A equipe Cangaceiros da Robótica, formada por alunos do SESI  A equipe Cangaceiros da Robótica, formada por alunos do SESI  Equipe de robótica do Vasco da Gama vence 3º Torneio Winter - Algomais
Equipe de robótica do Vasco da Gama vence 3º Torneio Winter

Equipe de robótica do Vasco da Gama vence 3º Torneio Winter

Publicado em 31/05/2019 por Revista algomais às 13:15
Foto: Divulgação

A equipe Cangaceiros da Robótica, formada por alunos do SESI Vasco da Gama, cumpriu os desafios propostos no 3º Torneio Winter de Robótica e conquistou o 1º lugar. Realizado pela Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, o campeonato aconteceu no dia 25 de maio, na Escola Professor Estevão Pinto, situada em Olinda.

Os estudantes Pedro Orengo, Paulo Barbosa, Nicolas Araújo e Rafael Gomes, que compõem a equipe Cangaceiros, foram desafiados a desenvolver e programar um robô autônomo para cumprir uma série de missões. Como o Torneio Winter de Robótica só permite a participação de dois jovens por equipe na arena de competição, Paulo, que cursa o 1º ano, e Pedro, matriculado no 2º ano, foram escalados para realizar a prova, que durou aproximadamente 2 minutos e 30 segundos.

Os Cangaceiros demonstraram bastante criatividade, raciocínio lógico e conhecimento em robótica, o que culminou no 1º lugar geral. Como premiação, todos receberam medalhas. No total, 25 equipes constituídas por estudantes de 12 a 17 anos disputaram o Torneio Winter e foram avaliadas pelo grupo de robótica Maracatronics da Universidade Federal de Pernambuco.

Técnico dos Cangaceiros, o professor Braulino Fortunato avalia que a vitória trouxe aprendizado, segurança, confiança e o desenvolvimento de novas habilidades que estimularão os jovens do SESI-PE em futuras competições. “A equipe passou por uma nova seletiva e foi a primeira vez que os alunos participaram de um campeonato como esse. Por isso, o 1º lugar motiva e traz experiência para que eles possam trabalhar ainda melhor e alcançar bons resultados nos próximos eventos, como a Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada em agosto”, comentou.

Para o Gerente de Educação do SESI-PE, Michael Groarke, o  desempenho dos Cangaceiros reforça o compromisso da instituição em estimular o interesse da robótica entre os alunos. “A robótica tem um vasto potencial interdisciplinar e proporciona grandes melhorias no desempenho escolar nas mais diversas disciplinas, como matemática, física, literatura e inglês. Sabemos da importância da inclusão da tecnologia na educação e em tornar o estudante ativo no processo de aprendizagem”, destaca.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »