Junior Achievement inscreve para curso gratuito de suporte em TI

Junior Achievement inscreve para curso gratuito de suporte em TI

Publicado em 24/01/2020 por Revista algomais às 8:00
As inscrições estão abertas até o próximo dia 25. Já as aulas têm previsão de início no dia 05/05, no Compaz Ariano Suassuna (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Junior Achievement, instituição mundial sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora, com presença em Pernambuco, realiza o Certificado Profissional de Suporte em TI, com apoio do Google.org e BID Lab. No Recife, o projeto, voltado para jovens de 18 a 29 anos, acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Os interessados em ter o certificado têm até o dia 25 de janeiro para realizar a inscrição, através do link http://bit.ly/IncricoesGoogleJA.

Gratuito, o treinamento vem com a proposta de preparar jovens para iniciar uma carreira na área de TI em nível inicial, compartilhando conhecimento técnico e desenvolvendo habilidades socioemocionais. Entre os requisitos para participar do projeto, estão: ter concluído o Ensino Médio em escola pública, não estar trabalhando nem estudando e ter a renda familiar per capita de até um salário mínimo.

Não é preciso ter nenhum tipo de treinamento ou experiência profissional anterior. O curso é híbrido, contando com 240 horas de aulas presenciais e 60 horas de conteúdo online. Além da disciplina de TI, o curso também trabalha habilidades socioemocionais importantes para entrar e se manter no mercado de trabalho, conhecidas como soft skills, como comunicação, ética, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. Segundo a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky, para cada 25 jovens concluintes, nosso objetivo é que ao menos dez sejam contratados na área.

“O objetivo é preencher a grave lacuna de habilidades digitais no país, contribuindo com a geração de renda e ascensão social de populações vulneráveis. Também pretendemos contribuir com o crescente mercado de TI, que possui mais vagas do que profissionais capacitados para preenchê-las, além de promover mais igualdade no setor, no sentido de gênero, raça e classe social”, explica a diretora da instituição em Pernambuco, lembrando que o mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no Brasil.

Inclusive, dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostram que, atualmente, existem 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. Já a procura por profissionais especializados em TI deve chegar a 420 mil até 2024.

Pernambuco é um dos 12 estados contemplados para receber uma das turmas piloto do projeto. Até 2022, serão realizadas nove turmas no estado. Na capital pernambucana, a primeira acontece no Compaz Ariano Suassuna, viabilizada através de parceria entre a Junior Achievement Pernambuco e a Prefeitura do Recife. A previsão de início é no dia 05 de fevereiro, com aulas presenciais de terça a sexta, das 13h às 17h. E o treinamento deve seguir até junho deste ano. Mais informações: (81) 3421.2277 e jape@jape.org.br.

A JUNIOR ACHIEVEMENT – Com 100 anos de atuação, Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

BID LAB – BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que mobiliza capital, conexões e conhecimento para promover inovação para a inclusão na América Latina e Caribe. BID Lab trabalha com o setor privado e capitaliza a influência do BID com os governos e a sociedade civil para maximizar o impacto de seus projetos e investimentos junto a populações vulneráveis. Desde o dia 29 de outubro de 2018 BID Lab se tornou a nova identidade do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN). Mais: http://www.idblab.org.

BID – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

GOOGLE.ORG – O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos que inovam para resolver questões humanitárias. A instituição foi criada para descobrir, experimentar e construir ideias para melhorar o mundo, além de incentivar uma abordagem interativa para a filantropia. O objetivo é desenvolver e investir em atividades que podem ter impacto local, regional e global, reunindo esforços no intuito de promover um mundo melhor de maneira mais rápida.

SERVIÇO

O quê? Certificado profissional de suporte em TI, realizado pela Junior Achievement Pernambuco, com apoio do Google e BID Lab
Inscrições: gratuitas, até 25/01, através do http://bit.ly/IncricoesGoogleJA
Aulas: previsão de início no dia 05/02. Previsão de término do dia 05/06. De terça a sexta, das 13h às 17h
Onde: no Compaz Ariano Suassuna – Av. Gen. San Martin, nº 1208, Cordeiro, Recife – PE

Informações: (81) 3421.2277 e jape@jape.org.br.

https://www.instagram.com/japernambuco/

https://www.facebook.com/ONGJAPE/

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »
  • JF_0053.

    Brasileiro é porco por natureza. Hoje mesmo tive que tirar eu mesmo papel higiênico usado do meu jardim. Os vizinhos “aprenderam” que como eu limpo meu terreno, eles podem jogar lixo lá que nao tem problema, pois eu limpo mesmo… O Brasil não tem jeito, pode abandonar, perdi a fé nessa lixeira de país e nesse povo mentalmente, fisicamente, materialmente, intelectualmente e espiritualmente pobre. Brasileiro parece que gosta de sacanear mesmo, tem espirito destrutivo, malicioso. Queria mias é sair daqui e morar em qualquer lugar do mundo onde as pessoas NÃO JOGUEM O LIXO NA SUA CASA!