Debater sobre moda e design com tecnologia, criatividade, respeito às matérias primas e ao meio ambiente. Este é o mote .."> Debater sobre moda e design com tecnologia, criatividade, respeito às matérias primas e ao meio ambiente. Este é o mote .."> TRAMA debate moda e novas tecnologias em evento gratuito no Recife - Algomais
TRAMA debate moda e novas tecnologias em evento gratuito no Recife

TRAMA debate moda e novas tecnologias em evento gratuito no Recife

Publicado em 24/07/2018 por Revista algomais às 9:15
Segunda edição do seminário de moda, empreendedorismo, inovação e design acontece dias 3 e 4 de agosto, no espaço Apolo 235 do Porto Digital. l Foto: Eduardo Magalhães/Divulgação

Debater sobre moda e design com tecnologia, criatividade, respeito às matérias primas e ao meio ambiente. Este é o mote da segunda edição do TRAMA, seminário de moda, empreendedorismo, inovação e design que aporta na capital pernambucana com uma extensa programação com mesas redondas no Bairro do Recife. O evento, com inscrições gratuitas, está marcado para os dias 3 e 4 de agosto, das 10h às 19h, no espaço Apolo 235 do Porto Digital.

Numa realização conjunta do Espaço Garimpo e da Aborda, de Germana Uchoa e Carolina Herszenhut, respectivamente, o TRAMA, que tem incentivo do Funcultura e apoio do Porto Digital, abre oportunidade para o debate e a troca de conhecimento e experiências, visando ao fortalecimento de um mercado que vem crescendo no Recife: o da moda. “O Trama de 2017 foi um sucesso, tivemos quase 500 pessoas em dois dias e muita troca. Trazer esse evento novamente para Recife é muito importante para fomentar e trocar cada vez mais sobre o cenário criativo e tecnológico no Nordeste”, explica Germana.

O objetivo do encontro é envolver empreendedores criativos da cidade da área de moda e economia criativa, assim como oportunizar um debate amplo sobre novas oportunidades econômicas, sociais e culturais para o setor, que se encontra em plena efervescência e expansão. Sobre o tema da segunda edição, Carolina Herszenhut explica: “este ano vamos abordar um tema novo e urgente que é o uso de novas tecnologias nas áreas de moda e design e como isso pode revolucionar o mercado. Esperamos dobrar o número de pessoas e apresentar novos projetos para essa cidade que é tão criativa”, destaca.

A programação, 100% gratuita, vai contar com seis mesas de debate dentro da temática moda e novas tecnologias. São elas: “Como Transformar o mundo a partir de novas tecnologia”; “Novas Tecnologias em Instituições de Ensino”; “Acesso às novas tecnologias para o Grande Público”; “Design de produtos a partir de novas tecnologias”; “Negócios de Moda e as Novas Economias”; “Grandes Empresas, grandes tecnologias”.

Assim como na primeira edição, o seminário TRAMA será transmitido ao vivo via facebook do evento. As inscrições para as mesas de debate já estão disponíveis no site https://tramarecife.wixsite.com/meusite.

 

Programação

TRAMA Recife

Data/hora: 03 e 04 de agosto de 2018, das 10 às 19h

Local: espaço Apolo 235 (Rua do Apolo, 235 – Bairro do Recife)

Inscrições: https://tramarecife.wixsite.com/meusite

Evento gratuito

 

03/08

MESA 1: sexta às 10:00

Como transformar o mundo a partir de novas tecnologia

 1.Gabriela Agustini, fundadora e diretora executiva do Olabi, uma organização focada em estimular o uso de tecnologias para transformação social.

2.Lizbela Unikowski, formada em design de moda, com especialização em calcados, estuda a fundo resíduos da indústria fashion e busca um impacto positivo desse segmento no meio ambiente e sociedade.

3.Hugo Mendes, engenheiro químico pela UFRJ, trabalha na Biotecam com o aperfeiçoamento da produção de biotecidos.

 

MESA 2: sexta às 14:00

Novas Tecnologias em Instituições de Ensino 

1.Natalia Chaves Bruno, Designer de Produtos e Mestre em Design, Tecnologia e Sociedade pela PUC-Rio, investiga os processos de aproximação de pessoas de forma física e tangível através de dispositivos eletrônicos/computacionais.

2.Juliana Araripe, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica, participa do desenvolvimento de projetos voltados para a apropriação de metodologias ativas nas práticas pedagógicas de educadores.

3.Perseu Bastos, Especialista em gestão de negócios. Atua no mercado de inovação e economia criativa desde 2009, desenvolvendo produtos digitais.

 

MESA 3: sexta às 16:30

Acesso às novas tecnologias para o Grande Público

1.Alexandra Farah, Jornalista e colunista de moda e tech da Vogue Brasil, já foi editora do site Chic – por Gloria Kalil, editora de moda e economia do jornal Brasil Econômico e colunista da Bandnews TV sobre Moda e Negócios.

2.Betita Valentim, Graduada em psicologia, foi responsável pela revolução Maker School e hoje é coordenadora de Educação Maker, a escola de aprendizagem e experimentação mão-na-massa do Fab Lab Recife.

3. Léo Lima, Coordenador do LOUCo (Laboratório de Objetos Urbanos Conectados), Bacharel em antropologia e Mestre em Design Profissional pelo CESAR School.

 

04/08

MESA 4: sábado às 10:00

Design de produtos a partir de novas tecnologias

1.Mannu Guennes é designer e administradora. Cursou Printed Textile Design em Londres e faz parte da startup phytoplankton, que atua com a co-criação de estampas digitais para o setor têxtil e conecta designers e mercado.

2.Mônica Bentes, Fundadora da Anouk Bags, criou uma mochila especial para ciclistas com tecido de kombucha, placa de sinalização noturna e placa solar.

3.Karla Batista, estudante de ciências biológicas. Durante a graduação, despertou o interesse pela confecção de acessórios manuais, criando a Azulerde, uma marca que une arte, design e reaproveitamento de resíduos.

 

MESA 5: sábado às 14:00

Negócios de Moda e as Novas Economias

1.Germana Uchoa, Empreendedora criativa, coolhunter, mentora de negócios criativos, e fundadora da Espaço Garimpo, uma plataforma de empreendedorismo, criatividade e inovação. Também é uma das produtoras do TRAMA.

2.Jacques Barcia é um dos fundadores da Futuring.Today, um laboratório de futuros que combina foresight, design e experiências narrativas para hackear futuros. Mestre em Design, é professor de Design Futures na Cesar School e consultor de futuros do Porto Digital.

3.Marcelo Bressan, UX Designer no CESAR, professor na CESAR School e um dos futuristas fundadores da Futuring Today

 

MESA 6: sábado às 16:30

Grandes Empresas, grandes tecnologias

1.Carolina Herszenhut, diretora da Aborda Produtora e criadora do O Cluster, tem MBA em Gestão Cultural – ABGC, idealizou e realizou diversos projetos como o TRAMA, Interface/Interlace no Museu do Amanhã.

2.Joy Pires, Desenhista Industrial, pesquisadora em Novos matérias e Biodesigner, explora a convergência entre tecnologia, design e biologia. Desenvolveu projetos em tecnologia esportiva para Adidas ,Nikelab, Mizuno, Reebok e pesquisa em tecnologia emergente para Samsung e Fitbit.

3.Luciano Bueno, fundador da Horvath, uma startup que alinha moda e tecnologia e usa a nanotecnologia para criar performances específicas em tecidos.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »