Espetáculo online “Estesia 1pra1” terá nova temporada a partir de sábado

Espetáculo online “Estesia 1pra1” terá nova temporada a partir de sábado

Publicado em 31/07/2020 por Algomais às 5:10

O espetáculo online Estesia 1pra1, uma experiência individual idealizada para transpor ao ambiente virtual as trocas proporcionadas pelos shows imersivos do grupo, chega à terceira temporada neste sábado, com uma sequência de oito dias seguidos. Nas duas primeiras temporadas, o Estesia 1pra1 atingiu pessoas de 29 cidades brasileiras e outras de 10 de países como Estados Unidos, Uruguai e Alemanha. As sessões serão realizadas de 1º a 8 de agosto e podem ser agendadas pelo Instagram @estesiaestesia ou pelo WhatsApp, por R$ 25.

Conhecido por questionar os formatos tradicionais de apresentações musicais, o grupo formado por Carlos Filho, Cleison Ramos, Miguel Mendes e Tom BC reconfigura espaços, linguagens e sentimentos nas apresentações desde 2016 em shows interativos e imersivos. Agora, adentra as casas com um roteiro pensado para explorar os sentidos.

O “Estesia 1pra1” é um convite para adentrar o processo criativo do quarteto. Através de ligações, mensagens e áudios de WhatsApp, fotos, resgate de e-mail e conversas antigas, eles compartilham com o público memórias sonoras e até inseguranças do grupo. “A gente estava bem reticente com relação às lives, porque nossos shows sempre foram muito imersivos. Neste experimento, a gente parte do particular para sensações universais – de medo, insegurança, a dúvida de lançar ou não, de ter concluído ou não – pelas quais todos passam na vida”, conta Tomás Brandão.

Se, nos espetáculos, o Estesia é marcado por uma proximidade entre músicos, performers, convidados e o público, no “Estesia 1pra1” a conexão é alicerçada em recursos tecnológicos que criam no espectador a sensação de estar em outros lugares, imerso em diferentes ambientes, e, por outro lado, próximo de quem conduz a experiência. Criar pontes para que o público ocupe outros espaços, inclusive de recriadores da própria obra de arte vivida, é o grande fio condutor do roteiro.

Para o espetáculo, o Estesia estruturou um roteiro musical e cênico. A cada ato, usará um diferente meio de comunicação, como ligações telefônicas, áudios de WhatsApp, músicas em plataformas de streaming, videochamadas, e-mails, redes sociais e fotos, entre outros. “Queremos deslocar a experiência artística das limitações dos meios de comunicação específicos e focar na experiência subjetiva dos envolvidos”, diz Miguel Mendes.

O objetivo do formato é criar um contato possível no teatro e irreprodutível nas lives de música habituais. A ideia é se apropriar de redes de comunicação massivas para criar conexões e laços humanos momentâneos mais próximos, uma experiência de “um pra um” que proporcione uma experiência artística particular e individual para cada espectador. Os próprios integrantes do Estesia conduzirão a experiência individual, tentando traçar uma narrativa significativa e que passe pela experiência individual.

A tecnologia, por um lado acusada por gerar distanciamento em relações interpessoais, se torna uma grande aliada no “Estesia 1pra1”, projeto inspirado por “Tudo que Coube numa VHS: Experimento sensorial em confinamento”, do grupo de teatro conterrâneo Magiluth, parceiro que já participou como convidado de temporadas do Estesia. As cenas exploram ferramentas modernas que criam sensações de espacialidade, como o som binaural, que combina o estímulo visual com o auditivo e propicia um nível de imersão maior na cena, além de vídeos imersivos em 360º inéditos do espetáculo presencial.

As tecnologias de imersão são a marca das apresentações presenciais do Estesia. Carlos, Cleison, Miguel e Tom unem luz e som desde a fundação. Através da experiência individual, o grupo propõe uma reinvenção da forma de viver – e participar de – um show de música não presencial, com conteúdos exclusivos desenhados para o confinamento.

SERVIÇO
“Estesia 1pra1”

Quando: De 1º a 8 de agosto, pela internet

Quanto: R$ 25

Informações e agendamentos: www.instagram.com/estesiestesia e pelo WhatsApp (81) 99473-5552

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »