Alunos da rede pública participam de programa sobre “O futuro do trabalho”

Alunos da rede pública participam de programa sobre “O futuro do trabalho”

Publicado em 11/06/2019 por Revista algomais às 10:32
Iniciativa é oferecido por voluntários do Plaza Shopping e pela ONG Junior Achievement Pernambuco

Os avanços na tecnologia vêm provocando mudanças no mercado de trabalho, fazendo com que algumas profissões deixem de existir e outras sejam reformuladas. Nem sempre as instituições de ensino conseguem seguir o mesmo ritmo e preparar os estudantes para o que está por vir. Com o objetivo de promover a reflexão sobre “O futuro do trabalho” entre jovens de escolas públicas, o Programa de Voluntariado Corporativo do Plaza vai promover, ao longo desse ano, um treinamento para estudantes de Ensino Médio. Na próxima quarta-feira (12/6), alunos do 3° ano A, da Escola de Referência Silva Jardim, na Zona Norte do Recife, participam das atividades.

Segundo Jakeline Soares, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping, promotor da iniciativa, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento de habilidades desses alunos para o mercado de trabalho. “Oito voluntários do Plaza receberam treinamento da Junior Achievement Pernambuco (JAPE), ONG parceira na iniciativa, para instruir os alunos. Eles receberão material didático sobre todas as temáticas abordadas ao longo da tarde de treinamento”, comentou.

A 4ª revolução industrial, A nova economia, Habilidades Socioemocionais e Habilidades Interpessoais são alguns dos conteúdos extracurriculares que serão trabalhados a partir de exposições teóricas, discussões e atividades práticas. A programação acontece das 13h30 às 17h. No final, os estudantes também recebem certificados de participação emitidos pela JAPE.


Um dos focos do programa é fazer uma abordagem sobre as carreiras STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), sigla que representa as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, apontadas como carreiras do futuro. Segundo pesquisa da UNESCO, a participação das mulheres nessas áreas ainda é muito pequena e um dos motivos pode ser a falta de incentivo por parte das escolas e familiares, devido aos estereótipos de gênero que ainda envolvem essas profissões. “Por isso um dos focos do nosso treinamento será justamente chamar a atenção das meninas para essas áreas do conhecimento”, ressaltou Jakeline.

Este é o oitavo ano de parceria entre o Plaza Shopping e a Júnior Achievement. Ao longo deste ano serão realizados 16 encontros com 16 turmas das escolas de referência pernambucanas. Cerca de 685 alunos do primeiro ao terceiro anos do Ensino Médio, com idades entre 15 e 20 anos, devem ser beneficiados com o projeto.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »