Macuca promove três dias de festa de São João

Macuca promove três dias de festa de São João

Publicado em 20/06/2019 por Revista algomais às 5:00
A entidade cultural celebra 30 anos de história com programação especial nos dias 21, 22 e 23 de junho no Sítio Macuca.

O São João de Pernambuco vai além dos tradicionais festejos de Caruaru, a Capital do Forró, que atrai milhares de turistas anualmente. Há opções para quem gosta de uma experiência mais “raiz”, com elementos rústicos da identidade cultural nordestina, e também para quem curte o evento junino, mas busca espaços com infraestrutura, comodidades e atrações de todo o País. Se você ainda não decidiu por qual fogueira irá pular em 2019, apresentamos algumas indicações.

Uma alternativa para quem deseja passar dias de experiências mais rurais é seguir para o Sítio da Macuca, no município de Correntes, nas proximidades de Garanhuns. A festa popular, conduzida pelo Boi da Macuca, surgiu em 1989 da imaginação do Capitão Zé da Macuca, que é o idealizador desse projeto. A brincadeira junina completa a sua 30ª edição neste ano, com programação entre os dias 21 e 23 de junho. “A atividade cultural é uma manifestação que começou no Carnaval, mas hoje é tanto carnavalesca como junina. Neste ano serão três dias de festa. Gostamos de relacionar a cultura tradicional com a contemporânea”, conta o coordenador e filho do idealizador, Rudá Rocha.

.

.

O São João da Macuca conta com uma programação de shows noturnos no sítio com muita música regional. O grupo Forrólindense, os cantores Cláudio Rabeca, Karina Buhr e Mariana Aydar estão entre os convidados. O auge do evento, no último dia da festa, acontece quando o cortejo do Boi da Macuca passeia pela zona rural dos municípios vizinhos, conduzido pela Orquestra do Maestro Oséas. O público estimado por dia é de mil pessoas.

Para quem deseja passar os três dias de festas no sítio, há opção de se hospedar num camping na própria fazenda. Quem optar por uma hospedagem popular, várias casas de moradores de Baixa Grande (povoado vizinho ao Sítio da Macuca) ficam à disposição para aluguel nos dias dos festejos juninos. Como o município é próximo de Garanhuns (35 quilômetros de distância), outra alternativa seria buscar algum hotel ou pousada na cidade. Rudá informa que em geral os visitantes acompanham os três dias de festas, mas os ingressos podem ser comprados separadamente.

.

Carvalheira na Fogueira

.

Outra opção, que já conta com frequentadores assíduos, é o Carvalheira na Fogueira. Produzido pela agência Carvalheira, o evento acontecerá em um espaço de 20 mil metros quadrados, perto do centro de Gravatá, na BR-232, Km 87 (local do antigo Villa da Serra). O festejo segue o padrão do grupo, com um investimento forte em estrutura. A edição 2019 terá uma cidade cenográfica, roda gigante, carrossel e as tradicionais quadrilhas juninas e casamento matuto. O evento conta ainda com praça de alimentação, estacionamento e open bar. “A grande novidade será o novo espaço da nossa cidade cenográfica junina. Temos nesta edição, mais uma vez, bandas de grande bilheteria entre as nossas atrações”, destacou o sócio da agência Jorginho Peixoto.

A festa com um toque de sofisticação terá como principais atrações os cantores Xand Avião e Gusttavo Lima. Os sucessos Cem Mil, Zé da Recaída e Respeita o Nosso Fim, de Gusttavo Lima estão na setlist do arraial. Integram ainda o arrasta-pé promovido pela Carvalheira o cantor Rafa Mesquita e o DJ Korossy. O festejo, que chega à sua quinta edição, acontecerá no dia 23 de junho.

Quem deseja interiorizar ainda mais o seu São João, um dos grandes eventos do Sertão que já tem programação fechada é o de Petrolina. Entre os dias 14 e 23 de junho, uma série de cantores nacionais e regionais passará pelos palcos da cidade. As principais atrações são a cantora baiana Ivete Sangalo, que fará a abertura ao lado de Mano Walter, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Marília Mendonça, Jorge & Mateus e Wesley Safadão. Alok, Zezé di Camargo & Luciano e Michel Teló encerrarão o evento. Além dessa programação principal, que acontecerá no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, a prefeitura anunciou um calendário com concursos, vaquejada, Missão do Vaqueiro, entre outras atividades culturais. São esperadas 700 mil pessoas nos eventos juninos da cidade.

No Agreste, uma opção é Toritama. O São João da Torre 2019 já confirmou suas primeiras atrações. Jorge de Altinho sobre ao palco no dia 12, no arrasta-pé que marca o Dia dos Namorados, e Geraldinho Lins se apresenta no dia 30, encerrando os festejos juninos.

CARUARU
O maior São João do Estado promete arrastar uma multidão de até 2,5 milhões de pessoas nos 30 dias de festa, durante todo o mês de junho. Entre os destaques da programação estão o cantor Alceu Valença, Leonardo, Elba Ramalho, Bell Marques, Alok, Xand Avião, entre outros. Os principais “arraiais” serão na Estação Ferroviária, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, no Alto do Moura, no Polo Azulão, entre outros espaços.

Serviços
São João da Macuca – Entre os dias 21 e 23 de junho, no Sítio da Macuca, em Correntes. Ingressos no www.sympla.com.br

Carvalheira na Fogueira – Domingo (23 de junho), na Arena Carvalheira na Fogueira, em Gravatá. Ingressos no site eventbrite.com.br

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »