Jovens comercializam seus produtos na 19ª Feira de Miniempresas, da Junior Achievement Pernambuco

Jovens comercializam seus produtos na 19ª Feira de Miniempresas, da Junior Achievement Pernambuco

Publicado em 17/09/2019 por Revista algomais às 6:45
O evento, que acontece nos próximos dias 21 e 22, no shopping RioMar Recife, é a fase prática do programa Miniempresa, quando os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos que criaram 

Cerca de 700 estudantes participam, nos próximos dias 21 e 22, no shopping RioMar Recife, da 19ª Feira de Miniempresa. O evento é a fase prática do programa Miniempresa, da Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora de jovens ainda na escola. O objetivo do programa, desenvolvido com alunos do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, é ensinar aos estudantes como planejar e operar uma empresa.

Durante cinco meses de atividades, foram criados 31 produtos. Agora, os “miniempresários” têm a chance de comercializar as suas ideias. Neste ano, os alunos participantes são de cidades da Região Metropolitana e interior de Pernambuco, como Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Caruaru, Vitória, Gravatá, Limoeiro, Belo Jardim e Itaíba.

Para chegar à feira, os jovens participaram de aulas semanais, com duração de 3h de duração, num total de 18 encontros. Durante esse período, foram ensinados fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo. As atividades foram ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que receberam treinamento da Junior Achievement Pernambuco, doaram tempo e compartilharam conhecimento com os jovens.

Assim, a feira é uma oportunidade que os novos empreendedores têm de comercializar seus produtos e obter os frutos do trabalho desenvolvido durante o programa. As mercadorias foram feitas pelos próprios alunos e estarão disponíveis para compra nos dois dias de evento. Entre elas estão bolsa que vira canga de praia, bolsa ecológica, estojo que vira necessaire, caderno ecológico e almofadas decorativas.

E pensando em ajudar as pessoas que vivem em situação de rua, alunos da Escola Técnica Estadual Édson Mororó Moura, em Belo Jardim, no agreste do Estado, criaram um kit para moradores de rua. Eles confeccionaram “chaveiros solidários” e a cada duas unidades vendidas, eles entregam um conjunto composto por um lençol e um travesseiro para um desabrigado da cidade.

Representando o grupo, a estudante Alice Silva, de 16 anos, conta que a ideia surgiu após os educandos perceberem que existem muitas pessoas morando nas ruas do município e passando frio. A equipe está ansiosa para a feira e poder colocar seus conhecimentos em prática e ajudar quem precisa. “Temos as melhores expectativas para a feira, pois irá complementar tudo que foi visto dentro da miniempresa. Sabemos que é muito sério e estamos dispostos a dar o nosso melhor”, revela a líder.

Alice conta ainda como tem sido enriquecedora a experiência de participar do projeto e junto com os seus amigos de sala. “O miniempresa é algo que vem nos ajudando de fora incrível, não só para o lado empresarial para nós jovens empreendedores, mas também para o lado pessoal. Ver jovens no mercado de trabalho agindo de forma empresarial com responsabilidades e obrigações é fantástico, pois já vem nos preparando de forma grandiosa para o mercado de trabalho”, explica.

Já o grupo da estudante Sarah Vitória, da Escola Técnica José Alencar Gomes da Silva, localizada em Paulista, Região Metropolitana do Recife, se preocupou com a preservação ambiental e criou uma bolsa feita de banner. “Ela tem diversas funcionalidades como uma bolsa comum, no qual tem um diferencial de sustentabilidade, resistência e baixo custo”, conta a adolescente de 15 anos, líder da equipe.

A equipe do estudante Pedro Marcos, de 17 anos, também pensou na sustentabilidade e criaram a “Balu”, uma necessaire feita com tecidos de roupas já usadas, reutilizando a matéria prima que muitas vezes seriam jogadas na natureza. O jovem conta que tiveram a ideia quando perceberam que após o almoço servido na instituição, eles levavam os seus produtos de higiene pessoal para o banheiro sem nenhuma proteção e a bolsa seria então muito útil, mas agora além desta função, o produto causa um impacto na sociedade e no meio ambiente.

E foi durante os encontros com os voluntários na Escola de Referência em Ensino Médio Beberibe, na Zona Norte do Recife, que eles passaram a pensar no bem comum. “Estamos aprendendo que a base de uma boa empresa é um bom relacionamento entre os colaboradores, gerando assim um ambiente onde todos têm espaço e atenção para manifestar suas opiniões e sugestões, ou seja, estamos aprendendo a respeitar uns aos outros”, revela Pedro.

A feira também proporciona interação entre as equipes. É que no ano passado, a Junior Achievement Pernambuco lançou o “Desafio Nexa”, onde dois representantes do desafio de cada miniempresa receberão atividades para cumprir em um tempo determinado, para poder receber a pontuação. As pontuações adquiridas no desafio serão registradas e divulgadas na formatura de miniempresa.

Os produtos estarão expostos no Piso L3 do Shopping Rio Mar Recife, localizado na Avenida República do Líbano, 251, no bairro do Pina, no sábado, das 9h às 20h, e no domingo, das 12h às 20h. A 19ª Feira de Miniempresas está sendo incentivada pelo Grupo Moura, CERS, CESAR, Da fonte Advogados, FedEx, Gerdau, Plaza Shopping, PWC, Queiroz Cavalcanti Advocacia e TPF Engenharia. Mais informações: (81) 3421.2277 e jape@jape.org.br.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT
Completando 100 anos neste 2019, a Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

SERVIÇO | 19ª FEIRA DE MINIEMPRESAS
Quando: dias 21 e 22 (sábado e domingo) de setembro de 2019.
Horário: das 9h às 20h, no sábado, e das 12h às 20h, no domingo.
Onde: Shopping Rio Mar (Piso L3) – Avenida República do Líbano, 251, Pina, recife.
Informações: (81) 3421.2277 e jape@jape.org.br
https://www.instagram.com/japernambuco/
https://www.facebook.com/ONGJAPE/

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »