7 fotos da Avenida Boa Viagem Antigamente

7 fotos da Avenida Boa Viagem Antigamente

Publicado em 05/09/2019 por Revista algomais às 10:28

Um dos cartões postais do Recife atualmente foi uma avenida pouco habitada, sem prédios e com um ritmo bem mais lento. As imagens da Biblioteca do IBGE e da Fundaj e nos mostram o uso da praia para o lazer dos recifenses.

No texto Arruando por Boa Viagem, de Leonardo Dantas, o jornalista, que é colunista da Revista Algomais, escreve que “Aqui tem início a Avenida Boa Viagem, inaugurada no governo de Sérgio Loreto, em 20 de outubro de 1924, quando nela fez implantar uma linha dos bondes da Pernambuco Tramways, transformando-a com o tempo na bela praia da região”.

No mesmo artigo, ele destacou a menção de Gilberto Freyre no livro Guia prático, histórico e sentimental da Cidade do Recife, sobre a praia mais famosa do Recife.

“Pelos recifes ou arrecifes de Boa Viagem é agradável passear o menino, o moço e até o velho, quando o mar está baixo; e os peixinhos, uns azuis, outros amarelos listrados de preto, se deixam ver em toda sua glória de cores, nadando nas poças esverdeadas que o sol aquece. O sol aquece, tempo de verão e de mar baixo, a água das várias bacias que em Boa Viagem são uma verdadeira sucessão de piscinas, entre os arrecifes e a praia. Tem-se a idéia de que, dentro dessas piscinas, alguém prepara a água de banho: uma misteriosa mucama que gradua a temperatura do mar – o mar assim condicionado em piscinas – para regalo dos muitos ioiôs e das muitas iaiás da terra ou vindas do Sul e do estrangeiro que não encontram aqui o frio das águas européias ou mesmo das de Copacabana; e sim uma água ao mesmo tempo verde e morna. Um banho em Boa Viagem é um dos maiores regalos que o Recife oferece a adventícios, tanto quanto a nativos. Uma das experiências mais recifenses que o adventício pode ter no Recife: um mar de água morna, um sol que em pouco tempo amorena o corpo do europeu ou do brasileiro do Sul; vento fresco; recifes; sargaço. Um cheiro bom de sargaço fresco recebe às vezes o turista.”

Confira abaixo as fotos. Clique para ampliar.

.

.

.

Descrição do IBGE da imagem: “Notas: A Casa Navio foi uma obra de Adelmar da Costa Carvalho, empresário, industrial e ex-deputado federal de Recife. Erguida na orla da praia de Boa Viagem, A Casa Navio foi uma residência que replicava com capricho as acomodações do transatlântico Queen Elizabeth. Já teve como hóspede o ex-presidente Juscelino Kubitschek.”

.

Hotel Boa Viagem em 1957

.

Foto retirada do Hotel Boa Viagem, em 1957

.
Trecho da praia nas proximidades das Ruas Ribeiro de Brito e Bruno Veloso, em 1950. (Acervo Benício Dias)

.
Automóvel na Avenida Boa Viagem em 1939 (Acervo Josebias Bandeira)

.

*Rafael Dantas é jornalista, repórter da Revista Algomais e assina as colunas Gente & Negócios e Pernambuco Antigamente (rafael@algomais.com)

.

LEIA TAMBÉM


10 fotos da Praça da República Antigamente

.


5 fotos das Praças de Burle Marx no Recife antigamente

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »