Magia do Natal de Garanhuns

Magia do Natal de Garanhuns

Publicado em 19/12/2018 por Revista algomais às 5:00

A maioria das cidades pernambucanas costuma ser decorada para comemorar os festejos natalinos. A cidade de Garanhuns, porém, deu alguns passos à frente com a programação da Magia do Natal. Chegando à sexta edição, além de uma sofisticada iluminação, o evento traz para a celebração desfiles de carros alegóricos, cantatas e shows nas praças e ruas da Suíça Pernambucana. O Nascimento de Jesus é o tema do festejo deste ano.

Para quem gosta de música, a Prefeitura de Garanhuns trouxe para a cidade neste ano cantores como Agnaldo Timóteo, Guilherme Arantes e o Quinteto Violado. Para os últimos finais de semana de dezembro, o Magia do Natal trará ao palco Joanna (22) e Nando Azevêdo para o Show da Virada (31). Além dessas atrações, os polos natalinos recebem nos finais de semana várias bandas, músicos, encenações e grupos da região.

“Há alguns anos essa festa era mais acanhada, apenas com a iluminação. Além da decoração, temos investido num evento mais cultural, que já se consolidou como um atrativo regional e recebe turistas até de outros Estados”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Janecélia Marins. O trabalho de decoração, mais requintado que em outros anos, conta com o envolvimento de aproximadamente 100 artesãos, que produzem milhares de peças decorativas que invadem as principais avenidas e pontos turísticos da cidade.

Ela lembra que a programação é pensada tanto para as crianças como para o público mais velho, atendendo assim todas as idades. “Há um certo resgate do Natal de antigamente, com idosos e bebês nas ruas. É muito interessante ver como as famílias aproveitam essa festa”, conta Janecélia.

Durante os dias de semana há ainda atividades referentes ao Natal nos bairros da cidade. Para as crianças há uma programação de contação de histórias nas quintas-feiras, no Relógio de Flores. As barracas e food trucks distribuídos nos principais pontos da festa são outro atrativo para os moradores e visitantes.

Independentemente do final de semana, curtir o friozinho de Garanhuns e passear pelas Praças Souto Filho (que todos conhecem apenas como a Praça Fonte Luminosa) e Tavares Correia (do Relógio de Flores) vale muito a viagem. As ruas estão cheias de famílias, casais de namorados e turistas tirando fotos dos papais noéis e flores espalhados pela cidade.

Com uma bengala na mão, a aposentada Anunciada Pereira, 76 anos, brincava com prazer com a netinha Rebeca Vitória, de 9 anos. Seja empurrando o balanço ou observando as voltas do trenzinho instalado na Praça Tavares Correia, a vovó estava numa noite de satisfação com a garota. “Reencontramos a beleza da cidade neste período de festa. Gosto muito de ter esse tempo com minha neta na praça, com tantas flores e enfeites lindos”, comenta Anunciada.

Sucesso de público, o Magia do Natal reuniu cerca de 800 mil pessoas em 2017, de acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns. A expectativa do poder público é de superar esses números neste ano.

*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »