5 ruas que sumiram do Centro do Recife

As transformações urbanas na cidade do Recife, buscando o sonhado progresso da capital pernambucana, fizeram sumir do mapa uma série de ruas em meados do século XX. Coletamos algumas imagens de ruas que só os moradores do Recife mais idosos irão lembrar. As ruas abaixo foram destruídas (por inteiro ou parcialmente) para abertura da Avenida Dantas Barreto. As fotografias fazem parte do Acervo da Fundação Joaquim Nabuco e foram disponibilizadas pela Villa Digital.

1.Rua do Cabugá

2. Rua das Florentinas

rua das florentinas

3. Rua das Trincheiras

rua das trincheiras

4. Rua das Laranjeiras

rua das laranjeiras

5. Rua Estreita do Rosário (um trecho da rua foi destruído)

rua estreita do rosario

De acordo com o historiador Luís Domingues Nascimento, no artigo “Intervenções urbanas na cidade do Recife: uma igreja no meio do caminho de uma avenida” (2015), o período de intervenções mais marcantes na área central do Recife ocorreu entre os anos de 1971 e 1973, a partir da abertura, o prolongamento e o alargamento da Av. Dantas Barreto no trecho entre o pátio da Igreja N. S. do Carmo e a Praça Sérgio Loreto. “A justificada para a obra era a necessidade de buscar uma solução capaz de enfrentar o cenário caótico do tráfego de veículos na parte central da cidade e possibilitar uma ligação direta e fluente entre o centro e a zona sul da cidade. A execução dessa obra implicou na demolição do casario de feições coloniais e da Igreja do Bom Jesus dos Martírios, construída entre 1791 e 1796”.

No contexto dessas demolições, ele menciona que foram suprimidas na paisagem do bairro de São José, nesse período, “6 quadras, centenas de imóveis (casas, sobrados, pardieiros, prédios), várias ruas (Águas Verdes, Hortas, Augusta, Alecrim, Dias Cardoso, Santa Teresa, Trincheiras, Laranjeiras), o Pátio do Carmo e a Igreja do Bom Jesus dos Martírios”.

*por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon