Cerveja e Buteco, casamento perfeito
Rivaldo Neto

Cerveja e Buteco, casamento perfeito

Publicado em 13/04/2018 por Revista algomais às 19:47

Nada mais brasileiro, e porque não dizer pernambucano, que frequentar buteco. Apreciar os pratos dessa culinária tão especial faz com que a gente tenha motivos de sobra para perpetuar ainda mais essa tradição. Não só pelo papel de socialização que esses estabelecimentos representam, os butecos estão presentes em nosso DNA e são programação certa para os nossos finais de semana.

Com a finalidade de valorizar esse tipo de culinária tão especial, surgiu em 2000 o concurso Comida Di Buteco, que acabou se transformando em um movimento, se podemos dizer assim “gastronomicamente democrático”, pois agrega diversas classes sociais, de todas as idades, e em todo Brasil.

Abril é quando se dá o “start” do concurso que esse ano terá 21 cidades, com a inclusão de Florianópolis, alcançando as cinco regiões do País. Pelo terceiro ano consecutivo o teto de R$ 25,90 foi mantido, unificado para todos os participantes, com a criação do prato livre. Nessa primeira etapa serão conhecidos 21 campeões. Depois teremos a etapa nacional, com o campeão de cada localidade, e que contemplará o melhor Buteco do Brasil. 26 estabelecimentos localizados na região metropolitana do Recife estão participando.

A coluna experimentou 5 pratos participantes e como não podia deixar de ser, escolheu 5 cervejas para serem com eles harmonizadas.

O Sarapatel de Porco, extremamente popular da cozinha nordestina, do “Pra quem Gosta”, em Olinda foi o primeiro prato a ser provado. Segundo Jô, a proprietária do local, a receita era de sua avó, o que dá um toque ainda mais tradicional ao prato. Muito aromático, com um sabor intenso e textura tenra. Experimente com uma IPA, os aromas se destacarão, e assim terá um destaque exótico e delicioso.


O segundo prato veio do bar do Cabo, em Brasília Teimosa, campeã da etapa 2017. Um camarão ensopado em um molho especial, chamado de Sabor do Nordeste. Vem servido com uma farofa molhada com o próprio molho. Com tempero mais leve que o anterior, uma Witbier é a pedida certa e dará ainda mais sabor a comida. Uma cerveja refrescante e cítrica com frutos do mar dá o equilíbrio perfeito.


O terceiro veio do mercado da Boa Vista, mas com um toque mineiro. O Bar do Vizinho serviu um irretocável prato chamado “Porco Virado na Lata”. Tostado na medida certa. Ele vem com uma crosta da carne do porco bem crocante frita na banha. Como acompanhamento uma macaxeira com molho de tomate e torresmo, e alecrim fresco dando o toque final, turbinando osaromas. Um Double IPA ou uma Imperial IPA casam muito bem com o prato. A gordura da carne de porco pede uma cerveja mais potente.


Do Ipsep vem o quinto prato, do Armazém 433. Uma panelinha com filé mignon, com textura de queijo coalho como se fosse um chip crocante e muito gostoso, acompanhado de uma cestinha com pães caseiros para se “melar” no molho. Batizado de “Panela Velha é que faz Comida boa”. Nesse vamos com uma tradicional Pilsen. Como é uma cerveja leve, vai combinar com o “salgadinho” do queijo.


E pra finalizar um prato digno de ter na receita o personagem principal da coluna que é cerveja. Diretamente do Armazém Centenário, no Espinheiro, veio o prato “Boi Atolado”. Bem servido é um escondidinho de macaxeira com queijo gratinado. A costela na cerveja preta é um espetáculo a parte, bem exótico. A carne vem mergulhada no molho de queijo. Uma Pale Ale por exemplo. Por ser encorpada, de amargor profundo com aroma frutado e complexo fecha com louvor essa harmonização.

Pratos é que não faltam no concurso Comida Di Buteco para “casar” com boas cervejas, agora é entrar no embalo e ser feliz e manter a tradição.

Butecos:
Pra Quem Gosta
Cidade: Olinda
Endereço: Rua Ary Barroso, 111 – Monte – Olinda
Telefone: (81) 3429-9275
Funcionamento: Quarta a domingo: 11h às 17h

Bar do Cabo
Cidade: Recife
Endereço: Rua Nanuque, 37 – Brasilia Teimosa – Recife
Telefone: (81) 98873.0451
Funcionamento: Terça a domingo: 11h às 16h

Bar do Vizinho
Cidade: Recife
Endereço: Rua da Santa Cruz, s/n – Box 2 e 3 – Mercado da Boa Vista – Recife
Telefone: (81) 99890.5851
Funcionamento: Quarta a sábado: 11h às 18h e Domingo: 11h às 17h

Armazém 433 Bar
Cidade: Recife
Endereço: Rua Rio Amazonas, 433 – Loja A – Ipsep – Recife
Telefone: (81) 99709.0393
Funcionamento: Terça a quinta: 17h à 00h; Sexta e sábado: 17h à 01h

Armazém Centenário
Cidade: Recife
Endereço: Rua Barão de Itamaracá, 10 – Espinheiro – Recife
Telefone: (81) 3033.4002
Funcionamento: Terça a quinta: 17h à 00h; Sexta e sábado: 12h à 01h; Domingo: 12h às 18h

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »