Armazém da Criatividade se consolida como referência de empreendedorismo e inovação no Agreste

Armazém da Criatividade se consolida como referência de empreendedorismo e inovação no Agreste

Publicado em 10/10/2018 por Revista algomais às 14:43
Unidade avançada do Porto Digital já recebeu mais de 10 mil pessoas em cursos e eventos

Caruaru – assim como outras grandes cidades do Agreste pernambucano – se destaca por seu setor têxtil, de serviços e criativo, com grandes polos educacionais produzindo mão de obra qualificada. Com a missão de fomentar a interiorização do conhecimento, a inovação e o empreendedorismo na região, o Porto Digital – em parceria com o Governo de Pernambuco – instalou sua unidade avançada, o Armazém da Criatividade, na Capital do Agreste. Agora em outubro, essa iniciativa comemora três anos de sucesso.

“Não é à toa que o Armazém da Criatividade foi apontado como uma das 10 soluções mais inovadoras do mundo segundo a IASP [Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação] em 2016, um ano depois de abrir suas portas. Isso é uma prova da importância da unidade avançada para todo o Estado como iniciativa capaz de propor o desenvolvimento baseado em conhecimento, inovação e atitude empreendedora. Essa é uma das missões da gente, aproveitar o potencial do presente para criar o futuro”, ressalta o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.

Após três anos, a unidade comprova, através de números, a sua importância para a consolidação do ecossistema empreendedor na região. O Armazém da Criatividade já recebeu quase oito mil pessoas em 146 eventos nas áreas de moda, audiovisual, tecnologia e educação, capacitando também nestas áreas mais de 2.500 pessoas em cursos e oficinas. Como auxílio ao empreendedor agrestino, o Armazém possui uma incubadora de negócios que já abrigou 26 startups; salas empresariais onde 29 empresas se instalaram; e o coworking, espaço de trabalho compartilhado onde 285 usuários já contribuíram para o fortalecimento do ecossistema. Além disso o Armazém da Criatividade realiza anualmente uma edição do Mind The Bizz, programa de capacitação do Porto Digital em parceria com o Sebrae.

Para a prototipagem de produtos, ensaios fotográficos, edição audiovisual e produção musical, o Armazém da Criatividade possui laboratórios equipados com a tecnologia necessária para auxiliar os empreendedores. São várias impressoras, máquinas de corte, câmeras, ilha de edição e equipamentos para moda, como a mesa de modelagem audaces e máquinas de costura. Todos os equipamentos e espaços podem ser alugados pelo público, mesmo que não façam parte de algum programa no Armazém da Criatividade.

Até o momento 131 empresas são usuárias contínuas dos laboratórios, somando mais de 7.500 horas de uso. “O Armazém da Criatividade está aqui como um equipamento de suporte aos empreendedores do Agreste. Então, oferecer preços abaixo do mercado é uma das formas de ajudar o empresário na fase mais importante que é o desenvolvimento de sua ideia e produto”, destaca o gerente do Armazém da Criatividade, Adalberto Rodrigues.

Com o foco em atividades da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), o Armazém da Criatividade abriga ideias como a Marina Pacheco e o MedDay. A Marina Pacheco, marca que leva o nome de sua idealizadora, é um atelier de moda sustentável, que pretende oferecer ao mercado o conceito de vestir uma peça/obra de arte, dando preferência a tecidos de fibras naturais, de fontes renováveis. Para Marina, o Armazém da Criatividade é um ponto chave no desenvolvimento de seu projeto. “Está sendo muito enriquecedor para mim, porque tem me dado um suporte para amadurecer melhor a ideia, deixando mais claro qual era o caminho a seguir e isso é imprescindível. Você criar uma empresa do zero é muito mais complexo que você imagina então todo esse suporte que o Armazém da Criatividade oferece no processo de incubação, está sendo fundamental para o desenvolvimento do meu negócio e da minha empresa.”, ressalta Marina Pacheco.

Os sócios Otavio Braga, Romulo Eduardo e Girlaynne Farias identificaram uma dificuldade comum: a marcação de consultas, que atrelada às formas de pagamento é uma dor de cabeça para muitos brasileiros. Tendo isto em vista montaram o MedDay, um aplicativo ainda em desenvolvimento que busca democratizar a saúde facilitando o acesso a opções de qualidade e com preços acessíveis. Para Romulo, o Armazém da Criatividade o tem sido parte importante no desenvolvimento da startup por permitir estar em contato direto com o ecossistema empreendedor da região. “Até mesmo nas conversas informais que acontecem nos espaços comuns do Armazém, é possível conhecer coworkers ou empresas que oferecem serviços complementares aos que ofertamos e, de forma extremamente ágil, criamos novas parcerias comerciais. Essa agilidade e pluralidade são críticos para o sucesso da nossa empresa”, comenta Romulo Eduardo.

A Marina Pacheco e o MedDay são startups integrantes da 3ª turma de Incubação no Armazém da Criatividade, e durante 12 meses estarão imersos junto a mais 7 negócios contando com o apoio do Porto Digital em treinamentos, consultorias e mentorias.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »