Recife recebe a 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Recife recebe a 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Publicado em 02/08/2019 por Revista algomais às 8:30
Festival exibe, de 8 a 21 de agosto, o melhor do cinema italiano contemporâneo em 16 cidades do Brasil.

Neste ano, Recife recebe o 8 ½ Festa do Cinema Italiano entre os dias 8 e 14 de agosto com programação ampliada, e apresenta onze filmes, com destaque para a sessão especial de O Melhor da Juventude, de Marco Tullio Giordana, um clássico contemporâneo que faz sua volta à tela grande e narra alguns dos anos mais intensos da recente história italiana, acompanhando a saga de uma família dos anos 60 até os 2000. O festival será realizado no Cinema São Luiz.

Esta edição terá duração de duas semanas: de 8 a 14 de agosto, além de Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo recebem o festival. De 15 a 21 de agosto, as cidades de Belém, Florianópolis, Goiânia, Salvador e Vitória recebem o evento, além de Fortaleza, Londrina e Natal, que passam a integrar o circuito.

Depois de mais de uma década de sucesso em dezenas de cidades lusófonas e em três continentes diferentes, o Festa firma-se como evento de grande relevância também no Brasil. Além do número de cidades, aumentaram também o número de filmes apresentados e as sessões programadas, serão mais que 300 nestas duas semanas de exibição alcançando mais de 25.000 espectadores.

Realização e apoios

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Eventi e com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro e do Cinecittà Luce. Além disso, conta ainda com a colaboração da rede de Consulados Italianos em todas as cidades que recebem o festival no Brasil.

O patrocinador principal desta 5ª edição é a marca FIAT do FCA Group. A marca italiana é a sétima maior fabricante de automóveis do mundo e líder em vendas no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil.

Cresceram os números e cresceu também a qualidade da seleção

Nesta edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, estão garantidas as premières de importantes filmes, que fizeram grande sucesso nos mais importantes festivais internacionais, como Lucia Cheia de Graça (Troppa Grazia), de Gianni Zanasi, exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2018; ou Euforia, de Valeria Golino, filme em competição na mostra Un Certain Regard, também no Festival de Cannes 2018.

Apresentamos ainda as últimas obras de grandes autores como Noite Mágica (Notti Magiche), dirigido por Paolo Virzì (de A Primeira Coisa Bela, Loucas de Alegria, Ella e John), que chega ao Brasil com distribuição da Imovision, e Silvio e os Outros (Loro), do vencedor do Oscar, Paolo Sorrentino (A Grande Beleza, Youth) sobre a vida do controverso ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.

Não falta espaço para novas descobertas com a exibição de filmes de jovens diretores que despertaram o interesse da crítica e do público, como, por exemplo, Entre Tempos (Ricordi?), de Valerio Mieli, uma poética reflexão sobre um amor nunca esquecido; Desafio de um Campeão (Il Campeone), filme emocionante que traz o universo do futebol em uma história de amizade e companheirismo estrelada por Stefano Accorsi e Andrea Carpenzano, Dafne, de Federico Bondi que conta a comovente história de uma jovem com Síndrome de Down interpretada por Carolina Raspanti, e, por fim, o divertido Bangla, de Phaim Bhuiyan, longa premiado como a melhor comédia italiana do ano, que narra as aventuras amorosas de um italiano filho de imigrantes de Bangladesh.

Arte na Tela

No ano em que se comemoram os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, o festival faz a sua homenagem aos grandes mestres da arte renascentista ao trazer nas suas imagens oficiais recriações contemporâneas de algumas das obras-primas de Caravaggio, Leonardo Da Vinci, Botticelli, Raffaello e Michelangelo Buonarroti.

Esta escolha é representada também em termos de programação. Durante o festival, serão exibidos em pre-estreia Michelangelo – Infinito, de Emanuele Imbucci e Caravaggio – A Alma e o Sangue, de Jesus Garcés Lambert dois dos filmes que farão parte do ciclo A Grande Arte no Cinema, uma série de documentários de grande impacto que serão exibidos nas salas brasileiras a partir de Outubro.

Para concluir, decidimos este ano homenagear um importantíssimo filme italiano O Melhor da Juventude (La Meglio Giovetú) de Marco Tullio Giordana, uma epopeia familiar através de algumas das páginas mais importantes da recente história da Itália. Um filme muito amado também no Brasil exibido agora em uma nova cópia restaurada.

Mais novidades, a programação com os filmes, horários e os convidados estarão disponíveis no website oficial: www.festadocinemaitaliano.com.br

SERVIÇO – FESTA DO CINEMA ITALIANO EM RECIFE (PE)

Data: de 8 a 14 de agosto

Local:
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 – Boa Vista)

Ingressos:R$ 10 (inteira) | R$ 5 (Meia/Estudante)

Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos cinemas ou nos websites:

www.itaucinemas.com.br

www.festadocinemaitaliano.com.br

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://bit.ly/Programação-FCI2019

SINOPSES:

Silvio E Os Outros (Loro), de Paolo Sorrentino

ITÁLIA // 2018 // 100′ // DRAMA // LEG.PT // 18 ANOS

Sinopse Empreendedores, cortesãos, políticos corruptos, bobos, acrobatas: é o circo em torno de Silvio Berlusconi. O filme põe no centro “eles”, os que contam pouco, os tubarões que frequentam o circo, que o chamam pelo nome: Silvio.

Com Toni Servillo no papel de Berlusconi, Silvio e os Outros descreve a decadência do reino de Silvio Berlusconi e, sobretudo, da sua corte.

A Festa do Cinema Italiano exibe a versão internacional do longa.

Ficha Técnica:

Título Original: Loro

Roteiro: Paolo Sorrentino, Umberto Contarello

Fotografia: Luca Bigazzi

Edição: Cristiano Travaglioli

Música: Lele Marchitelli

Produção: Nicola Giuliano, Francesca Cima, Carlotta Calori, Viola Prestieri, Gennaro Formisano, Luca Pataro

Elenco: Toni Servillo, Elena Sofia Ricci, Riccardo Scamarcio, Kasia Smutniak

Distribuição: Pathe Distribution

Noite Mágica (Notti Magiche), de Paolo Virzì

Link para Imagens

ITÁLIA // 2018 // 125′ // COMÉDIA // LEG.PT // 16 ANOS

Sinopse Um grande produtor de cinema é encontrado morto no rio Tibre, e os principais suspeitos são três jovens roteiristas. Enquanto os amigos passam a noite na delegacia sendo interrogados pela polícia, eles revivem sua tumultuada e emocionante jornada pelas ruas de Roma, nos suspiros finais da era gloriosa do grande cinema italiano.

Ficha Técnica:

Título Original: Notti Magiche

Roteiro: Paolo Virzì, Francesca Archibugi, Francesco Piccolo

Fotografia: Vladan Radovic

Edição: Jacopo Quadri

Música: Carlo Virzì

Produção: Marco Belardi, Ivan Fiorini

Intérpretes: Mauro Lamantia, Giovanni Toscano, Irene Vetere, Roberto Herlitzka, Marina Rocco

Distribuição: Imovision

Euforia (Euforia), de Valeria Golino

Link para Imagens

ITÁLIA // 2018 // 120′ // DRAMA // LEG.PT // 14 ANOS

Sinopse

Matteo é um jovem e bem sucedido homem de negócios, charmoso e enérgico.Já Ettore é um homem calmo e justo, professor do segundo ano, que vive à sombra, sem nunca ter saído do vilarejo onde ambos cresceram.

São irmãos, mas possuem personalidades opostas. A vida vai forçá-los a reviver uma situação difícil, que vai culminar em um conhecimento mais profundo um do outro, em um vórtex de fragilidade e euforia.

Ficha Técnica:

Título Original: Euforia

Roteiro:Valeria Golino, Francesca Marciano, Valia Santella

Fotografia: Gergely Pohárnok

Edição: Giogiò Franchini

Música: Nicola Tescari

Produção: Ht Film, Indigo Film With Rai Cinema

Elenco: Riccardo Scamarcio, Valerio Mastandrea, Jasmine Trinca

Distribuição: Il Sorpasso

Lucia Cheia de Graça (Troppa Grazia) de Gianni Zanasi

Link para Imagens

ITÁLIA // GRÉCIA // ESPANHA // 2018 // 110′ // COMÉDIA // LEG.PT // 12 ANOS

Sinopse

Estrelado por Alba Rohrwacher e Elio Germano, Troppa Grazia conta a história de Lucia, uma mãe solo que luta para encontrar o equilíbrio entre os cuidados com a filha e a sua carreira como topógrafa. O seu futuro sofre uma reviravolta devido às aparições de uma insistente “Nossa Senhora”, determinada a dar um novo rumo a vida de Lucia.

Ficha Técnica:

Título Original: Troppa Grazia

Roteiro: Gianni Zanasi, Giacomo Ciarrapico, Federica Pontremoli, Michele Pellegrini

Fotografia: Vladan Radovic

Edição: Rita Rognoni, Gianni Zanasi

Música: Niccolò Contessa

Produção: Pupkin Production srl.

Intérpretes: Alba Rohrwacher, Carlotta Natoli, Elio Germano, Giuseppe Battiston, Hadas Yaron, Thomas Trabacchi

Distribuição: Il Sorpasso

Entre Tempos (Ricordi?), de Valerio Mieli

Link para Imagens

ITÁLIA // 2018 // 106′ // DRAMA/ROMANCE // LEG.PT // 14 ANOS

Sinopse

Lui (Luca Marinelli) e Lei (Linda Caridi) são duas pessoas completamente diferentes, mas que formam um casal intenso e apaixonado. Juntos durante anos, seus sentimentos estão em conflito constante, revelando uma montanha-russa emocional entre eles: enquanto Lui acredita em um futuro brilhante, Lei não consegue deixar de viver no passado. Ao longo dos anos, o par colecionou frustrações, alegrias, tristezas e angústias.

Ficha Técnica:

Título Original: Ricordi?

Roteiro: Valerio Mieli

Fotografia: Daria D’antonio

Edição: Desideria Rayner

Produção:Angelo Barbagallo, Laura Briand

Elenco:Luca Marinelli, Linda Caridi, Giovanni Anzaldo

Distribuição: Cineart Filmes

Bangla (Bangla), de Phaim Bhuiyan

Link para Imagens

ITÁLIA // 2019 // 87′ // COMÉDIA // LEG.PT // 14 ANOS

Sinopse

O primeiro trabalho realizado por Phaim Bhuiyan é inspirado em sua vida e traz como protagonista o próprio Phaim, um rapaz, de 22 anos, oriundo do Bangladesh, que vive em Torpignattara, no subúrbio de Roma.

Quando ele se apaixona perdidamente por Asia, uma jovem italiana, entra em pânico. De acordo com os seus pais, muito tradicionais, ele tem que casar com uma mulher bengali; e de acordo com a lei islâmica, sexo antes do casamento é pecado. O que fazer?

Uma comédia honesta sobre integração e identidade.

Ficha Técnica:

Título Original: Bangla

Roteiro: Phaim Bhuiyan, Vanessa Picciarelli

Fotografia: Simone D’onofrio

Edição:= Roberto Di Tanna

Música: Dario Lanzellotti

Produção: Annamaria Morelli, Domenico Procacci

Elenco: Phaim Bhuiyan, Simone Liberati, Pietro Sermonti, Carlotta Antonelli, Shaila Mohiuddin, Nasima Akhter, Rishad Noorani

Distribuição: Il Sorpasso

Desafio de um Campeão (Il Campione), de Leonardo D’Agostini

Link para Imagens

ITÁLIA // 2019 // 105′ // DRAMA // LEG.PT // LIVRE

Sinopse

Christian é uma estrela do futebol. Valerio é um professor arisco e solitário. Vindos de dois mundos diferentes, os dois deverão encontrar forças um no outro, quando Valerio é destacado para ajudar Christian a controlar o seu temperamento depois de causar problemas em campo.

Ficha Técnica:

Título Original: Il Campione

Roteiro: Leonardo D’agostini, Antonella Lattanzi

Fotografia: Michele Paradisi

Edição: Gianni Vezzosi

Música: Stefano Ratchev, Mattia Carratello

Produção: Fabio Ferro, Gabriele Lilli, Matteo Rovere, Sydney Sibilia

Elenco: Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano, Massimo Popolizio, Anita Caprioli, Mario Sgueglia

Distribuição: Arteplex

Dafne (Dafne) de Federico Bondi

ITÁLIA // 2019 // 94′ // DRAMAN // LEG.PT // 10 ANOS

Sinopse

Dafne (Carolina Raspanti) é uma jovem e determinada mulher com síndrome de Down que, após a morte inesperada de sua mãe, precisa aprender a se conciliar com seu pai (Antonio Piovanelli). Além de ter que lidar com o próprio luto, Dafne assume um papel essencial na vida do pai quando este entra em depressão depois de perder a esposa. A relação dos dois muda completamente quando resolvem fazer uma trilha nas montanhas.

Ficha Técnica:

Título Internacional: Dafne

Roteiro: Federico Bondi And Simona Baldanzi

Fotografia: Piero Basso

Edição: Stefano Cravero

Música: Saverio Lanza

Produção: Marta Donzelli e Gregorio Paonessa

Elenco: Carolina Raspanti, Stefania Casini, Antonio Piovanelli

Distribuição: Pagu Pictures

O Melhor da Juventude (La Meglio Gioventú) (Parte I & Parte II), de Marco Tullio Giordana

ITÁLIA // 2003 // 358′ // DRAMA // LEG.PT // 18 ANOS

Sinopse
Esta é a história de uma família italiana do fim dos anos 60 até aos nossos dias. Nicola e Matteo são dois irmãos que vão reviver acontecimentos e lugares que tiveram um papel crucial na história da Itália: das cheias de Florença à luta contra a máfia, dos grandes jogos de futebol da Itália às canções que marcaram gerações, dos movimentos estudantis terroristas, da crise dos anos 1990 à tentativa de inovação e a construção de um país moderno. Os personagens perseguem os seus sonhos atravessando a História: crescem, magoam-se e criam novas ilusões em que apostam todas suas energias.

Ficha Técnica:

Título Original: La meglio gioventú

Roteiro: Sandro Petraglia, Stefano Rulli

Fotografia: Roberto Forza

Edição: Roberto Missiroli

Produção: Angelo Barbagallo, Gianfranco Barbagallo, Donatella Botti, Alessandro Calosc

Elenco: Adriana Asti, Alessio Boni, Luigi Lo Cascio, Sonia Bergamasco

Distribuição: Arteplex Filmes

Michelangelo – Infinito (Michelangelo – Endless), de Emanuele Imbucci

ITÁLIA // 2018 // 95′ // DOCUMENTÁRIO // LEG.PT // 6 ANOS

Sinopse

Michelangelo – Infinito é o primeiro filme de arte sobre o gênio do Renascimento e da história da arte universal: Michelangelo Buonarroti.

Um documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e perturbado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também de mostrar grande coragem quando se trata de apoiar as suas crenças e ideologias.

Uma personalidade imortal, um dos maiores artistas que o mundo já viu, cuja rica e variada produção artística se tornou um marco na história da arte universal.

Este filme surpreendente, filmado com as mais avançadas tecnologias de filmagem, refaz a principal produção pictórica e escultórica de Michelangelo, mostrando as suas obras mais famosas.

Ficha Técnica:

Título internacional: Michelangelo – Endless

Roteiro: Cosetta Lagani, Emanuele Imbucci, Sara Mosetti, Tommaso Strinati

Fotografia: Maurizio Calvesi

Edição: Sara Zavarise

Música: Matteo Curallo

Produção: Roberto Andreucci, Francesco Invernizzi, Cosetta Lagani

Intérpretes: Enrico Lo Verso, Ivano Marescotti

Distribuição: Il Sorpasso

Caravaggio – A Alma e o Sangue (Caravaggio: L’anima E Il Sangue), de Jesus Garcés Lambert

ITÁLIA // 2018 // 90′ // LEG.PT // 6 ANOS

Sinopse

Uma viagem cinematográfica emocionante pela vida, a obra e os tormentos do pintor italiano Caravaggio.

Luz e sombra, contrastes e contradições, gênio e intemperança distinguem a sua existência e sua arte. Uma excursão narrativa e visual, filmada em Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta. Um dos filmes sobre arte mais visto na Itália.

Ficha Técnica:

Título Original: Caravaggio: L’anima E Il Sangue

Roteiro: Aline Bardella, Francesco Invernizzi

Produção: Aline Bardella, Francesco Invernizzi

Intérpretes: Manuel Agnelli

HISTÓRIA

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu em Lisboa em 2008 e em pouco mais de dez anos expandiu sua programação com crescente sucesso em diferentes países de língua portuguesa, tais como Brasil, Angola e Moçambique.

O evento visa não só promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro, mas também colaborar para que o cinema italiano, e também o cinema europeu, possam encontrar espaço sempre maior na oferta cultural do País.

Por esta razão, conta com a colaboração das principais distribuidoras cinematográficas brasileiras, que terão a oportunidade de promover seus títulos em diversas pré-estreias que ocorrerão na programação do 8½ Festa do Cinema Italiano.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »