Na fase nacional, Comida Di Buteco vai eleger o melhor buteco do Brasil

Na fase nacional, Comida Di Buteco vai eleger o melhor buteco do Brasil

Publicado em 20/06/2019 por Revista algomais às 5:15
A Feijoada do Mano começou num sonho empreendedor em uma barraquinha e agora compete pelo título nacional

Para alegria dos fãs da culinária de raiz, o concurso Comida di Buteco 2019 segue rolando e fazendo história, agora em etapa nacional, para eleger o melhor buteco do Brasil. Agora entram na disputa apenas os vencedores das 21 cidades pelo Brasil, e a mecânica da etapa segue semelhante, baseada na visita de 3 jurados, um local e dois de diferentes estados e que também não participaram das regionais. Eles continuam avaliando os mesmos critérios: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Segundo o proprietário Ronaldo, o seu bar é a sua primeira casa, pois se dedica tanto que passa mais tempo nele do que em sua residência. A Feijoada do Mano começou como uma barraquinha na rua, vendendo o seu carro chefe: a famosa feijoada. O cozinheiro que sempre sonhou em empreender passou 3 anos com a barraca até se estabelecer em um ponto fixo. Com o crescimento, teve que mudar para ter mais espaço e atender melhor os clientes. Hoje com 16 anos já emprega 7 pessoas em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. Esse momento foi coroado com o título regional de melhor buteco com o petisco “Camarão na cama de repolho”, com o camarão servido com o repolho refogado no azeite acompanhado de flor cebola empanada. Ronaldo chega com muito gás para a etapa nacional do concurso.

O título nacional só existe há quatro anos, desde a inclusão dessa fase do concurso em 2016. Em 2018, o campeão nacional foi o Buteco Vô Joaquim, de Campinas, que apresentou o petisco “Mineirice Uai”, feito com carne de lata com tutu, couve à mineira e manteiga de garrafa.

As visitas dos jurados do concurso nacional acontecem de 07/6 a 23/6, a premiação vai acontecer no dia 15 de julho, no Museu Casa Brasileira na cidade de São Paulo, revelando o melhor buteco do Brasil.

Feijoada do Mano – Recife
Camarão na cama de repolho
Avenida José da Câmara Vieira, 85 – Prazeres Vila Sotave – Jaboatão dos Guararapes

(81) 98731-6705

SOBRE O COMIDA DI BUTECO

Transformação de vidas através da cozinha de raiz – O buteco extensão de sua casa

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas um MOVIMENTO que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil. Em 2019 o concurso engajou quase 8 milhões de pessoas visitando os butecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor:

800 mil votos
7 mil empregos gerados
Movimentou R$ 260 milhões, incluindo: faturamento e compra de insumos dos butecos participantes e mídia espontânea registrada.
30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais
Resultados acumulados dos 20 anos do concurso:

21 cidades de norte a sul do país
5.763 mil butecos
5.668.000 milhões de votos
4.084.000 milhões de petiscos vendidos
48.796 mil empregos gerados
88 milhões de pessoas impactadas
680.892 milhões em mídia espontânea

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »