Documentários da Netflix e da Amazon Prime Video para ver na quarentena
Wanderley Andrade

Documentários da Netflix e da Amazon Prime Video para ver na quarentena

Publicado em 14/05/2020 por Wanderley Andrade às 19:59

Aos que curtem documentários, trago hoje uma lista com produções do gênero que podem ser encontradas nos catálogos da Netflix e Amazon Prime Video. Filmes vencedores em grandes festivais, como Sundance e o Oscar. Segue a lista.

 

The Square

Divulgação: Netflix

 

Ganhador de três Emmys, o documentário The Square, da Netflix, acompanha bem de perto a revolução Egípcia de 2011. Através dela, milhares de jovens se reuniram na praça Tahrir, centro do Cairo, e, com os atos, conseguiram tirar do poder um ditador e, mais adiante, impulsionar o fim de um regime militar. Em meio a tiros e bombas, presenciamos a dura realidade de pessoas que, lutando por liberdade, enfrentaram de forma desigual o exército muito bem armado. Um dos personagens de destaque é o ator britânico, Khalid Abdalla, um dos líderes da revolução. Abdalla é conhecido por protagonizar o filme Caçador de Pipas. The Square foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2014.

 

Human Flow: Não Existe Lar se Não Há Para Onde Ir

Divulgação Amazon Studios

 

O documentário mostra a jornada de refugiados em busca de um lugar onde possam reconstruir suas vidas. A maior parte escapando da miséria e da guerra, que avançam por seus países de origem. O diretor e ativista social, Ai Weiwei, acompanhou de perto o drama de famílias em 23 países, entre eles, Grécia, França, Alemanha, Iraque, México, Afeganistão, Turquia e Quênia. Países como o Líbano, que recebe pessoas da Síria e da Palestina. Um terço da população do país é de refugiados. Human Flow está no catálogo da Amazon Prime Video.

 

A Vida em Mim

Divulgação: Netflix

 

O curta sueco A Vida em Mim acompanha a vida de crianças refugiadas na Suécia que sofrem da Síndrome da Resignação. A misteriosa doença faz com que fiquem em estado permanente de sono, como se estivessem em coma. Crianças como Karen, garoto que teve de fugir com os pais e irmãos de seu país de origem, marcado pela violência. Com imagens intercaladas de regiões tomadas pela neve na Suécia, A Vida em Mim exala a dor fria e cortante de famílias marcadas pelo trauma da guerra e pela incerteza do futuro. O curta foi indicado ao Oscar 2020 de Melhor Documentário de Curta-Metragem. Disponível no catálogo da Netflix.

 

One Child Nation

Divulgação: Amazon Studios

 

Em One Child Nation, documentário da Amazon Prime Video, as cineastas Nanfu Wang e Jialing Zhang investigam como funcionava a política do filho único promovida pelo governo chinês a partir do final da década de 70. Nanfu entrevista seus próprios familiares e descobre histórias chocantes, como a de uma prima recém-nascida que foi abandonada em um mercado público (movimentado, importante frisar) e que veio a falecer. Ninguém a acolheu por (acredite) ser menina. No percurso, as diretoras entrevistam “cegonheiros”, pessoas que encontravam os bebês nas ruas e os vendiam a orfanatos. Essas instituições direcionavam as crianças para a adoção a famílias estrangeiras. Documentário necessário, que denuncia um período tenso na China promovido por um programa que ceifou a vida de milhões de crianças. One Child Nation conquistou o grande prêmio do júri em Sundance ano passado e foi pré-finalista ao Oscar.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »