.

De acordo com Regina Coeli Machado¹, da Fundaj, “Sua estrutura possuía uma parte levadiça que permitia a passagem de embarcações, através do pagamento de pedágio, cuja cobrança ficava a cargo de companhia holandesa”. Na primeira versão da ponte havia arcos nas suas extremidades. O arco da Conceição ficava localizado no bairro do Recife e o Arco de Santo Antônio no bairro de Santo Antônio.

Arco da Conceição

.

Arco de Santo Antônio

Após uma série de reformas, a primeira construção foi substituída por uma estrutura de ferro e passou a se chamar de Ponte 7 de Setembro. Nas foto abaixo, registros do Acervo Josebias Bandeira, há uma aparência que nos faz lembrar da atual Ponte da Boa Vista.

Ponte Sete de Setembro, em 1880 (Acerbo Benício Dias)

Ponte Sete de Setembro, em 1880 (Acervo Josebias Bandeira)

A atual estrutura foi erguida em 1917, sob a gestão do governo de Manuel Borba. 

“A ponde construída por Nassau, chamada de Ponte do Recife, ela era muito mais extensa do que hoje se vê. Foi a primeira ponte de madeira sobre o rio Capiberibe e a primeira de grande porte no Brasil. Possuía uma parte levadiça para permitir a passagem de embarcações, um feito notável de engenharia para a época. Ela durou mais de duzentos anos tendo sido reformada três vezes”, afirmou Joelza Ester Domingues².

.


.


.


.


.


.


.


.

*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)

.
Fontes:

MACHADO, Regina Coeli Vieira. Ponte Maurício de Nassau.. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>.

DOMINGUES, Joelza Ester. https://ensinarhistoriajoelza.com.br/o-boi-voador-do-recife-existiu/ – Blog: Ensinar História.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »