6 dicas para começar a cumprir as promessas feitas no final do ano

6 dicas para começar a cumprir as promessas feitas no final do ano

Publicado em 13/01/2021 por Revista algomais às 5:00

É muito comum que, ao terminar um ano, as pessoas entrem num estado de euforia e de reavaliação, o que quase sempre culmina na definição das famosas promessas para o novo ano, como: guardar mais dinheiro, perder uns quilinhos, sair do sedentarismo, ler alguns livros, mudar de emprego, ser menos consumista… A lista pode ser tão grande quanto todos os desejos que nunca foram realizados, o que, para muitos, só aumenta a cada ano.

No entanto, pesquisas mostram que poucas pessoas conseguem realizar suas promessas de fim de ano. Muito disso se explica porque elas fantasiam e querem radicalizar metas irrealistas”. O que pode então ser feito para mudar essa realidade e construir o cenário desejado?

A especialista em gestão, produtividade e hipnoterapeuta Lu Bazante diz que normalmente isso costuma ocorrer por dois motivos: as pessoas encontram dificuldade em tirar os planos do campo da ideia ou até começam, mas desistem ao longo do caminho. Entre as dicas para virar esse jogo, ela descada os seguintes:

1. Defina objetivos claros e atingíveis
No lugar de dizer que vai perder peso, o que soa muito vago, defina: vou perder 1kg por mês. É algo atingível, claro, e fácil de ser monitorado.
2. Crie gatilhos para si mesmo
Facilite a execução dos hábitos que vier a definir ou dificulte a repetição de velhos hábitos.
3. Diminua a sua lista!
Uma das funções do seu cérebro e trabalhar para fazer você poupar energia, então se você criar uma lista gigante, vai enviar um comando para a sua mente de que aquilo é difícil de ser executado. Escreva todas as suas resoluções em um papel e mantenha apenas aquelas que, entre todas, são as mais relevantes para a sua vida.
4. Olhe para dentro de si!
Às vezes, simplesmente a meta que você definiu não é o que de fato vai fazer diferença em sua vida ou o melhor pra você ou, até, esconde a causa real de você desejar aquilo. Invista em processos de autoconhecimento! As softskills estão na moda e você pode usar esse tipo de processo para entender porque deseja tanto certas metas.
5. Não seja pessimista!
Na primeira escorregada, às vezes a pessoa já tem vontade de desistir. Entenda que construir um novo hábito ou abandonar um antigo requer não apenas motivação, mas disciplina. Apenas não pare.
6. Concentre-se no que quer conquistar e não no sacrifício
Pare de pensar no que está sacrificando e comece a pensar no que você vai conquistar em tornar realidade aquela resolução!

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »