A saga dos Espartilhos e Gravatas (por Paulo Caldas)

A saga dos Espartilhos e Gravatas (por Paulo Caldas)

Publicado em 21/05/2020 por Revista algomais às 9:14

*Por Paulo Caldas

Espartilhos e Gravatas – História da Família Pabst no Brasil é um trabalho denso, primoroso, criado pelo médico escritor Flávio Link Pabst e impresso pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), 2020, com projeto visual da designer Bel Caldas. Do ponto de vista estético, o livro possui um acervo iconográfico – imagens legendadas de fotografias, objetos, símbolos, brasões, mapas e recortes de gentes e lugares desde a Alemanha até a chegada ao Brasil na segunda metade do século XIX. O Recife foi nascedouro do ambicioso projeto editorial cuja publicação contempla ainda a apresentação de uma frondosa árvore genealógica.

O conteúdo traz fatos significativos que vão além do âmbito familiar e desse modo assumem contornos históricos, sociológicos e de viés econômico. O autor premia a narrativa com aspectos anteriores a partir da fixação do casal Johann e Wilhelmine Lina Warthner, no Rio Grande do Sul até a ramificação se estender por São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Movido por sentimento empreendedor, o patriarca deixou dois sócios cuidando da fábrica de espartilhos e gravatas na Alemanha e veio abrir outra aqui. O êxito do negócio o fez permanecer no Brasil, em Porto Alegre, onde a considerável quantidade de migrantes alemães poderia tornar mais fácil a adaptação no novo país. É interessante lembrar, nos dias de hoje, que o nome Pabst ultrapassou fronteiras e constituiu núcleos familiares na Argentina, Canadá e Estados Unidos da América.

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor pelo WhatsApp 81.99966.9066

*Paulo Caldas é escritor

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »