8 casas e casarões do Grande Recife Antigamente

8 casas e casarões do Grande Recife Antigamente

Publicado em 27/09/2018 por Revista algomais às 13:41

Fizemos uma seleção de fotos do casario do Recife, de Olinda e do Cabo de Santo Agostinho, antigamente. As imagens são da Biblioteca do IBGE. A maioria delas foi do ano de 1957, de Tibor Jablonsky. A transformação urbanística das cidades torna esses espaços, que antes eram de moradia, pouco reconhecíveis nas imagens de um tempo mais bucólico do Estado.

Confira abaixo e clique nas fotos para ampliar.

1. Casas no Recife (PE), em 1957

 

2. Casa de João Fernandes Vieira no Recife (PE), em 1957

João Fernandes Vieira, português nascido em Funchal, senhor de engenho, foi um dos líderes da Insurreição Pernambucana e o primeiro signatário célebre do “compromisso”, assumido por 18 líderes insurretos, de 23 de maio de 1645. Fernandes Vieira, comandou um dos quatro Terços do “Exército Patriota” nas duas Batalhas dos Guararapes. Em 1654, entrou triunfante no Recife liberto, recebendo as chaves da cidade. Recebendo do Exército o título de “Patriarcas da Força Terrestre”.

 

 

3. Casa Navio, no Recife (PE)

A Casa Navio foi uma obra de Adelmar da Costa Carvalho, empresário, industrial e ex-deputado federal de Recife. Erguida na orla da praia de Boa Viagem, A Casa Navio foi uma residência que replicava com capricho as acomodações do transatlântico Queen Elizabeth. Já teve como hóspede o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

 

4. Vista interna da casa onde nasceu Joaquim Nabuco, no Recife

Joaquim Nabuco, escritor e diplomata, nasceu no sobrado de nº 147, localizado na antiga Rua Aterro da Boa Vista, atual Rua da Imperatriz Tereza Cristina, esquina da Rua Bulhões Marques em Recife, PE, em 19 de agosto de 1849, e faleceu em Washington, EUA, em 17 de janeiro de 1910.

 

5. Casa no Bairro do Carmo em Olinda (PE), em 1957
Casa em estilo mouriso, localizada na Praça Conselheiro João Alfredo, no Bairro do Carmo.

 

6. Casa do Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho

O Engenho Massangana é um conjunto arquitetônico rural do século XIX, composto pela Casa-Grande e Capela de São Mateus em uma área de dez hectares, que está localizado no Cabo de Santo Agostinho. Seu nome, de origem africana, vem do Rio Massangana que na época do auge do açúcar, servia para o escoamento do que era produzido nos engenhos da região até o Porto do Recife. Acredita-se que Tristão de Mendonça tenha fundado o Engenho Massangana, através da doação de um pedaço de terra do município feita por Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco.

 

7. Casas na Praia de Boa Viagem no Recife (PE)

 


8. Casas na Praia do Pina

*Para enviar fotos ou sugerir pautas, mande um e-mail para rafael@algomais.com

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »