Navio MS Sirena encerra oficialmente a temporada de cruzeiros no Recife

Navio MS Sirena encerra oficialmente a temporada de cruzeiros no Recife

Publicado em 19/04/2019 por Revista algomais às 5:49
Entre novembro de 2018 e abril de 2019 quase 30 mil passageiros desembarcaram no Porto do Recife, incrementando o turismo no Estado.

O último navio da temporada de cruzeiros 2018/2019 atraca no Porto do Recife, no domingo de Páscoa (21). O MS Sirena encerra o ciclo de navios de cruzeiros, na cidade, que iniciou no dia 20.11.18 e que ao longo destes cinco meses trouxe ao Porto do Recife 20 navios e 29.115 passageiros, um número cerca de 15% maior em relação a temporada 2017/2018. Para receber os turistas no Terminal Marítimo de Passageiros, durante todo o período, foi montada uma grande operação conjunta com a Secretaria de Turismo do Estado, Empetur, Prefeitura da Cidade, CTTU, bombeiros, polícia militar, entre outros órgãos e instituições.

O navio MS Sirena está previsto para às 7h da manhã e vai atracar no cais 2 do ancoradouro recifense, com cerca de 600 passageiros e 400 tripulantes à bordo. A embarcação de bandeira das lhas Marshal e com e 181m de comprimento vem do Rio de Janeiro e após a escala no Recife segue para Natal. O navio de cruzeiro estava previsto para o dia 23, mas em virtude do cancelamento de duas escalas antecipou a chegada. O Sirena deve permanecer no Recife cerca de 12h, com previsão de saída às 17h. Nesse tempo os passageiros devem fazer passeios por diversos pontos da capital pernambucana e cidades circunvizinhas.

Tradicional no cenário turístico de Pernambuco, “os cruzeiros movimentam um público de milhares de pessoas a cada ciclo. São visitantes que embarcam e desembarcam no Porto do Recife seguindo em viagens nacionais e internacionais. Esse trânsito de passageiros ocorre desde o século XVI e de forma mais estruturada a partir de 1918, com o surgimento do Porto Organizado”, ressalta o presidente do Porto, Carlos Vilar.

PERFIL DOS CRUZEIRISTAS

Os turistas de cruzeiros dividem-se, basicamente, em dois grupos: os que estão em trânsito – deixam o navio por algumas horas para visitar a cidade e voltam ao cruzeiro para seguir viagem – e aqueles que de fato desembarcam ou embarcam na região.

De acordo com pesquisa realizada pela Empetur, entre novembro de 2018 e janeiro deste ano, a maioria dos turistas que chega ao Recife nos cruzeiros é estrangeira (79,90%). Dentre os visitantes, as mulheres representam 61,85% e os turistas acima de 65 anos correspondem a 45,78%. Muitos desses passageiros aportam na capital pernambucana pela primeira vez (63,05%) e a primeira impressão parece ser muito boa, pois 86,45% recomendam a cidade aos amigos.

De forma geral, o tempo que o viajante permanece na capital é de 4h, gastam, em média, R$ 238,15 e 71,49% expressam desejo de retornar ao Recife. Entre os itens considerados de maior destaque, os turistas ressaltaram a arquitetura, a hospitalidade, as praias e a gastronomia.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »