Pernambuco em Antologias será tema de palestra na XII Bienal do Livro

Pernambuco em Antologias será tema de palestra na XII Bienal do Livro

Publicado em 12/10/2019 por Revista algomais às 9:13
O escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), Antônio Campos, falará para o público no sábado (12), às 19h, no Auditório Círculo das Ideias.

A literatura pernambucana em verso e prosa. Esse rico acervo literário presente na coleção Pernambuco em Antologias, lançada pela Editora Carpe Diem, será o tema da palestra do escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), Antônio Campos, no sábado (12), às 19h, no Auditório Círculo das Ideias, na programação da XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Após a palestra haverá sessão de autógrafo.

Já em sua segunda edição, a coleção reúne as publicações “Cronistas de Pernambuco”, “Pernambuco, Terra da Poesia” e “Panorâmica do Conto em Pernambuco”. É assinada por Antônio Campos, junto com Cyl Galindo (contos), Cláudia Cordeiro (poesia) e Luiz Carlos Monteiro (crônicas). “Essas obras, organizadas por mim em parceria com grandes amigos, são um vasto mural da produção literária pernambucana”, ressalta Campos.

No livro Pernambuco, terra da poesia, realizado em parceria com Cláudia Cordeiro, os leitores encontrarão um painel da poesia pernambucana entre os séculos XVI e XXI. São 161 poetas em quase 600 páginas de poemas. “Tivemos como resultado um registro magnífico de várias situações, paisagens e sentimentos vivenciados, tanto por parte dos autores quanto pelos leitores que “viajam” ao lerem a obra”, detalha Antônio Campos.

Já Panorâmica do conto em Pernambuco, uma parceria com Cyl Gallindo, foi necessário uma leitura detalhada de mais de 500 textos em livros, revistas, internet e acervos pessoais dos autores, o que proporcionou um painel do que há de excelência na literatura de contos. Suas páginas transcendem o registro biográfico da naturalidade, trazendo Graciliano Ramos, que morou em Buíque, agreste pernambucano, durante a infância, assim como a ucraniana Clarice Lispector, que se dizia recifense por ter morado no Recife quando criança.

O livro que completa a trilogia, o Cronistas de Pernambuco, realizado em parceria com o professor Luiz Carlos Monteiro, traz um importante registro literário de autores de variada origem e tendência profissional e artística, do século XIX até os dias atuais. “Reunimos pequenos ou grandes acontecimentos, fatos e eventos cotidianos que a notícia de jornal não pode exprimir com a poesia e a sutilidade que a crônica requer”, explica Antônio Campos.

Serviço:

Palestra “Pernambuco em Antologias”, por Antônio Campos

Local: Auditório Círculo das Ideias, na XII Bienal Internacional do Livro, Centro de Convenções, em Olinda

Data: 12/10 – sábado

Hora: 19h

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »