12 fotos do Futebol Pernambucano na década de 1920

12 fotos do Futebol Pernambucano na década de 1920

Publicado em 25/06/2020 por Revista algomais às 9:31

Nos preparativos para a volta do futebol pernambucano, após mais de três meses sem partidas, a coluna Pernambuco Antigamente faz uma homenagem aos clubes que disputaram a competição do Estado na década de 20. Todas as imagens abaixo são do ano de 1926. Náutico, América, Flamengo, Santa Cruz e Sport são alguns dos times clicados nas fotos da Revista da Cidade, uma publicação pernambucana que circulou naquela década. O Torre foi o campeão daquela edição em que futebol ainda se escrevia Foot-Ball.

De acordo com o artigo Futebol, times pernambucanos 1905-2010, de Lúcia Gaspar, da Fundaj: “O futebol em Pernambuco, desde a sua introdução, no início da década de 1900, já possuiu mais de cem clubes, entre equipes da capital e de municípios do interior do Estado. Na década de 1910, houve um grande crescimento do número de clubes de futebol pelos subúrbios recifenses. Na época, o futebol era praticado por ingleses residentes na cidade, que jogavam bola nos quintais das suas casas, a maioria funcionários de companhias britânicas como a Great Western of Brazil Railway Company Limited, encarregada da construção de ferrovias no país, e a Pernambuco Tramways and Power Company Limited, responsável pelos serviços de bonde e energia elétrica no Recife. A partir da criação da Liga Sportiva Pernambucana (LSP), em 1915, o futebol começou a dar os primeiros passos em termos de competições oficiais no Estado. A imprensa passou a dar mais cobertura dos jogos e o número de clubes aumentou.”

Nas próximas edições traremos novas imagens do Recife na década de 20, a partir de uma pesquisa no acervo da Revista da Cidade, disponibilizado pela Fundação Joaquim Nabuco.

Clique nas fotos para ampliar e ler algumas legendas das imagens.

Time do Náutico

.
Equipe do Torre

.
Veja como ficavam os espectadores para acompanhar a partida do Náutico x Torre

.

Partida em Garanhuns, quando uma equipe da cidade, não mencionada na nota, enfrentou o América
Não há registro de nenhuma equipe de Garanhuns no campeonato deste ano. Uma possibilidade é dessa imagem ser de uma partida amistosa.

.

Público assistindo partida entre o Náutico e o Flamengo

.

Madeira rubro-negra em campo
Não há uma descrição precisa no arquivo para confirmar se era o Sport ou alguma outra equipe também rubro-negra naquela competição.

.
Santa Cruz em dia de uma partida diante do Timbu

.

Foto destaca público assistindo um treino de futebol

.
Entrada do Campo do “Club Náutico Capibaribe”

.
Foto de um “Flagrante ao Campo do Sport”, segundo a legenda da imagem na Revista da Cidade

.
Equipe do América, no ano de 1926

.
Delegação do Flamengo do Recife, em uma partida disputada em Maceió.

.
Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »