Programação natalina e muito mais no fim de semana do recifense

Programação natalina e muito mais no fim de semana do recifense

Publicado em 14/12/2018 por Revista algomais às 17:55

Já é Natal no Recife. Visitantes e moradores da cidade podem conferir uma programação especial no Cais da Alfândega, na Avenida Rio Branco e no Parque da Macaxeira. E vai ter passeio do Olha!Recife pelos atrativos turísticos e decorações espalhadas pela cidade num BRT iluminado. Também tem programação nos museus da cidade e atividades ambientais.

Neste final de semana, tem decoração, pastoril e balé popular no Bairro do Recife. O Parque da Macaxeira também vai receber uma programação natalina. E o Olha! Recife vai promover um passeio, num ônibus BRT todo iluminado, pelos pontos decorados da cidade. Para quem quiser uma programação diferenciada, há opções diversas nos Museu Murillo La Greca, MAMAM, Galeria Janete Costa, Paço do Frevo, Museu da Cidade do Recife, Econúcleo no Parque da Jaqueira e Jardim Botânico.

O Cais da Alfândega e a Avenida Rio Branco se enchem de luz e de programação para celebrar o Ciclo Natalino, nesta sexta-feira (14), no bairro histórico, onde estão em exposição, desde o último dia 9, os 14 presépios criados pelos estudantes da rede municipal. A decoração preparada pela Prefeitura do Recife será inaugurada às 18h, no Cais da Alfândega, e a grande atração será a árvore de natal com 14 metros de altura. No mesmo horário, no palco montado no Cais da Alfândega, terá início o projeto Louvores in Concert, que reúne Almir Rouche e as crianças da Orquestra do Movimento Pró-Criança, sob a regência do maestro Crisóstomo Santos, com participação especial do Instituto Passo de Anjo. No sábado (15) e no domingo (16) a festa se transfere para a Avenida Rio Branco, confira a programação completa aqui: http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/13/12/2018/decoracao-e-programacao-de-natal-tomam-conta-do-recife-antigo.

Já no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, haverá uma programação especial, neste sábado, também para celebrar o Ciclo Natalino. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove uma série de atividades gratuitas, para todas as idades. Das 8h às 19h, em parceria com a ONG ATOS, serão realizadas apresentações musicais e de dança, de grupos artísticos de entidades das redondezas do parque. No local, haverá também pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis.

Em clima de fim de ano, os participantes do Olha! Recife serão levados para atrativos turísticos e decorações espalhadas pela cidade num BRT iluminado. O percurso passa pelo Marco Zero, Praça da República, Conde da Boa Vista, Estrada do Arraial, Avenida 17 de Agosto, Avenida Rui Barbosa, entre outros pontos tradicionalmente procurados nesta época do ano. Especificamente neste sábado, os participantes serão levados também ao Parque da Macaxeira, já que o local receberá uma programação especial de Natal. O ônibus tem saída marcada para as 17h30, no sábado, e 18h, no domingo, do Cais da Alfândega. A ação é uma parceria com a empresa MobiBrasil. Serão duas oportunidades para este passeio neste fim de semana, que também volta a acontecer no dia 19 de dezembro.

No sábado, quem não curte tanto o Natal vai ter a opção de fazer um passeio até a Cachaçaria Carvalheira, na Zona Sul. Os participantes vão conhecer a história da empresa, o processo de envelhecimento e envase da bebida e ainda fazer degustações. Mas o tour não acaba por aí. O ônibus irá até o Museu da Cidade do Recife, que está com uma exposição que conta a história do Forte das Cinco Pontas. A saída para este passeio será às 14h, em frente à Praça do Arsenal. Todos os passeios são gratuitos, mas os interessados devem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, sempre nas sextas-feiras que antecedem os roteiros.

Já o Museu Murillo La Greca terá sua programação embalada pelo blues no próximo sábado. O equipamento, gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, estreia, com o auxílio luxuoso da Uptown Blues Band, pioneira da cena de blues no Nordeste, o projeto La Greca Música. O museu estará aberto a partir das 15h com a venda de bebidas e comidas no Food Park. Às 16h30, haverá um show de abertura com a Handmade Blues, de blues acústico; já a apresentação da Uptown Blues Band terá início às 18h. A entrada é gratuita. Para saber mais: (81) 3355-3129.

Para os cinéfilos de plantão, é bom lembrar que o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães é um dos espaços que recebe 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Nesta sexta, a partir das 18h30, será exibido o documentário Henfil, dirigido por Ângela Zoé. Além disso, o museu está recebendo duas exposições: até 15 de janeiro, a designer e figurinista pernambucana Carol Monteiro expõe seu “Coração de Pedra”, revelando uma rica zona de intersecção entre arte e moda, numa produção inspirada na paisagem dos sertões nordestinos. Improvável convite à sensação de naufrágio, a exposição “Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto”, da paraibana radicada em Pernambuco Alice Vinagre, permanece na terra firme no MAMAM até 24 de fevereiro. As exposições são gratuitas e abertas ao público informações e agendamentos: (81) 3355-6871.

E o multifacetado Jota Zer0ff assina a exposição Transistor na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu. Gratuita e aberta ao público, a mostra conta com 24 obras. A maioria são pinturas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre aos indefectíveis lápis e papel. Para mais detalhes (81) 3355-9825 ou galeriajanetecosta@gmail.com.

O Paço do Frevo, espaço de salvaguarda do ritmo mais representativo da cidade, estará aberto durante todo final de semana. Das 13h às 17h, o público pode conferir a história da música. Confira: www.pacodofrevo.org.br ou ligue (81) 3355-9500 para mais informações.

Quem comparecer ao Museu da Cidade do Recife neste final de semana verá a exposição Cinco Pontas, com pinturas e documentos que passeiam por várias épocas e contam o papel da edificação em momentos históricos marcantes da capital pernambucana. No sábado, crianças e adultos poderão participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. Saiba mais: (81) 3355-9540.

MEIO AMBIENTE – Os visitantes que comparecerem ao Econúcleo no Parque da Jaqueira neste sábado poderão conferir uma trilha super especial que fará alusão ao paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx. A atividade, com início às 15h, pretende apresentar a história do artista e a importância das suas obras para a cidade. A prática começa com uma caminhada ecológica que se encerra no Jardim de Burle Marx localizado no Parque da Jaqueira. Além da caminhada cultural, a programação no equipamento contempla sessão de meditação com o grupo Sahaja Yoga, oficina de caqueiras, histórias cantaroladas, entre outras atividades que começam às 9h.

Para aqueles que querem aproveitar o domingo em meio ao clima da Mata Atlântica, a pedida é visitar o Jardim Botânico. Vai rolar uma caminhada ecológica, com início às 13h30, que proporcionará ao participante a experiência de conhecer os jardins temáticos do espaço, aproveitando de maneira tranquila e educativa o meio natural. O público poderá visitar os jardins de cactos e o sensorial que possibilitará o contato com várias texturas, odores e sabores. A trilha se encerra com uma visita ao orquidário do JBR que abriga um acervo científico com mais de 250 espécies de orquídeas catalogadas e registradas.

Ao longo do dia, o visitante ainda poderá conferir a oficina de arte, sarau ambiental, vivências musicais, além de desfrutar das belezas naturais do local. Todas as atividades são gratuitas e para participar basta chegar um pouco antes das práticas.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »
  • Ricardo C Montenegro

    Parabéns, pela matéria, mas apenas pra ficar mais definida a linha do tempo: Sebrae e Senai estão em Caruaru há mais de vinte anos, a partir do ano 2001 a cidade viveu um boom de cursos superiores, o Armazém da Criatividade foi instalado há mais de cinco anos, além do mais o país de Caruaru sempre recebeu “estrangeiros”, como dizia um grande empresário da cidade Dr. Galvão, da Livraria Estudantil “Caruaru é uma terra de forasteiros” no sentido que Caruaru sempre acolheu quem vinha empreender por aqui.