Reserva do Paiva promove dia dedicado às tartarugas marinhas

Reserva do Paiva promove dia dedicado às tartarugas marinhas

Publicado em 14/01/2019 por Revista algomais às 14:28

A fim de preparar os moradores e frequentadores da praia para uma convivência harmoniosa com a natureza e o respeito aos animais, a Associação Geral da Reserva do Paiva realiza no próximo dia 19 de janeiro, uma ação dedicada à preservação das Tartarugas Marinhas, com uma visita guiada a um ninho isolado. A atividade tem como objetivo difundir o trabalho realizado pela AGRP e transformar as crianças em agentes multiplicadores da preservação das espécies, que atualmente estão ameaçadas de extinção. Além da visita, as crianças aprendem a identificar um ninho, participam de brincadeiras lúdicas sobre o tema e conhecem a história da tartaruga Paivinha e sua saga até a desova. A ação está prevista para iniciar às 08h, na Sede da Associação Geral da Reserva do Paiva, localizada no Parque do Paiva.

Neste verão, a orla da Reserva do Paiva foi escolhida, mais uma vez, como ponto de desova de tartarugas marinhas. Só no ano passado, as areias do bairro receberam 19 ninhos, que resultaram em uma média de 60 a 80 filhotinhos de tartarugas por ninho. Desde então, a equipe da AGRP vem realizando o monitoramento e a proteção desses. No nascimento, um filhote ajuda o outro, utilizando-se de movimentos sincronizados que auxiliam na retirada da areia até alcançarem a superfície da praia. Todos saem assim do ninho ao mesmo tempo, diminuindo o risco de predação individual.

Em 2015, a AGRP iniciou o trabalho de preservação das tartarugas marinhas e de acompanhamento à desova, com monitoramento de oito quilômetros de praia, das imediações do Parque do Paiva até a Ilha do Amor. Periodicamente, a equipe de limpeza da praia, treinada para identificar os pontos de desova, observa os rastros e a “cama” que elas preparam para a postura de ovos e, após o ninho ser localizado, realizam o isolamento da área.

A Associação Geral é responsável pela gestão do bairro planejado Reserva do Paiva e cuida da sua preservação ambiental, além de garantir o bem estar dos moradores e visitantes. Entre suas atribuições está: cuidar do patrimônio, da segurança, da limpeza e conservação do bairro, da sustentabilidade e da gestão da orla. A extensão da localidade abrange 8,5 km de praia, além de rio, área de mangue e de mata.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »