Jardim Botânico oferece programação gratuita na Semana do Meio Ambiente

Jardim Botânico oferece programação gratuita na Semana do Meio Ambiente

Publicado em 05/06/2019 por Revista algomais às 5:00
Jardim Botânico oferece programação gratuita na Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente começou repleta de descontração e aprendizado no Jardim Botânico do Recife. Uma programação foi preparada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) para receber o público entre 3 a 9 de junho no equipamento ambiental da Prefeitura do Recife.

Nesta terça-feira (4), a diversão começa às 9h30 com uma trilha ecológica que promete transformar a garotada em verdadeiros exploradores. A caminhada “Explorando o Jardim Botânico” vai garantir momentos de aprendizado e conscientização. Pela tarde, às 15h, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o laboratório do Jardim e participar de uma experiência com a Zebrina, uma espécie de folha, permitindo a observação das células da planta com o uso do microscópio. Toda atividade vai contar com uma monitoria expliativa.

Quarta-feira (5), quem aparecer vai poder participar de duas oficinas: a de compostagem, que vai ensinar um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos, às 10h30, e a Oficina de produção de mudas, às 14h40, pertinente para quem deseja desenvolver métodos de plantio.

A trilha das espécies ameaçadas ocorre na quinta-feira (6) e tem o objetivo de conscientizar os pequenos sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. Durante a caminhada vai rolar muita transmissão de conhecimento e exposição de ideias, para que as crianças reconheçam a importância de preservar o verde. A atividade acontece às 14h.

Sexta-feira é dia de aprender a cuidar da saúde. Às 10h, o analista e biólogo Wiliam Wanderley ministra a oficina de manejo com plantas medicinais. A oficina tem o objetivo de disseminar informação a respeito das plantas medicinais e capacitar pessoas para a manipulação e produção correta destes materiais. Destinada para maiores de 18 anos, a oficina é gratuita e, para participar,
basta realizar a inscrição pelo e-mail jardimbotanico@recife.pe.gov.br e digitar as palavras “OFICINA DE FITOTERÁPICOS” no campo destinado ao assunto. No corpo do e-mail, informe nome completo, endereço (bairro e cidade), idade, grau de escolaridade e telefones para contato. O preenchimento das vagas atende ao critério cronológico, ou seja: os candidatos que enviarem os primeiros 30 e-mails receberão a confirmação.

Se o seu tempo disponível é no fim de semana, não se preocupe. O que não vai faltar é diversão e aprendizado no Jardim. No sábado (8), a galera vai poder participar de uma mini exposição de reenvasamento com a Associação Orquidófila de Pernambuco (ASSOPE), às 10h. Em seguida, às 10h30 acontece um esquete teatral cheio de aventuras e bom humor com a turma Mangue e Tal. Pela tarde, a garotada vai se infiltrar na floresta e participar da caminhada ecológica “Os trapezistas da mata”, descobrindo um montão de coisa interessante e aprendendo um pouco mais sobre a natureza. Ao fim da trilha os visitantes poderão aguçar a imaginação e ouvir a contação de histórias sobre a Vitória Régia, importante personagem do folclore brasileiro.

Quem curte colocar as mãos na terra vai adorar a programação do domingo (9). Às 10h acontece a oficina de Eco terrário, que vai ensinar na prática a produzir seu próprio mini jardim. Já às 10h30 o graduando em biologia, Inácio Mendonça, comparece ao auditório do JBR para uma Conversa Ambiental sobre o manejo e importância das plantas medicinais. A palestra é direcionada para maiores de 18 anos e para participar basta fazer a inscrição no dia.

Confira a programação completa do Jardim Botânico na Semana do Meio Ambiente:

Terça-feira (4)

9h30 – Caminhada ecológica: explorando o Jardim Botânico.

10h30 – Oficina de compostagem

14h – Caminhada ecológica: explorando o Jardim Botânico.

15h – Prática de Laboratório: Uma experiência com Zebrina (Tradescantia zebrina)

Quarta-feira (5)

10h30 – Oficina de Compostagem

14h – Caminhada ecológica: explorando o Jardim Botânico.

14h:40 – Oficina de produção de mudas

Quinta-feira (6)

10h30 – Oficina de Herborização

14h – Trilha das espécies ameaçadas.

15h – Prática de Laboratório: Uma experiência com Zebrina (Tradescantia zebrina)

Sexta-feira (7)

10h – Oficina de manipulação de plantas medicinais.

14h – Caminhada ecológica em câmera lenta: Que bicho é esse?

14h:40 – Oficina de plantio de espécies arbóreas.

Sábado (8)

10h – Mini – exposição e Oficina de Reenvasamento com a ASSOPE- Associação Orquidófila de Pernambuco

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »