CESAR School patrocina primeiro NASA Space Apps Challenge em Recife

CESAR School patrocina primeiro NASA Space Apps Challenge em Recife

Publicado em 26/09/2019 por Revista algomais às 6:40

A Cesar School, braço de educação do CESAR, centro de inovação com sede em Recife, é uma das patrocinadoras do NASA Space Apps Challenge, que acontece de 18 a 20 de outubro. É a primeira vez que a capital pernambucana participa da competição internacional, realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. Mais de 1,2 mil interessados estão pré-inscritos, dos quais 85 serão selecionados. Os participantes serão conhecidos no dia 20 de setembro. “O interesse superou todas as nossas expectativas e pretendemos incluir o evento no calendário de inovação de Recife”, diz Breno Paredes, um dosidealizadores do evento.

De acordo com Paredes, no Hackathon, os participantes formam suas equipes e trabalham de forma intensiva para criar uma solução dentro do tema escolhido em 48 horas, recebendo acesso aos dados da própria NASA para solucionar as questões. E o prêmio para as duas melhores equipes globais é uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos.

Para a Cesar School, patrocinar este tipo de evento faz todo sentido, pois é uma maratona de desenvolvimento tecnológico que atrai desenvolvedores, engenheiros, designers, cientistas e todas as pessoas com habilidades diversas e que têm em comum o desejo de criar soluções de impacto mundial, segundo Carlos Pompeu, gerente de Negócios Educacionais da CESAR School. Dez alunos da escola serão selecionados entre os 85 escolhidos.

“Colocar nossos alunos diante de situações práticas e relevantes, que realmente farão a diferença em sua carreira faz parte da educação integral que adotamos no nosso dia a dia. Também estamos orgulhosos de colocar Recife no mapa internacional e fazer parte da comunidade do NASA Space Apps Challenge, em que projetos serão criados, de forma colaborativa, para solucionar problemas globais”, completa Pompeu.

Referência para o mundo

Referência tecnológica do país, a CESAR School atua em várias frentes para colocar seus alunos na dianteira do mercado, em linha com as tendências. Assim, além de apoiar eventos como o Hackaton da NASA, também lançou mais um curso de especialização: Análise e Engenharia de Dados, cuja primeira turma terá início em novembro de 2019. Dirigido a profissionais já graduados em áreas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o curso será realizado em parceria com o CIN – Centro de Informática da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

As aulas serão presenciais em Recife, na própria CESAR School, que se localiza no Porto Digital, um dos maiores polos de tecnologia e inovação do país. As aulas ocorrerão às sextas e sábados, totalizando 360 horas ao longo de 18 meses de curso. No programa estão previstas disciplinas teóricas e práticas que mapeiem todo o processo de descoberta de conhecimento em dados com foco na resolução de problemas reais e do mercado.

São muitos os exemplos da utilidade da análise e engenharia de dados. Desde o uso de aplicativos para serviços de taxi, de hospedagem, de aluguel de filmes, até a instalação de câmeras de monitoramento pela cidade, todos geram um grande volume de dados dos quais se pode extrair conhecimento dos mais amplos e com possibilidades de emprego ainda ilimitadas. “A partir dos dados gerados pelo usuário de um serviço, sobre seus hábitos e preferências de consumo, pode-se desenvolver novos produtos adequados àquele perfil de consumidor”, observa o Felipe Ferraz.

A previsão é de que a primeira turma seja formada com 25 alunos. As inscrições estão abertas e oferecem desconto de 15% até 20/9 e de 10% até 7/10. O pagamento pode ser feito em 18 mensalidades no valor de R$ 920 (valor integral, sem desconto).

Sobre o CESAR

Nascido em Recife (PE) em 1996, o CESAR é um dos maiores centros de inovação do país. A organização, que ano passado vendeu mais de R$ 100 milhões em projetos para clientes dos mais diversos setores, faz parte do Porto Digital – parque que agrega na capital pernambucana mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e economia criativa. O CESAR possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de
um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o CESAR também atua na aceleração de novos negócios. Mais em
www.cesar.org.br

Hackaton da Nasa Edição Recife: 18 a 20 de outubro

Local: CESAR School

Os vencedores são avaliados a nível global e os dois melhores ganham uma visita ao NASA Kennedy Space Center, nos EUA

Pré-inscrições encerradas, mas interessados em patrocinar o evento podem se informar pelo site: http://spaceappsrecife.com/

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »