Cultura pop invade o Centro de Convenções nos dias 26 e 27

Cultura pop invade o Centro de Convenções nos dias 26 e 27

Publicado em 23/05/2018 por Revista algomais às 14:04

Essa é para quem ama quadrinhos, cultura pop e tecnologia: a programação da Bienal Geek de Pernambuco está bombando. Pautado por entretenimento, educação e negócio, o evento acontece nos dias 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, das 10h às 21h. Os ingressos estão à venda no site do Sympla e nas lojas Epic Player (Shopping RioMar e Guararapes), TocadiscoComicStore (Derby Center II), Bakamoon (Av. Conde da Boa Vista), bancas Guararapes e Globo (Av. Guararapes) e na livraria Livros & Cia (Shopping Camará).

“Nosso compromisso é oferecer uma nova experiência para o público em eventos desse gênero. Com foco na qualidade das atrações, montamos uma programação intensa para os dois dias, com muita gente bacana que vai falar um pouco sobre entretenimento, educação e negócios”, explica um dos coordenadores da Bienal Geek, Guilherme Robalinho, lembrando que o evento vai explorar livros, cinema, games, robótica e atividades lúdicas.

Entre os destaques da programação está o Choque de Cultura, que vai participar de um bate-papo bem-humorado no dia 26 de maio sobre processos criativos com os atores Daniel Furlan, Raul Chaquer e David Benincá. Também estão confirmados, desta vez para o dia 27 de maio, os irmãos Marcos e Matheus Castro, protagonistas do canal de Youtube Castro Brothers. Ainda no segundo dia, a atriz global e empresária Isabelle Drummond fala, junto com a sócia Mariana Fernandes, sobre empreendedorismo jovem e criatividade.

Os conteúdos serão distribuídos em palestras, debates, oficinas, apresentações artísticas, concursos de cosplay e k-pop, lançamentos de livros, bate-papo e sessão de fotos com convidados especiais, sala temática Potterando (quadribol), competição de games, plataforma de lançamentos de HQs, espaços de realidade virtual com experiência educativa, arena swordplay, exposição e comercialização de produtos e serviços geeks.

Apostando na interatividade, uma das grandes inovações do evento é a área streamer, espaço que vai proporcionar ao público a experiência jogar com Leonardo “Alocs” Belo, pernambucano, ex-profissional de LoL e que já jogou por alguns dos maiores times do Brasil e Sheviii, um dos maiores streamers do País.

ATRAÇÕES– Ainda dentro dos destaques da programaçãolém dos Youtubers, outra participação garantida é a de Sidney Gusman, o Sidão, editor da Mauricio de Sousa Produções e um dos maiores especialistas em quadrinhos do País. Na programação da Bienal ele lança, junto com os autores, Rafael Calça e Jefferson Costa, a revista Jeremias – Pele. Nerd de carteirinha, o humorista Fernando Caruso, conhecido pela sua participação no Zorra e em programas de improviso, conduzirá as atrações do palco. Responsável pelo PipocaNerd, o crítico de cinema PH Santos também marca presença. Na área de tecnologia, um dos convidados é Rodrigo Russano Dias, gerente de mídia social e comunidade da Gameloft no Brasil, o maior desenvolvedor e editor de jogos móveis do mundo. Nos intervalos de cada atração no palco, a turma do ConexãoNerdeste irá agitar o público com o seu Arenga Nerd.

ESPAÇOS – Para construir um ambiente voltado ao universo fantástico, onde a imaginação e a interação possam rolar soltas, o evento aposta em cenografia especial e espaços temáticos. Na Távola Nerd, acontecerão bate-papos com o público. Os estandes também bebem da literatura fantástica, como é o caso do espaço Potterando, que tem a ambientação e as ações inspiradas no universo mágico de Harry Potter. Já o estande Recife Assombrado destaca a produção local no gênero horror. Outros espaços de destaque são: o Artist’sAlley (Beco dos Artistas), onde 60 quadrinistas estarão produzindo e autografando suas obras; o AlquimiaGeek, com um aulãogeek voltado para o ENEM, maquiagem especial e experimentos químicos; e o estande da Escola SAGA, com cases de programação de games e computação gráfica.

PARCERIAS -A Bienal Geek de Pernambuco tem o patrocínio da Fanta Guaraná e traz importantes parceiros, como a Globo NE, o PorAqui e a Rádio Hits. A iniciativa ainda conta com o apoio da Smart Network e Vectra, Bandeirantes Outdoor, Básico 3, CEPE, Eduquadrinhos, Usina Coletiva, Conexão Nerdeste e do Ministério da Educação, através da participação da Fundaj e da TV Escola. Acompanhe programação e novidades sobre o evento pelo:http://www.bienalpernambuco.com/

DIA 26 DE MAIO

 PALCO

14h – Do Lixo ao Luxo – O gerente de mídia social e comunidade da Gameloft no Brasil Rodrigo Russano Dias fala como transformar haters em lovers e conta um pouco da sua trajetoria no maior desenvolver e editor de jogos móveis do mundo. Mediação com a responsável por Marketing & PR Manager da Gameloft Brasil, Maite Lorente e convidados.

15h – Concurso cover K-pop – Competição de coreografia cover das músicas de k-pop (Korean Pop Music)

17h – Choque de Cultura – Bate papo com Daniel Furlan, Raul Chequer e David Benincá.

18h – Lançamento da revista Jeremias – Pele – Bate-papo com o jornalista e editor da Maurício de Sousa Produções, Sidney Gusman, com o roteirista e ilustrador Rafael Calça e o ilustrador e quadrinista Jefferson Costa.

19h – 1º Concurso Cosplay da BIENALGEEK.

‘Arenga Nerd’ com a Conexão Nerdeste, traz duelos arretados nos intervalos das atrações no palco.

 ESPAÇO #PAPOGEEK

11h – Evolução do Cinema Nacional e o que falta para a conquista do Oscar? – Painel com a jornalista, fundadora e crítica de cinema do iClaquete Mari Frazão; o professor e crítico de cinema Thiago Schumacher e a jornalista da TV Clube/ Record TV Louise Bastos. Com mediação do editor, redator e crítico do iClaquete, Egnaldo Júnior.

13h – O discurso histórico, político e ideológico na graphic novel “Superman: entre a foice e o martelo” e na animação “Liga da Justiça: a nova fronteira” – Palestra com o professor, escritor e consultor Literário Rafael Monteiro.

14h – O que vem aí no Cinema – Painel com diretor do Cine Cine Mania, William Victor e o crítico de cinema no site Cine Cine Mania, Thiago T. Schumacher,que apresentarão os maiores e mais esperados filmes de 2018, com exibição de trailers, imagens e informações dos filmes.

15h – Preview E3 – Painel com o redator do site Cine Cine Mania, Dimitri Silveira, que apresentar todas as expectativas do maior evento de games do mundo a E3, as prévias que já foram lançadas e os maiores games de 2018.

16h – #Lutecomoumagarota – Os desafios da mulher no ambiente Nerd – Painel com com a autora Mirela Paes, que bate um papo com a Raisa Brennich do Nerdivinas e a gamer Malka Lima sobre o dia-a-dia da mulher na luta por representatividade e espaço no mundo do entretenimento.

17h – FÃTÁSTICOS – Criadores Apresentam a Nova Série de HorrorPernambucano – André Pinto e Henrique Spencer, criadores da série Fãtásticos, além de membros do elenco e equipe, falarão sobre o processo criativo e os desafios da produção da primeira série de horror produzida em Pernambuco.

18h30 – Jogos de Aprendizagem – Bate-papo com o Diretor de Tecnologia, Operações e inovação da TV Escola, Caio Leboutte e com o Professor Luciano Meira sobre uso de jogos de aprendizagem nas escolas e como ferramenta da educação e de transformação social.

19h30 – “Eba! Eu vi meu time campeão do Brasil” – O jornalista esportivo Marcelo Cavalcante e o designer, Ilustrador e Chargista Mano Lee, que fazem um pré lançamento da HQ sobre a conquista de 2008 do Sport Club do Recife e recebem o escritor e roterista Eron Villar e o ex-jogadores do Sport Club do Recife e campeões da Copa do Brasil 2008, Carlinhos Bala e César Lucena para um painel sobre a conquista.

 TÁVOLA NERD

10h – Abertura Távola Nerd e Usina coletiva – Rafael Melo e Hévila Mendes (Nerd Café), Pedro Oliveira e Mariane Oliveira (Potterando) fazem abertura das atividades e a Usina Coletiva apresenta a ExpoUsina. Exposição de 50 peças de vários quadrinistas pernambucana que ocorrerá nos dois dias da Bienal Geek. (próximo ao Beco dos Artistas)

12h – Almoço – Jogos

11h – Profissão Youtuber? – Painel com Deco Neves (Qualquer Coisa LTDA) e Edu Ramos (Qualquer Coisa LTDA)

13h – O momento Nerd no cinema – Painel com Rafael de Melo (Nerd Café), Raphael Ph Santos(Cinema com Rapadura / Canal Ph Santos), Mariane Oliveira (Potterando) e Deco Neves (Qualquer Coisa LTDA).

14h – Produção de Conteúdo na internet – Painel com Deco Neves (Qualquer Coisa LTDA) e Raphael Ph Santos (Cinema com Rapadura / Canal Ph Santos)

15h – Elas são Geek! – Painel com Lidiane Souza (Nerd Café/Inspiradas na Computação), Roberta Cirne (Sombras do Recife)e Cacyone Gomes (Repórter da Globo NE).

16h – Harry Potter: os planos de expansão para o “Mundo Bruxo de J K Rowling” – Painel com Pedro Oliveira e Mariane Oliveira (Potterando). Homenagem a Fernanda Lucena (Clube da Fênix)

17h – Momento Fundaj – Acessibilidade e Cinema

18h – E-Sports no cenário Pernambucano – Painel com Hévila Mendes (Nerd Café), Thomaz Willians (Aluga-se para o fim do mundo), Yuri Rosa (UFPE Virtus) e Sérgio Medeiros(Presidente da Associação Atlética).

19h – Adaptação de animes para liveaction. Qual é o grande problema? – Painel com Anderson França (Nerd Café), Matheus Mendonça (All Blue), Fei Ting Chiu (Nerd Café) e Arthur Didier (D11)

20h – Apresentação – Felícia Rock

 PLATAFORMA DE LANÇAMENTOS

14h -Título: Sombras do Recife – Autor: Roberta Cirne
15h – Título: Wander – Autor: Luciano Félix
16h – Título: A Noiva – Autores: ThonySilas ,Eron Villar e Leornardo Menezes
17h – Título: Revolução Republicana – Autores: Anderson Queiroz, Ernani Ribeiro e Fábio Paiva, arte de Jacqueline Lima e Giselle Rosa
18h – Título: Crônicas– Autores: Bruno Alves e Romo Oliveira
19h – Título: O príncipe e o Rei –Autores: Fábio Paiva e Rhebecca Morais

 OFICINAS

10h30 – Oficina de cubeecraft – ACTION CUBE! DO PAPEL PARA A ESTANTE – O designer de cubeecrafts Hebert Borba e o artista visual e Ilustrado Victor Hugo apresentam a técnica do cubeecraft, desde a sua história até a sua montagem. Onde ao final, o participante poderá levar para casa o personagem escolhido. (Faixa etária: a partir de 8 anos).

12h – Oficina de cubeecraft – ACTION CUBE! DO PAPEL PARA A ESTANTE – O designer de cubeecrafts Hebert Borba e o artista visual e Ilustrador Victor Hugo apresentam a técnica do cubeecraft, desde a sua história até a sua montagem. Onde ao final, o participante poderá levar para casa o personagem escolhido. (Faixa etária: a partir de 8 anos).

14h – Oficina de Desenho – Heróis e Vilões -O Arte Educador Pedro Ponzo propõe o estudo de conceito e design de “Heróis e Vilões”, da forma como são abordados na cultura nerd/geek, e orientará cada participante na criação de um personagem original. (Público em Geral)

15h30 – Oficina de Caricatura – Oficina de Caricatura – O desenhista e caricaturista profissional Adriano dos Anjos apresenta aos participantes maneiras técnicas de distorção para caricaturas ao vivo de maneira bem humorada. (Público em Geral)
16h30 – Oficina de Produção Criativa com TICs – O comunicador e professor da UFRPE Felipe de Brito Lima mostra que aplicar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) a uma experiência de aprendizagem vai além da simples utilização de ferramentas. Através de elementos da cultura geek e pop os educadores vão aprender a criar visando engajar e estimular a imaginação dos estudantes. (Público alvo: Professore e Professoras, estudantes de Licenciaturas, interessados nos temas da educação). 3 horas de duração.

• ESPAÇO ENEM ALQUIMIA GEEK

10h – Qual seu super-poder? Orientações para o futuro SUPER profissional.
11h30 – Ponto de Ignição do Flash – atrito e calor devem ser considerados?
13h – Minecraft e a construção de um mundo virtual. Onde aplicar esse planejamento na vida real?
14h30 – Espaço cartesiano e Geometria Analítica – como a matemática pode explicar o funcionamento dos poderes de Magneto!
16h – Calor e entropia, qual a relação com a viagem no tempo?
17h30 – Clima, massas de ar e temperatura, como entender os poderes da Tempestade?
19h – Ação e Reação – considerações sobre o Homem de Ferro e sua armadura durante o voo.

• ÁREA DO STREAMER

Das 14h às 17h – Leonardo “Alocs” Belo, pernambucano, ex-profissional de LoL e já jogou por alguns dos maiores times do Brasil.

DIA 27 DE MAIO

 PALCO

13h – Concurso cover K-pop – Competição de coreografia cover das músicas de k-pop (Korean Pop Music)

14h – Jovens & Empreendedorismo – Criatividade & gestão nos negócios, com a atriz e empresária Isabelle Drummond e a empresária Mariana Fernandes.

16h – Castro Brothers – Bate – Papo com Marcos Castro e Matheus Castro. Mediação de Fernando Caruso.

17h – Show de Stund-Up.Com o ator, humorista, diretor, dublador, músico e autor de teatro brasileiro Fernando Caruso.

19h – 1º Concurso Cosplay da BIENALGEEK.

‘Arenga Nerd’ com a Conexão Nerdeste, traz duelos arretados nos intervalos das atrações no palco.

 ESPAÇO #PAPOGEEK

11h – Donos da P#rr* Toda – Os universos criados por ShondaRhimes, Ryan Murphy e JenjiKohan. Painel com a co-fundadora e crítica de cinema do iClaquete, Fernanda Fontenelle, com o publicitário, Youtuber e membro do Tamo Lendo Wesley Delluck. Com mediação editor, redator e crítico do iClaquete, Egnaldo Júnior.

13h – Literatura de horror e lendas brasileiras – Painel com o escritor potiguar Márcio Benjamin sobre como o imaginário popular das assombrações está trazendo novas influências para ficção nacional de pavor. Mediação do escritor e roteirista André Balaio.

14h – Literatura de Horror: lições de mestres como Poe e Lovecraft na produção contemporânea- Painel com o escritor e mestre em literatura paulista Oscar Nestarez, sobre como os modelos da escrita de horror ainda conquistam os novos leitores e qual o futuro ficção voltada para o pavor. Mediação do escritor e jornalista Roberto Beltrão.

15h – Tecnologia, Criatividade & Negócios – Painel com o gerente de midia social e comunidade da Gameloft no Brasil Rodrigo Russano Dias, a responsável pelo marketing & PR Manager da Gameloft Brasil MaiteLorente e o empreendedor, executivo de negócios e consultor André Araújo.

16h – Como os Quadrinhos podem participar da Educação? – Bate-papo com os Professores Bruno Alves e Fábio Paiva sobre o uso e as possibilidades das HQs em sala de aula, com a participação do da Professora Clara Phillips, contando de suas experiências e ações.

17h – Games na Educação – Bate papo com o Professor Dr Amaro Braga – UFAL e o Professor Dr Breno Carvalho – Unicapsobre como vídeo games e jogos de mesa podem auxiliar a educação e quais os limites dessa ferramenta, além das experiências e ações realizadas pelos professores.

18h – Universo Geek no Ensino Superior – A universidade séria e “adulta” dá espaço a interações divertidas e dinâmicas jovens? – Palestra com a Professora Heloisa Pimentel (Uninassau), o Professor Rafael Monteiro (UFPE) e o Professor Thiago Modenesi (UniFG) – Como o mundo Geek tem influenciado o ensino superior.

19h – Momento Fundaj – Cinemateca Pernambucano.

20h – Recife Assombrado O Filme – Adriano Portela (diretor) solta um teaser, apresenta pela primeira vez algumas cenas do longa e bate um papo com os atores do filme Márcio Fecher (atuou em Super Max/Globo) e Pedro Malta (atuou em Coração de Estudante/Globo e O rico e o Lázaro/Record)

 TÁVOLA NERD

10h – A problemática das séries de TV: de cancelamentos excessivos a novos projetos – Painel com Matheus Albuquerque (Nerd Café), Thais Costa (Nerd Café), Mariana Lins (Aquele Filme), Wesley Delluck (Tamo Lendo)

11h – Cosplays profissionais – Quando a diversão vira coisa séria – Painel com Penélope Guimarães (Nerd Café/Multiversitando) Fernanda Andrade(Cosplay), Anna Ferreira (Câmera Geek) e Thais Abreu(Cosplay).

12h – Disney: existem limites para o monopólio? – Painel com Pedro Oliveira (Potterando), Vanessa Moura (Olar Para Todos), Phael Pablo (HostGeek) e Vanessa Farias (Eaí, Nerd?)

13h – Qual o futuro do cinema de super herói? – Painel com Jaderson Henrique (Nerd Café), João Lucas (NerdSpeaking], João Victor (Cin3filia) e Wilker Medeiros (Crítico de Cinema/Imersão Cultural/Rapaduracast)

14h – Gamer Profissionais? Desafios de um Proplayer – Painel com Hévila Mendes (Nerd Café), Thomaz Willians (Aluga-se para o Fim do Mundo), Antonio “Nano” Neto (Ex-Suporte da Unitye-sports), Daniel “Grevthar” Xavier (Midlanerda Curupirae-sports) e Luiz “Papel” Gustavo (ADC da BlackBullsGaming)

15h – Mercado contemporâneo de Quadrinhos: Mainstream x independentes – Painel com Sidney Gusman, Eron Villar e convidados.

16h – Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald – Painel com Pedro Oliveira e Mariane Oliveira (Potterando) e convidado.

17h – Será que não aprendemos nada com as obras que amamos? Qual o simbolismo do sucesso de Pantera Negra e Mulher Maravilha? – Painel com Jaderson Henrique (Nerd Café), Mariane Oliveira (Potterando), Antognniony Rodrigues (Orbita Geek), Dani Sousa (Nerd Café / Multiversitando) e João Lucas (NerdSpeaking)

18h – Jurassic Park 25th Anniversary Celebration– Painel com Filipe Falcão (Professor Universitário, Escritor, Jornalista/Editor do Boca do Inferno), Jean Victor (Território do Medo), Andreza Nunes (Território do Medo), Rafael Cabral (Conselho Jedi PE / Território do Medo) e Jaderson Henrique (Nerd Café).

19h – Star Wars: Uma galáxia para todos – Painel com Hévila Mendes (Nerd Café), Eduardo Vieira (Conselho Jedi de Pernambuco), Izadora Costa (Conselho Jedi de Pernambuco) e Fernanda Fontenelle (iClaquete)

20h – Stand Up Nerd – Open Mic – Deco Neves e Cia

 PLATAFORMA DE LANÇAMENTOS

13h – Titulo : Cruz Credo – Número 4 – Autor: Adriano dos Anjos
14h – Títulos : Aluada/Café Nanquim – Autora : Rhebecca Morais
15h – Título: A Arena Mortal – Autor: Braga Câmara
16h – Título: A Menina e o Guardião – Autora: Barbara Machado
17h – Título: Cérebro – Autores: Eron Villar e Carlos Eduardo Cunha
18h – Titulo: Luto – Autor: Bruno Florêncio

 OFICINAS

10h30 – Oficina de cubeecraft – ACTION CUBE! DO PAPEL PARA A ESTANTE –O designer de cubeecraftsHebert Borba e o artista visual e Ilustrador Victor Hugo apresentam a técnica do cubeecraft, desde a sua história até a sua montagem. Ao final, o participante poderá levar para casa o personagem escolhido. (Faixa etária: a partir de 8 anos)

12h30 – Oficina de Ilustraçãopara Crianças – O ilustrador, quadrinista e artista plástico Braga Câmaraensina através de desenhos e bate papo como desenhar e criar um personagem. (Faixa etária: Crianças de 06 a 12 anos.)

14h – Oficina de Desenho – Heróis e Vilões -O Arte Educador Pedro Ponzo propõe o estudo de conceito e design de “Heróis e Vilões”, da forma como são abordados na cultura nerd/geek, e orienta o participante na criação de personagem original. (Público em Geral)

15h30 – Oficina de Roteiro para Quadrinhos – O escritor, roteirista e editor do site O Recife Assombrado André Balaio ensina como fazer roteiro para histórias em quadrinhos e conversa com a roteirista e especialista Michelle Ramos, do site Zine Brasil. (Público-alvo: a partir dos 16 anos)

17h – Oficina de Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula -Os Professores Bruno Alves (UFRPE) e Fábio Paiva (UFPE) Apresentam as HQs como ferramenta didático-pedagógica e utiliza da linguagem dos quadrinhos para sugerir práticas educativas e o uso em diversas áreas.(Público-alvo: Professores e Professoras, estudantes de Licenciaturas, interessados nos temas da educação). 3 horas de duração.

• ESPAÇO ENEM ALQUIMIA GEEK

10h – Dominar da língua portuguesa, dicas fundamentais de sucesso de um herói real.
11h30 – Cinema e Química na prática – Fogo, fumaça e explosões, reações químicas e suas explicações.
13h – Movimento pendular? Como o Homem-aranha se locomove tão rápido?
14h30 – Energia Potencial? Como entender os poderes do Fanático ou de Luke Cage?
16h – Ondas, Reverberação e Eco, explicações para a “visão” do Demolidor.
17h30 – Probabilidades, como Dominó e Feiticeira Escarlate jogam com as possibilidades.
19h – A influência do meio ambiente na origem dos Super-heróis e os heróis da vida real.

• ÁREA DO STREAMER

Das 14h às 17h – Venha conhecer o espaço e jogar com Sheviii, um dos maiores streamers do Brasil.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »