No mês de julho vivenciamos o inverno, o que aqui no Recife significa um misto de 27ºc com pancadas de chuva com mormaço.."> No mês de julho vivenciamos o inverno, o que aqui no Recife significa um misto de 27ºc com pancadas de chuva com mormaço.."> Porto Digital oferece workshop para alunos do ensino médio - Algomais
Porto Digital oferece workshop para alunos do ensino médio

Porto Digital oferece workshop para alunos do ensino médio

Publicado em 12/07/2018 por Revista algomais às 9:22
Estudantes serão estimulados a pensar soluções inovadoras para solucionar problemas relacionados ao transporte urbano. l Divulgação

No mês de julho vivenciamos o inverno, o que aqui no Recife significa um misto de 27ºc com pancadas de chuva com mormaço. As variações do tempo já são complicadas, mas ficam ainda piores se está dentro de um ônibus, em pé no meio da Avenida Conde da Boa Vista em pleno meio dia. Já pensou se fosse possível pegar um skate voador e chegar em casa? A cena é inspirada no filme “De Volta para o Futuro”, uma das obras que servirão de referência para o “Transportes LOUCos”, workshop promovido pelo LOUCo (Laboratório de Objetos Urbanos Conectados) do Porto Digital para os estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares.

Além de referências em filmes, séries e desenhos de ficção científica, a iniciativa irá propor mentorias de diversas áreas para provocar os estudantes com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ideias que podem resolver problemas existentes e criar novas soluções para transportes e mobilidade urbana. “Queremos gerar o protagonismo desses jovens. Fomentamos a ideia de que eles são pessoas que podem resolver problemas do mundo e pensar projetos incríveis”, explica o coordenador do LOUCo, Leo Lima.

Para colocar as ideias em prática, os alunos terão desafios como ponto de partida. Além de contar com toda a estrutura tecnológica do laboratório e do apoio dos mentores, o principal é pensar ideias inovadoras, sustentáveis e diversas para os transportes. “Nós já temos uma série de futuros prováveis para a mobilidade, carros autônomos já é um deles, mas existem outras possibilidades”, comenta Leo Lima. Ele também ressalta a importância da vivência de espaços como o laboratório, “apesar da importância do uso das tecnologias, um workshop como esse oferece a vivência de trabalho coletivo, em uma perspectiva de autonomia que é extremamente importante para os jovens se sentirem agentes transformadores da realidade”.

O workshop será realizado entre os dias 17 a 20 deste mês, das 14h às 18h (exceto no primeiro dia, com início às 9h). Os interessados em participar devem preencher um formulário online e aguardar o resultado da seleção. Os alunos escolhidos devem pagar uma taxa de inscrição que é de R$ 20 para estudantes de escolas públicas e R$ 80 para os alunos da rede particular de ensino.

Workshop de férias ‘Transportes LOUCos’
Dia 17/07:  9h às 18h
Dias 18, 19 e 20: 14h às 18h
Local: Apolo 235 (Rua Apolo 235, Bairro do Recife)
Inscrições: http://bit.ly/WorkshopTransportesLOUCOs

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »