Pró-Criança celebra formatura de 210 jovens com doação de computadores a ONGs do Recife

Pró-Criança celebra formatura de 210 jovens com doação de computadores a ONGs do Recife

Publicado em 13/12/2019 por Revista algomais às 10:01
Foto: Divulgação

O Núcleo de Inclusão Digital (NID) – projeto do Movimento Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte – fará a doação de dez computadores e kits de informática ao projeto Ritmo do Coração e à Associação Construindo Cidadania. As entregas serão nesta quinta (12), a partir das 14h, na sede do Pró-Criança, bairro da Boa Vista.

Os equipamentos foram recondicionados por alunos do curso de Manutenção de Computadores do NID e vão beneficiar cerca de 100 crianças e adolescentes de bairros carentes do Recife assistidos pelas instituições. Além da doação, os jovens farão a instalação e a manutenção gratuitas das máquinas.

O Projeto Ritmo do Coração funciona dentro da Escola Municipal Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, em um espaço cedido para atividades diárias com crianças em vulnerabilidade social, que não tinham o que fazer em horários extras escolares. Atualmente, a iniciativa atende cerca de 40 crianças, com idades entre 7 a 13 anos, que participam de atividades como aulas de inglês, espanhol, matemática, ciências e sustentabilidade.

O Construindo Cidadania trabalha com educação infantil por meio de aulas de reforço e aulas de música com foco em crianças, jovens e adolescentes, no bairro de Nova Descoberta. Atualmente, são atendidas 70 crianças em dois turnos. Além disso, há aulas de artesanato para as mães dos beneficiários.

Entidades sem fins lucrativos interessadas podem solicitar computadores ao NID, basta procurar a coordenação do núcleo que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Unidade Coelhos do Pró-Criança – rua dos Coelhos, 317, Boa Vista. Outras informações pelo telefone (81) 3412.8979.

Formatura

A entrega dos computadores e dos kits de informática faz parte da programação da formatura da 15ª turma do NID. Ao todo, 210 alunos receberão certificados de conclusão dos cursos de Manutenção de Computadores, Robótica Livre e Informática Básica.

Participam da solenidade o diretor-presidente do Pró-Criança, Sebastião Barreto Campello, o diretor de planejamento da ONG, Paulo Barbosa, e a diretora do Grupo Raymundo da Fonte, Izadora Araújo. A animação do evento ficará por conta de Bruno Bali e Banda.

ExpoNID

Antes da cerimônia de formatura dos educandos, o público poderá conferir a 7ª ExpoNID – exposição de projetos desenvolvidos pelos concluintes do curso de Robótica Livre. Nesta edição, serão apresentados nove trabalhos que unem conhecimentos em física, eletrônica, computação e mecânica.

Entre projetos de robôs e veículos, estará à mostra uma casa feita em MDF que acende e apaga as lâmpadas dos cômodos conforme a variação de luminosidade no ambiente. O público também verá o teremim, instrumento musical totalmente eletrônico controlado sem qualquer contato físico.

Saiba mais sobre o NID

O NID é uma iniciativa do Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte que já formou, desde 2015, mais de 2.300 crianças, adolescentes e jovens. Em 2018, foi reconhecido como melhor iniciativa de impacto social do Nordeste e a terceira do país pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

Com o foco no reaproveitamento de computadores e na conscientização ambiental sobre a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o NID também funciona como um centro de coleta desses materiais. Monitores, notebooks, tablets e celulares, por exemplo, são utilizados na qualificação profissional dos jovens durante os cursos.

O núcleo recebe os insumos de segunda a sexta, das 8h às 16h. Também é possível agendar a coleta em domicílio pelos telefones (81) 3412.8979 ou 3412.8989 ou no site www.movimentoprocrianca.org.br/doacao-eletronicos.

Orquestra Imperial da Bomba do Hemetério

14h às 15h

Mendes e sua Orquestra, com Passistas

15h às 16h

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »