Municípios promovem festas tradicionais

Municípios promovem festas tradicionais

Publicado em 22/06/2019 por Revista algomais às 15:00
Foto: Guga Matos

O Ciclo Junino já começou com o Governo de Pernambuco promovendo a interiorização dos investimentos com o objetivo de ofertar uma programação cultural com atrações artísticas que tenham nossa identidade. Quase uma centena de municípios receberá apoio da Secult/Fundarpe e da Setur/Empetur para a realização de suas festas juninas, com um total de investimento em torno R$ 8 milhões, exclusivamente para a contratação de artistas e grupos em sua maioria ligados à tradição junina e que foram selecionados por uma convocatória pública.

Além do apoio aos municípios, a Fundarpe também fomenta dezenas de encontros tradicionais de São João na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata do Estado.
O modelo de parceria adotado pelo Governo do Estado garante apoio a dezenas de festas juninas municipais e a eventos importantes do calendário junino, através de contratações artísticas. “É um formato que vem garantindo a circulação dos cantores, bandas e grupos de forró, coco, ciranda, entre outros gêneros típicos desta época, em festas de várias cidades, de todas as regiões do estado, além de fortalecer eventos já tradicionais, como o São João da Casa da Rabeca, dos artistas tradicionais da Mata Norte, entre outros encontros que caracterizam nossa festa. Mais uma vez o Governo de Pernambuco sai exitoso na parceria com as prefeituras do estado, que compreendem a importância de fazer um São João o mais tradicional possível”, coloca o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

A Fundarpe levará artistas e grupos culturais para 44 municípios: Águas Belas, Correntes, Cortês, Cumaru, Ferreiros, Gameleira, Glória de Goitá, Iati, Ibirajuba, Itambé, Itapetim, Jaqueira, João Alfredo, Jucati, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Machados, Nazaré da Mata, Palmares, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Poção, Pombos, Riacho das Almas, Ribeirão, Rio Formoso, Sairé, Santa Maria do Cambucá, Santa Teresinha, São Bento do Una, Sertânia, Surubim, Tacaimbó, Terezinha, Terra Nova, Timbaúba, Venturosa, Vertente do Lério, Vitória de Santo Antão e Xexeu.

Por meio da Empetur, o Governo de Pernambuco apoia 55 municípios, com destaque para Caruaru, Arcoverde, Limoeiro, Carpina e Fernando de Noronha. Também haverá contração de artistas e grupos para Afogados da Ingazeira, Bezerros, Triunfo, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Primavera, São Benedito do Sul, Tacaratu, Caetés, Macaparana, Chã de Alegria, Cabrobó, Bonito, Aliança, Paulista, Floresta, Itaquitinga, Lagoa Grande, Sanharó e Alagoinha, entre outros. Ao todo, cerca
de 600 atrações estão sendo contratadas para esses municípios.

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

Segundo Jardim – Boa Viagem

Terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita
Encontros e eventos de cultura popular apoiados pelo São João de Pernambuco

Forró de Salu em Olinda

Três dias de forró e muita animação na Casa da Rabeca (Cidade Tabajara, Olinda). De 21 a 23 de junho acontece a 16ª edição do Forró de Salu. O arraial será aberto às 19h da sexta-feira (21), com fogueira, comidas típicas. A Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Nordestinos do Forró, Andrezza Formiga, Aracilio Araújo e o Coco das Mulheres tocam na sexta, a partir das 19h. No sábado, no mesmo horário, se revezam no palco o Coco Raio de Luz, trio pé de serra Beberibe, Gilmar Leite e Roberto Cruz.

Na véspera de São João (domingo), mantido o horário das 19h, será a vez do Coco de Fulô, Ivan Ferraz, Maciel Salu e, encerrando os festejos, o sanfoneiro Mestre Gennaro e Forró Serrado. A brincadeira junina reforça a solidariedade: o ingresso é um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade.

Pipoco no São João da Mata Norte – Ano IX – 2019

Encontro tradicional de manifestações da nossa cultura popular reunirá grupos de coco, ciranda, forró e bacamarte, de 23 de junho a 7 de julho, em terreiros da Mata Norte de Pernambuco: Lagoa do Itaenga, Nazaré da Mata, Aliança e Goiana.

Acorda Povo / Bandeira de São João da Nação Cambinada Estrela

Tradicional evento junino que é conduzido há doze anos pelos brincantes da Nação Cambinada Estrela. O evento acontece neste sábado (22), às 18h, na Campina do Barreto (Rua Doutor Elias Gomes, 420). O Coco dos Pretos é atração principal do evento, que tem entrada gratuita.

São João no Terreiro Boi Pintado

Comandado pelo Mestre Grimário, do Cavalo Marinho Boi Pintado, o evento acontece no Sítio São João (zona rural de Chã do Esconso), no dia de São João, segunda-feira (24). A partir das 21h, haverá apresentações do grupo de Coco do Mestre Juarez, Bacamarteiros Rei do Cangaço, Ciranda Bela Rosa de Mestre Bi, Quadrilha Junina Raio de Sol, Forró do Matulão do Mestre Grimário. Entrada gratuita.

19º Encontro Pernambucano de Coco 2019

Neste sábado (22), o São João de Pernambuco também viabiliza a realização do tradicional Encontro Pernambucano de Coco, em sua 19ª edição. O evento acontece na Praia de Itapuama (Cabo de Santo Agostinho), com entrada gratuita. A partir das 15h, tem o Coco das Mulheres, Ciranda Praieira Pernambucana, Coco de Roda do Cabo de Santo Agostinho, Coco do Mestre Zezinho, Coco de Pontezinha e, fizalizando, apresentação de Mestres do Coco Pernambucano.

Ciclo Junino (Destaques da Programação)

Sexta (21)

Novinho da Paraíba

Onde: Vertente do Lério, às 22h

Alcymar Monteiro

Onde: Arcoverde

Sábado (22)

Cascabulho

Onde: Arcoverde

Gennaro

Onde: Limoeiro

Ceceu Valença

Onde: Ferreiros, às 23h50

André Rio

Onde: Bezerros

Issar

Onde: Arcoverde

Zequinha dos oito Baixos

Onde Cortês, às 22h

Ed Carlos

Onde: Nazaré da Mata, às 23h

Benil

Onde: Primavera

Andrezza Formiga

Onde: Pedra, às 23h50

Banda Canarinhos do Forró

Onde: Ribeirão, às 22h

Azulinho

Onde: Sairé, às 23h50

Cezzinha

Onde: Sertânia, às 23h50

Josildo Sá

Onde: Surubim, às 21h

Domingo, 23

Coco Raízes de Arcoverde

Onde: Arcoverde

Cordel do Fogo Encantado

Onde: Arcoverde

Dudu do Acordeon

Onde: Itamaracá

Cristina Amaral

Onde: Itamaracá

Segunda, 24

Elba Ramalho

Onde: Arcoverde

Beto Ortis

Onde: Ribeirão, às 23h

Geraldinho Lins

Onde: Bezerros

Fabiana Pimentinha

Onde: Vitória de Santo Antão, às 23h

Quarta, 26

Banda Fulô de Mandacaru

Onde: Itapetim, às 22h30

Capim com Mel

Onde: Arcoverde

Quinta, 27

Alceu Valença

Onde: Arcoverde

Sexta, 28

Jorge de Altinho

Onde: Bonito

Assisão

Onde: Calçado

Sábado, 29

Alceu Valença

Onde: Afogados de Ingazeira

Amigos Sertanejos

Onde: Calçado

Coco de Umbigada

Onde: Arcoverde

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »