Conservatório comemora Dia Nacional do Choro com concerto do bandolinista Hamilton de Holanda

Conservatório comemora Dia Nacional do Choro com concerto do bandolinista Hamilton de Holanda

Publicado em 10/04/2019 por Revista algomais às 16:22
Além da apresentação no Teatro de Santa Isabel, a escola promove, de 11 a 14 de abril, workshops, oficinais e apresentações musicais em sua sede. Programação é gratuita

Importante data do calendário do Conservatório Pernambucano de Música, o Dia Nacional do Choro será comemorado desta quinta-feira (11) a domingo (14), com workshops e oficinas de instrumentos musicais e concertos na sede da escola de música e no Teatro de Santa Isabel. As atividades são gratuitas.

Este ano, o evento homenageará o grande bandolinista e compositor Rossini Ferreira, que foi solista da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco e professor do CPM. O ponto alto das comemorações será na quinta-feira, quando ocorre o show do bandolinista Hamilton de Holanda, referência no País atualmente em se tratando do gênero.

A programação especial para celebrar o dia do gênero brasileiro por excelência já é uma tradição do Conservatório, que busca não só divulgar o estilo musical, como também oferecer formação técnica aos novos instrumentistas, através de oficinas, explica a gerente geral Roseane Hazin.

“O choro sempre teve lugar nos programas de instrumento do Conservatório. Nossos cursos de bandolim e cavaquinho estão entre os primeiros cursos oficiais desses instrumentos no País. Nos anos 1980, o Conservatório teve a Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, uma orquestra que trazia na formação o bandolinista Rossini Ferreira, um dos grandes bandolinistas do Brasil entre as décadas de 1950 e 1990. O convidado desta edição do Dia Nacional do Choro é o bandolinista Hamilton de Holanda, um fenômeno como instrumentista, um dos melhores da nova geração do choro brasileiro. Estão todos convidados a assistir os concertos e participar das oficinas”, finaliza a coordenadora.

A programação comemorativa tem início na quinta-feira (11), com um workshop de bandolim com Hamilton de Holanda, das 10h às 12h, na sede da escola. À noite, acontece a abertura oficial das comemorações do Dia Nacional do Choro, com a apresentação do bandolinista, acompanhado pela Orquestra Matéria Prima, no Teatro de Santa Isabel, às 20h, com entrada gratuita. Já na sexta (12), o professor e integrante da Orquestra Matéria Prima, Maurício Cezar, ministra o workshop “Iniciando no choro” para alunos de iniciação musical. A aula acontece em dois horários, das 9h às 10h30 e das 15h às 16h30, no CPM, com a participação especial do músico Arthur Philipe.

Oficinas de canto, percussão, sopro, cavaquinho e violão de seis e sete cordas acontecerão na escola de música durante o sábado (13) pela manhã, 9h às 12h, e tarde, 13h às 16h. No domingo, o músico Maurício Cezar promove a oficina prática de conjunto e roda de choro, das 9h às 12h. As inscrições para estas aulas são gratuitas e podem ser realizadas na secretaria do Conservatório Pernambucano de Música.

Encerrando a semana, no domingo, às 16h, os pianistas Elyanna Caldas e Levy Guedes apresentam o concerto Dois Pianos no Choro no Auditório Cussy de Almeida. O percussionista Júnior Teles e o violonista Bozó 7 Cordas também participam do concerto “Dois Pianos no Choro”, apresentando choros de Ernesto Nazareth, Radamés Gnatalli, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim, Tom Jobim e dos pernambucanos Rossini Ferreira e Capiba. “Todos, compositores de talento invulgar, excelentes músicos na improvisação e criatividade dignas de aplauso. Contando no início com três instrumentos, flauta, cavaquinho e violão, os grupos de choro receberam a colaboração do clarinete, do sax soprano, do bandolim, da percussão, até mesmo do piano. Atualmente, é um gênero internacionalmente conhecido e o seu sucesso é garantido”, conta Elyanna.

HAMILTON DE HOLANDA

A grande atração da noite de abertura do evento é a apresentação do bandolinista Hamilton de Holanda, no Teatro de Santa Isabel, às 20h. O músico se apresentará com a Orquestra Matéria Prima.

“Estou muito feliz de voltar ao Recife, Pernambuco, Estado de origem da minha família, onde me sinto muito bem, me sinto querido, encontro as pessoas que eu gosto. O pernambucano tem uma cultura muito forte, que eu adoro. Tocar com a orquestra Matéria Prima será muito legal. A gente vai tocar algumas músicas do Rossini e duas composições minhas, ‘Capricho de Rafael’ e ‘Balaio’. Tem tudo a ver com a onda da orquestra, acho que vai ser um barato, vai ser emoção pura”, comentou Hamilton.

Músicas como ‘Abraçando Avena’, ‘Ansiedade’, ‘Choro no Natal’ e ‘Lembranças de Recife’ fazem parte do repertório do show. O público deve comparecer ao local para fazer a retirada do ingresso uma hora antes do início do espetáculo.

SERVIÇO

COMEMORAÇÃO DIA NACIONAL DO CHORO – De 11 a 14 de abril, no Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro). Apresentações, workshops e oficinais musicais – inscrições na secretaria do CPM até dia 12 de abril. Entrada franca.

SHOW DE HAMILTON DE HOLANDA – Quinta-feira, 11 de abril, às 20h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, S/N, Santo Antônio). Entrada franca. Público pode retirar o ingresso para o concerto uma hora antes do seu início.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »