5 livros para conhecer mais sobre gestão de empresas familiares

5 livros para conhecer mais sobre gestão de empresas familiares

Publicado em 27/09/2017 por Revista algomais às 16:40
Montagem

Mais da metade das pequenas empresas brasileiras possui gestão familiar. De acordo com o Sebrae, 52% dos micro e pequenos negócios têm parentes como sócios ou empregados. Se gerenciar bem a organização é um desafio para qualquer tempo, em dias de crise essa necessidade é mais acentuada. Criamos uma listinha com 5 livros de referência que podem ajudar na formação dos empresários familiares. Confira!

livro2

 

Governança na empresa Familiar – Implementação e prática: de Werner Bonholdt, o livro foi editado pela Editora Bookman. O livro se propõe a mostrar um norte organizador para que seja possível a manutenção do trabalho empresarial-societário-familiar. Para que os sonhos dos empreendedores juntem-se aos sonhos dos herdeiros e para que a plenitude da vida atinja a capacidade de integrar o trabalho, o amor e o dinheiro.

 

A Empresa Familiar_João Bosco Lodi

 

A Empresa Familiar: de autoria de João Bosco Lodi. O autor é formado em Filosofia pela Universidade de Roma e Universidade de São Paulo (USP), com pós- graduação em Administração de Empresas pela FGV e atua como consultor nas áreas de organização e reestruturação de Grupos Empresariais.

 

 

Empresas Familiares Brasileiras Perfil e Perspectivas

 

Empresas Familiares Brasileiras – Perfil e perspectivas: Escrito por especialistas em diversos campos da gestão, a publicação faz uma análise da organização empresa familiar e acerca da sua definição. O livro apresenta caminhos sobre a gestão e associação, apontando para novas dinâmicas e as possibilidades de inserção de empresas familiares no cenário globalizado.

 

 

Empresa-Familiar-competitiva

Empresa familiar competitiva – um desafio da gestão: Cármen Cardoso, Francisco Carneiro da Cunha e Tereza Ribeiro. A publicação busca responder algumas questões básicas — como reforçar as competências, profissionalizar o gerenciamento preservando o espaço dos familiares, superar as dificuldades e tornar as empresas familiares mais competitivas? O livro cita e aprofunda três aspectos fundamentais para que a família tenha aproveitado ao máximo seu potencial positivo: buscar conhecer e compreender os dinamismos complexos envolvidos; aprender a enfrentar a dimensão imaginária, afetiva e emocional das relações como parte de uma realidade administrável, mesmo que nem sempre racional; assumir a profissionalização como alternativa irrecusável, indo às suas últimas consequências.

 

viva a empresa familiar

 

“Viva a Empresa Familiar!” Antonio Carlos Vidigal mostra como uma empresa pode ser bem sucedida no Brasil sem  precisar que entregar o comando a pessoas de fora do contexto familiar. O autor apresenta cases brasileiros e faz um panorama das empresas familiares em outros países.

 

 

Na próxima semana indicaremos alguns livros sobre a sucessão de empresas familiares.


EVENTO

“Empresa Familiar robusta e longeva. O que fazer para reforçar a competitividade da empresa familiar ao longo do tempo”. Esse será o tema do evento promovido pela TGI no dia 20 de outubro. Inscrições abertas em: www.tgi.com.br/eventoempresafamiliar

empresa-familiar-2

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »